A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática: organização do trabalho pedagógico CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática: organização do trabalho pedagógico CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Didática: organização do trabalho pedagógico CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Piaget, Vygotsky e Wallon

3 Tanto Piaget quanto Vygotsky percebiam, claramente, a necessidade de superar certas correntes epistemológicas radicais, que repousavam sobre a concepção mecanicista da aprendizagem. Piaget tinha formação em Biologia e defendia a tese de que a construção da aprendizagem é eminentemente epistemológica, livre das influências filosóficas ou ideológicas, portanto sua teoria não é considerada psicológica. O objetivo central de sua teoria é elucidar a atividade científica a partir da epistemologia, ou seja, sua intenção era de explicar como o conhecimento é produzido a partir do conhecimento científico.

4 Piaget acredita que os processos de aprendizagem não se dão por mera associação de estímulos e respostas ou de acumulação de conhecimentos, mas por mudanças qualitativas nas estruturas e esquemas existentes dentro da complexidade crescente do ser humano.

5 Estágios, segundo Piaget são: Sensório- motor (até 2 anos de idade) – anterior à linguagem Pré- operatório (dos 2 aos 6 anos de idade) – pensamento indutivo, racionando a partir da intuição e não de uma lógica semelhante à do adulto. Operatório- concreto (dos 7 aos 12 anos de idade) – criança torna- se capaz de efetuar operações mentalmente, lembrando o todo, enquanto divide partes. Operações formais (a partir de 12 anos de idade) – capacidade de pensar sobre idéias abstratas. Maturidade intelectual (aproximadamente aos 15 anos de idade).

6 VYGOTSKY Linguagem ZDP ZDR sociointeracionismo

7 Wallon: a aprendizagem cognitiva Na perspectiva genética de Henri Wallon, inteligência e afetividade estão integradas tanto que a evolução da afetividade depende das construções realizadas no plano da inteligência, assim como a evolução da inteligência depende das construções afetivas. No entanto, o autor admite que, ao longo do desenvolvimento humano, existem fases em que predominam o afetivo e fases em que predominam a inteligência.

8 A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo- se em um ser sócio- cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência. HERANÇA EMOCIONAL


Carregar ppt "Didática: organização do trabalho pedagógico CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google