A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)"— Transcrição da apresentação:

1 A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Para Piaget existe uma assimilação progressiva do meio ambiente que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior

2 Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade Crescimento orgânico Maturação neurofisiológica Meio

3 Aspectos do Desenvolvimento Humano
Aspecto físico-motor - (refere-se ao crescimento orgânico) Aspecto intelectual - (capacidade de pensamento, raciocínio) Aspecto afetivo-emocional – ( é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências, é o sentir) Aspecto social – ( é a maneira como o indivíduo reage diante de situações que envolvem outras pessoas)

4 Teoria de desenvolvimento humano de Piaget
Este autor divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo como aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que interfere no desenvolvimento global. 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) 2º período: Pré - operatório ( 2 a 7 anos) 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) 4º período: Operações formais ( 11 ou 12 anos em diante)

5 Período sensório-motor ( 0 a 2 anos)
A sucção Imitação

6 Período pré-operatório ( de 2 a 7 nos)
Aparecimento da linguagem Desenvolvimento do pensamento se acelera A criança já antecipa o que vai fazer No aspecto afetivo, surgem os sentimentos inter individuais

7 Nova capacidade mental, as operações
Período das Operações Concretas ( a infância propriamente dita - 7 a 11 ou 12 anos) Início da construção lógica ( cooperar com os outros, trabalhar em grupo e ao mesmo tempo ter autonomia pessoal) Nova capacidade mental, as operações

8 Passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato
Período das operações formais ( a adolescência – 11 ou 12 anos em diante) Passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato No aspecto afetivo,o adolescente vive conflitos. Deseja libertar-se do adulto, mas ainda depende dele.


Carregar ppt "A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google