Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSofia Maria Alterado mais de 10 anos atrás
1
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profª Marta Morgado P. Valente
2
Estágios do desenvolvimento
TEORIA PSICOSSEXUAL DE FREUD TEORIA COGNITIVA DE PIAGET TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIKSON
3
Teoria psicossexual de Freud
A personalidade forma-se nos primeiros anos de vida No desenvolvimento psicossexual o prazer muda de uma zona física para outra
4
Estágios de desenvolvimento
Estágio oral (do nascimento a meses) Estágio anal (de meses a 3 anos) Estágio fálico (de 3 a 6 anos – genital inicial)
5
Latência (de 6 a 12 anos) Estágio genital (adolescência e fase adulta)
6
Estágio oral A principal fonte de prazer do bebê
são as atividades orientadas para a boca, como sugar e alimentar-se. - A alimentação é a fonte principal de prazer sensual.
7
Estágio anal A criança obtém a gratificação sensual ao reter ou expelir as fezes. A zona de gratificação é a região anal. Controle dos esfíncteres e a movimentação intestinal produz alívio e prazer.
8
Estágio fálico Período de “romance familiar”: Complexo de Édipo nos meninos e de Eletra nas meninas. Ligações com o genitor do sexo oposto e rivalidade com o genitor do mesmo sexo. A zona de gratificação muda para a região genital.
9
Latência Período relativamente calmo sexualmente, que se prolonga até a puberdade. Há um intervalo na evolução da sexualidade. Período de socialização, desenvolvimento de habilidades (escolares), aprender sobre si mesmo e sobre a sociedade.
10
Genital Período de maturidade sexual.
O objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo – o OUTRO. Estágio final que se prolonga por toda a fase adulta.
11
Teoria Cognitiva de Piaget
Período sensoriomotor: Nascimento a 2 anos: o bebê passa de um ser que reage basicamente por meio de reflexos, para um ser capaz de organizar atividades em relação ao ambiente. Aprende por meio das atividades sensorial e motora, conhece o mundo pela manipulação.
12
Período Pré-operatório:
De 2 a 7 anos: aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social. Interação e comunicação – aspectos principais da linguagem, e o desenvolvimento do pensamento se acelera.
13
Período da Operações Concretas:
De 7 a 12 anos: a capacidade de reflexão é exercida a partir de situações concretas. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
14
Período das Operações Formais:
De 12 até a fase adulta: a pessoa é capaz de pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos, deseja ser aceito pelos amigos e pelo adulto. Crise de identidade: contestação, busca da maturidade, relação do indivíduo com o campo social.
15
Teoria Psicossocial de Erikson
Confiança básica X desconfiança (nascimento a meses): Esperança. Autonomia x vergonha e dúvida(12-18 meses a 3 anos): Vontade Iniciativa x culpa(3 a 6 anos): Propósito. 4. Diligência x inferioridade(6 anos à puberdade): Habilidade. 5. Identidade x confusão de identidade(puberdade a adulto jovem): Self – Fidelidade. 6. Intimidade x isolamento(adulto jovem): Compromissos – Amor.
16
7. Generatividade x estagnação(adulto médio): o adulto maduro preocupa-se em estabelecer e orientar a próxima geração ou então sente empobrecimento pessoal. – Cuidado. Cada estágio contém uma “crise”. 8. Integridade x desespero (velhice): a pessoa idosa adquire um senso de aceitação de sua própria vida, permitindo a aceitação da morte, ou cai em desespero. – Sabedoria. E cada crise leva ao desenvolvimento saudável do ego.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.