A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias do Desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias do Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias do Desenvolvimento
Desenvolvimento: conjunto de transformações/modificações do ser humano ao longo de toda a sua vida. Estruturais Comportamentais Estas modificações podem ser: O desenvolvimento do ser humano é ininterrupto e gradativo, obedecendo a uma certa ordem e regularidade.

2 Isto significa que: O processo se processa por etapas (fases/estágios); As etapas do desenvolvimento seguem uma sequência; Essa sequência é invariável (o individuo não pode “saltar” etapas, embora possa passar por certas etapas mais depressa, ou mais devagar que os outros); O processo de desenvolvimento ocorre ao longo de toda a vida do indivíduo.

3 Desde a concepção até à maturidade há um paralelo no desenvolvimento do organismo, do cérebro e do comportamento. ISTO É: As capacidades mentais e comportamentais só surgem com base na maturação do sistema nervoso (em que inclui o cérebro) e de todo o organismo. EX: Uma criança só começa a andar quando as suas pernas têm uma maturação óssea e muscular adequada à marcha, mas o seu sistema nervoso e ouvido interno têm de ser capazes de manter e regular o equilíbrio corporal e motor. As aquisições necessárias à transição de um estádio de desenvolvimento para outro não são feitas instantaneamente, ocorrem ao longo do tempo. O Individuo é uma unidade BIOPSICOSSOCIAL

4 Devido à continuidade do desenvolvimento é que uma fase da vida influência as outras fases posteriores. Isto significa que: O que ocorre em cada fase do desenvolvimento, influencia as outras. Um trauma na infância pode levar a que um adulto exiba determinados comportamentos resultantes desse trauma. A não aquisição de competências das fases do desenvolvimento que lhes são propícias pode comprometer seriamente as fases seguintes (como no caso do menino selvagem).

5 A velocidade e a intensidade do processo de desenvolvimento não são as mesmas ao longo de todo o processo. O Processo de desenvolvimento é rápido na primeira infância, depois lento, torna-se rápido outra vez durante o surto de crescimento pré-pubertário, lento na adolescência e tem um nivelamento final aos 18 e 19 anos até aos 20 e pouco.

6 O desenvolvimento é o processo pelo qual o ser humano se forma enquanto ser , desde o momento da concepção, até à sua morte. Este processo dá-se como uma interacção constante entre o indivíduo (as suas estruturas biológicas e mentais) e o meio em que se encontra inserido.

7 “ A criança é o pai do Homem”
Teoria Psicanalítica “ A criança é o pai do Homem” Freud Sigmund Freud apresenta a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico/mente. 1900: “A interpretação dos Sonhos” Freud apresenta a 1ª concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Afirma a existência de três instâncias: Inconsciente Pré-consciente Consciente

8 Teoria Psicanalítica Freud foi o primeiro a atribuir aos primeiros anos de vida uma importância fulcral na estruturação da personalidade. Afirmou a existência de uma sexualidade infantil, que envolve todo o corpo, é pré-genital, e está orientada para a sobrevivência e satisfação de necessidades da criança.

9 Teoria Psicanalítica Algumas questões importantes:
a sexualidade infantil foi a base da compreensão, para Freud, de comportamentos na infância e na vida adulta, portanto trata-se de uma verdadeira teoria, um conjunto de idéias a serem utilizadas para a compreensão do ser humano e sua terapêutica, e não de um tratado sobre o comportamento sexual das crianças ou o tratamento das mesmas" (Rocha, 2006: 27).

10 A teoria da maturação de Gesell
Gesell vê a maturação seguindo um cronograma herdado em que as habilidades e capacidades emergem numa sequência pré-definida. Gesell acredita que, devido ao facto de que o bebé e a criança estarem sujeitos a forças do crescimento previsíveis, os padrões de comportamento resultantes não são subprodutos estranhos ou acidentais. Esses padrões são, do seu ponto de vista, produtos finais previsíveis de um processo de desenvolvimento total que funciona numa sequência específica.

11 Teoria do Ciclo Vital de Erikson
A mais importante contribuição de Erikson foi ter formado uma Teoria do Desenvolvimento que abrange todo o ciclo vital – desde a primeira infância até à velhice; Acredita na importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, mas, e novamente, ao contrário de Freud, acredita que a personalidade se continua a desenvolver para além dos 5 anos de idade.

12 Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
Jean Piaget foi um psicólogo suíço que pode ser chamado de interacionista, ou seja, a sua teoria declara que o desenvolvimento intelectual é resultado de um intercâmbio dinâmico e activo entre uma criança e seu ambiente.

13 Teoria do Desenvolvimento Cognitivo-Social de Vygotsky
Lev Vygotsky desenvolveu a teoria socio- cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria diz que, as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana. Ao contrário da imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do mundo, o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interacções com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança.


Carregar ppt "Teorias do Desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google