A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo

3 INTELIGÊNCIA DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: FUNÇÃO VITAL BÁSICA QUE AJUDA O ORGANISMO A ADAPTAR-SE AO SEU AMBIENTE. SEGUNDO PIAGET É UMA FORMA DE ADAPTAÇÃO PARA QUAL TODAS AS ESTRUTURAS COGNITIVAS TENDEM. FUNÇÃO VITAL BÁSICA QUE AJUDA O ORGANISMO A ADAPTAR-SE AO SEU AMBIENTE. SEGUNDO PIAGET É UMA FORMA DE ADAPTAÇÃO PARA QUAL TODAS AS ESTRUTURAS COGNITIVAS TENDEM. PARA PIAGET TODA ATIVIDADE INTELECTUAL SE DÁ COM O OBJETIVO DE PRODUZIR UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA E HARMONIOSA ENTRE OS PROCESSOS DE PENSAMENTO DO INDIVÍDUO E O AMBIENTE. PARA PIAGET TODA ATIVIDADE INTELECTUAL SE DÁ COM O OBJETIVO DE PRODUZIR UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA E HARMONIOSA ENTRE OS PROCESSOS DE PENSAMENTO DO INDIVÍDUO E O AMBIENTE. VISÃO INTERACIONISTA: AÇÃO ENTRE OS ESQUEMAS MENTAIS INTERNOS E O AMBIENTE EXTERNO. VISÃO INTERACIONISTA: AÇÃO ENTRE OS ESQUEMAS MENTAIS INTERNOS E O AMBIENTE EXTERNO.

4 ESQUEMAS COGNITIVOS ESTRUTURAS MENTAIS QUE O INDIVÍDUO CRIA PARA REPRESENTAR E INTERPRETAR AS EXPERIÊNCIAS- SÃO AS ESTRATÉGIAS OU CONCEITOS. ESTRUTURAS MENTAIS QUE O INDIVÍDUO CRIA PARA REPRESENTAR E INTERPRETAR AS EXPERIÊNCIAS- SÃO AS ESTRATÉGIAS OU CONCEITOS. PIAGET DEFINIU TRÊS TIPOS DE ESQUEMAS: COMPORTAMENTAIS (SENSÓRIO- MOTOR), ESQUEMAS SIMBÓLICOS E OPERACIONAIS. PIAGET DEFINIU TRÊS TIPOS DE ESQUEMAS: COMPORTAMENTAIS (SENSÓRIO- MOTOR), ESQUEMAS SIMBÓLICOS E OPERACIONAIS.

5 ESQUEMAS COMPORTAMENTAIS: ESQUEMAS COMPORTAMENTAIS: DURANTE OS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA- CONHECIMENTO DOS OBJETOS LIMITADO AO QUE PODE SER REPRESENTADO POR MEIO DE AÇÕES. DURANTE OS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA- CONHECIMENTO DOS OBJETOS LIMITADO AO QUE PODE SER REPRESENTADO POR MEIO DE AÇÕES. ESQUEMAS SIMBÓLICOS: A PARTIR DOS DOIS ANOS A CRIANÇA JÁ SE TORNA CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS SOBRE OBJETOS E EVENTOS SEM TER ATUADO SOBRE ELES(REPRESENTAR EXPERIÊNCIAS MENTALMENTE(SÍMBOLOS MENTAIS (EX: CERCADINHO) ESQUEMAS SIMBÓLICOS: A PARTIR DOS DOIS ANOS A CRIANÇA JÁ SE TORNA CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS SOBRE OBJETOS E EVENTOS SEM TER ATUADO SOBRE ELES(REPRESENTAR EXPERIÊNCIAS MENTALMENTE(SÍMBOLOS MENTAIS (EX: CERCADINHO) ESQUEMAS OPERACIONAIS: A PARTIR DOS 7 ANOS: ATIVIDADE MENTAL INTERNA REALIZADA PARA CHEGAR A UMA CONCLUSÃO LÓGICA. ESQUEMAS OPERACIONAIS: A PARTIR DOS 7 ANOS: ATIVIDADE MENTAL INTERNA REALIZADA PARA CHEGAR A UMA CONCLUSÃO LÓGICA.

6 AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO PIAGET ORGANIZAÇÃO: TENDÊNCIA INATA PARA COMBINAR E INTEGRAR ESQUEMAS DISPONÍVEIS EM SISTEMAS COERENTES OU CORPOS DE CONHECIMENTO: a criança combinam os esquemas já existentes a estruturas novas e mais complexas. ORGANIZAÇÃO: TENDÊNCIA INATA PARA COMBINAR E INTEGRAR ESQUEMAS DISPONÍVEIS EM SISTEMAS COERENTES OU CORPOS DE CONHECIMENTO: a criança combinam os esquemas já existentes a estruturas novas e mais complexas. ADAPTAÇÃO: TENDÊNCIA INATA PARA AJUSTAR-SE AS DEMANDAS DO AMBIENTE. ADAPTAÇÃO: TENDÊNCIA INATA PARA AJUSTAR-SE AS DEMANDAS DO AMBIENTE.

