A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE III A Epistemologia genética de Jean Piaget Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE III A Epistemologia genética de Jean Piaget Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE III A Epistemologia genética de Jean Piaget Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira

2 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET I zContextualização histórica da teoria de Piaget ( ) zMétodo clínico de investigação/concepção de inteligência: aspecto qualitativo zResponder como se constrói conhecimento, como se passa de estágios elementares de desenvolvimento a etapas avançadas

3 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET II zO desenvolvimento depende de processos maturacionais, ambientais e da ação do sujeito no mundo zO desenvolvimento cognitivo-afetivo é uma construção contínua, tendendo a uma equilibração sempre maior zEm todos os níveis, a inteligência procura compreender, explicar[...]. (Jean Piaget)

4 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET III zOs interesses das crianças variam de acordo com a etapa de desenvolvimento em que esteja zAs formas de organização da atividade mental variam, seja no plano intelectual, afetivo (dimensões individual e social) ou motor z[...]Toda ação -isto é, todo movimento, pensamento ou sentimento- corresponde a uma necessidade (J. Piaget)

5 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET IV Aspectos funcionais básicos do desenvolvimento: zASSIMILAÇÃO: o organismo desenvolve ações destinadas a atribuir significações, a partir de suas experiências anteriores zACOMODAÇÃO: o organismo tenta reestabelecer um equilíbrio com o meio, tendo que modificar-se EQUILIBRAÇÃO: tendência a níveis de equilíbrio (móvel) cada vez maiores no processo de desenvolvimento

6 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET V Estágios de desenvolvimento Sensório-motor (aproximadamente do nascimento -2 anos): zCoordenações sensoriais e motoras de fundo hereditário (reflexos) zOrganização das percepções e hábitos zInteligência prática zDo egocentrismo integral à noção do Eu zPermanência do objeto/ noções de tempo/causalidade/espaço

7 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VI Pré-operatório (2 a 6, 7 anos aproximadamente): zAparecimento da função simbólica: representação mental dos objetos e fatos zImitação/faz-de-conta/dramatizações/desenhos.. zPensamento, fala e socialização: marcados pelo egocentrismo zIrreversibilidade de pensamento zLógica natural da criança: animismo, realismo, artificialismo, sincretismo

8 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VII Operatório concreto (6, 7 até a adolescência): zFormação das operações mentais reversíveis, pensamento lógico/mais compatível com a lógica convencional zNoções de conservação, seriação, conservação de massa, peso e volume (um pouco mais tarde) zCapacidade de cooperar, menos egocentrismo, sentimentos interindividuais

9 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VIII Operatório formal (Adolescência) raciocínio hipotético-dedutivo/ atividade reflexiva ampla sem necessitar do apoio da percepção ou da experiência zegocentrismo intelectual no início zmudanças no plano da afetividade/ leis da cooperação

10 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET IX Piaget e a área educacional zA concepção de sujeito: ativo, construtor de conhecimentos zO desenvolvimento da inteligência/afetividade como processo permanente zImportância da interação no processo de desenvolvimento zO erro/desconhecimento como um momento do desenvolvimento cognitivo


Carregar ppt "UNIDADE III A Epistemologia genética de Jean Piaget Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google