A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA"— Transcrição da apresentação:

1 A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
NOÇÕES DE OBJETO, ESPAÇO, CAUSALIDADE E TEMPO.

2 NOÇÃO DE OBJETO O bebê não percebe os objetos como algo permanente; para ele, os objetos que saem do seu campo visual deixam de existir. A criança constrói a noção de objeto permanente pelas suas experiências no estágio sensório-motor (0 a 2 anos). Consegue coordenar a visão e a audição – olhos e campo visual.

3 Aos 6 meses indica o desenvolvimento da noção de permanência do objeto.
O bebê, quando vê os objetos em perspectivas diferentes, não percebe que suas alterações resultam de mudanças do seu ponto de vista em relação ao objeto.

4 NOÇÃO DE ESPAÇO Ao nascer, a criança só tem a percepção da luz e a acomodação própria dessa percepção. Pouco a pouco vai elaborando a percepção de formas, dimensões, distâncias e posições. Cada tipo de percepção leva a constituição de um espaço próprio.

5 A ação da criança sobre o meio vai levá-la à construção da noção de espaço, mas ela ainda não situa-se nele. O espaço é a própria atividade da inteligência, na medida em que esta coordena os quadros externos entre si.

6 NOÇÃO DE CAUSALIDADE Consciência das relações de causa e efeito.
Durante meses, o bebê se considera a causa básica de toda atividade. Ele se sente o causador de todos os eventos. Pouco tempo depois, a criança começa a demonstrar consciência de que os objetos (além dela mesma) podem causar atividade.

7 Percebe que o contato espacial é necessário à ação causal de um corpo sobre o outro.
A criança também percebe que as atividades podem ser produzidas não apenas por outras crianças, mas também por outros objetos. 1 ano – adquire a capacidade de manter imagens de objetos.

8 NOÇÃO DE TEMPO É uma noção que se desenvolve pouco a pouco. Começam a ser construídas no estágio sensório- motor (0 a 2 anos). Esta noção se confunde com as impressões de duração psicológica que acompanham a própria atividade do bebê: suas atitudes de expectativa, de esforço e de satisfação.

9 Piaget notou 2 operações que se relacionam com a elaboração do tempo:
1-Bebê sabe coordenar seus movimentos no tempo. 2-Primeiros meses, consegue coordenar no tempo a sua percepção. A elaboração do tempo exige o desenvolvimento da capacidade de representação metal.


Carregar ppt "A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google