7 ASSIMILAÇÃO- diz respeito ao processo pelo qual as crianças tentam interpretar novas experiências baseando-se nos seus esquemas já existentes. ASSIMILAÇÃO- diz respeito ao processo pelo qual as crianças tentam interpretar novas experiências baseando-se nos seus esquemas já existentes. ACOMODAÇÃO- A partir da assimilação das novas experiências há uma modificação das estruturas já existentes. ACOMODAÇÃO- A partir da assimilação das novas experiências há uma modificação das estruturas já existentes. PROCESSOS COMPLEMENTARES DA ACOMODAÇÃO PROCESSOS COMPLEMENTARES DA ACOMODAÇÃO

8 Assimilação e acomodação têm por função promover um maior crescimento cognitivo. Assimilação e acomodação têm por função promover um maior crescimento cognitivo.

9 A PERSPECTIVA SÓCIO- CULTURAL DE VYGOTSKY Segundo Vygotsky há quatro perspectivas que se inter- relacionam no processo de desenvolvimento: Segundo Vygotsky há quatro perspectivas que se inter- relacionam no processo de desenvolvimento: Desenvolvimento ontogenético – desenvolvimento durante toda a vida do sujeito Desenvolvimento ontogenético – desenvolvimento durante toda a vida do sujeito Desenvolvimento microgenético – são mudanças que ocorrem em períodos relativamente curtos (semanas ou mesmo minutos) Desenvolvimento microgenético – são mudanças que ocorrem em períodos relativamente curtos (semanas ou mesmo minutos) Desenvolvimento filogenético – as mudanças ocorridas durante todo um período evolutivo (milhares ou milhões de anos) Desenvolvimento filogenético – as mudanças ocorridas durante todo um período evolutivo (milhares ou milhões de anos) Desenvolvimento sócio-histórico – diz respeito às mudanças relacionadas à cultura, aos valores, tecnologias. Desenvolvimento sócio-histórico – diz respeito às mudanças relacionadas à cultura, aos valores, tecnologias.

10 Segundo Vygotsky a cognição humana é herdada sócioculturalmente, sendo afetada por crenças, valores, passadas ao indivíduo por meio da cultura. Segundo Vygotsky a cognição humana é herdada sócioculturalmente, sendo afetada por crenças, valores, passadas ao indivíduo por meio da cultura. PARA VYGOTSKY, ASSIM COMO PARA PIAGET, A CRIANÇA É UM EXPLORADOR ATIVO, ENRETANTO, AO CONTRÁRIO DAQUELE, VYGOTSKY DEFENDE A IDÉIA DE QUE O PROCESSO DE EXPLORAÇÃO DA CRIANÇA NÃO SE DÁ SOLITARIAMENTE, MAS EM COOPERAÇÃO COM TUTOR MAIS EXPERIENTE. PARA VYGOTSKY, ASSIM COMO PARA PIAGET, A CRIANÇA É UM EXPLORADOR ATIVO, ENRETANTO, AO CONTRÁRIO DAQUELE, VYGOTSKY DEFENDE A IDÉIA DE QUE O PROCESSO DE EXPLORAÇÃO DA CRIANÇA NÃO SE DÁ SOLITARIAMENTE, MAS EM COOPERAÇÃO COM TUTOR MAIS EXPERIENTE.

11 Zona de desenvolvimento proximal Este termo refere-se a uma variedade de situações(tarefas), as quais possuem um grau de complexidade quando realizadas por um sujeito isolado, podendo, contudo serem realizadas com sucesso se orientadas ou encorajadas por um pacero mais experiente ou hablidoso Este termo refere-se a uma variedade de situações(tarefas), as quais possuem um grau de complexidade quando realizadas por um sujeito isolado, podendo, contudo serem realizadas com sucesso se orientadas ou encorajadas por um pacero mais experiente ou hablidoso EX: garoto de 4 anos que tenta montar quebra cabeça. (auxilio do pai) EX: garoto de 4 anos que tenta montar quebra cabeça. (auxilio do pai) OBS: TANTO O ADULTO, QUANTO A CRIANÇA DETERMINAM O GRAU DE ATUAÇÃO INDEPENDENTE DESTA ÚLTIMA OBS: TANTO O ADULTO, QUANTO A CRIANÇA DETERMINAM O GRAU DE ATUAÇÃO INDEPENDENTE DESTA ÚLTIMA SCAFFOLDING= FORMAÇÃO GRADATIVA DO SUJEITO: O INDIVIDUO MAIS EXPERIENTE PROCUAR ADEQUAR-SE À EXPERIÊNCIA DO MENOS HABILIDOSO DE FORMA QUE AOS POUCOS O OUTRO VAI ATINGINDO O MESMO NÍVEL (GRADATIVAMENTE) SCAFFOLDING= FORMAÇÃO GRADATIVA DO SUJEITO: O INDIVIDUO MAIS EXPERIENTE PROCUAR ADEQUAR-SE À EXPERIÊNCIA DO MENOS HABILIDOSO DE FORMA QUE AOS POUCOS O OUTRO VAI ATINGINDO O MESMO NÍVEL (GRADATIVAMENTE)


Carregar ppt "Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google