A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO"— Transcrição da apresentação:

1 OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
E O FAZER DIDÁTICO

2 PIAGET E O ENSINO DA MATEMÁTICA Piaget(1972) afirma que a experiência de objetos do ambiente físico é obviamente um fator básico no desenvolvimento das estruturas cognitivas. Mas há dois tipos de experiência que são psicologicamente muito diferentes.

3 É importante proporcionar as duas nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.
Esta diferença entre a natureza das experiências (vivências) são muito importantes do ponto de vista pedagógico. Primeiro, o que ele chama de EXPERIÊNCIA FÍSICA e em segundo o que chama de EXPERIÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA.

4 “O essencial é fazer com que as crianças desenvolvam capacidades operatórias através de vivências conscientes.” O Conhecimento, segundo Piaget, não é uma cópia da realidade. Não resulta de olhar e fazer simplesmente um de uma cópia mental, uma imagem de um objeto. Para conhecer um objeto, um fato, é preciso agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo, compreender o processo dessa transformação e, como consequencia entender a maneira como o objeto é construído.

5 Teoria Cognitiva – Estágios da construção do Raciocínio Lógico-Matemático / Piaget
Sensório-Motor (nascimento até 2 anos): a criança usa seus sentidos e habilidades motoras para entender o Mundo. Pré-Operatório (2 a 7 anos):a criança utiliza representações de objetos e é capaz de usar o pensamento simbólico e a Linguagem. Operações Concretas(7 a 11 anos):a criança utiliza operações lógicas ou princípios na resolução de problemas. Operações Formais(maiores de 12 anos):utiliza as operações lógicas de forma sistemática e com a capacidade de usar abstrações mais complexas.

6 Sequencias Didáticas Devem propor: Sucessivas aproximações
Organização e reorganização de conceitos Processo de ação e vivências Formulação e avaliação de conhecimentos “Problemas devem ser propostos de tal forma que a melhor solução se obtém usando o conhecimento que se deseja ensinar. Isso implica o Agir e o Refletir permanente.”

7 Situações Problema Acionam o pensamento da criança, fazendo-a atuar sobre a situação, tomando decisões na busca por soluções Intercâmbio de mensagens escritas ou orais, favorecem a elaboração da linguagem matemática como modo de expressar os diferentes tipos de raciocínio Propor através do Lúdico situações de contexto matemático para explorar a motivação ao aprendizado

8 Utilização de Material Manipulativo
A proposição dos métodos “ATIVOS” - investigação experimental - Verificação – Tendo como centro do processo a criança, ou seja, a atividade mental para a aquisição do conhecimento. Toda operação mais complexa e abstrata parte de interações concretas. Apostar nas experiências com objetos concretos significa ampliar os processos de aprendizagem.

9 Esquema para a utilização do material concreto:
Manipulação de objetos concretos Ações realizada com os objetos Obtenção de relações Interiorização dessas relações Aquisição e formulação do conceito Integração dos conceitos aos já assimilados Aplicação ou reconhecimento da estrutura em novas situações PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAJORANTE


Carregar ppt "OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google