A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E O FAZER DIDÁTICO. Esta diferença entre a natureza das experiências (vivências) são muito importantes do ponto de vista pedagógico. Primeiro, o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E O FAZER DIDÁTICO. Esta diferença entre a natureza das experiências (vivências) são muito importantes do ponto de vista pedagógico. Primeiro, o que."— Transcrição da apresentação:

1 E O FAZER DIDÁTICO

2

3 Esta diferença entre a natureza das experiências (vivências) são muito importantes do ponto de vista pedagógico. Primeiro, o que ele chama de EXPERIÊNCIA FÍSICA e em segundo o que chama de EXPERIÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA.

4

5 Sensório-Motor (nascimento até 2 anos): a criança usa seus sentidos e habilidades motoras para entender o Mundo. Pré-Operatório (2 a 7 anos):a criança utiliza representações de objetos e é capaz de usar o pensamento simbólico e a Linguagem. Operações Concretas(7 a 11 anos):a criança utiliza operações lógicas ou princípios na resolução de problemas. Operações Formais(maiores de 12 anos):utiliza as operações lógicas de forma sistemática e com a capacidade de usar abstrações mais complexas.

6 Devem propor: Sucessivas aproximações Organização e reorganização de conceitos Processo de ação e vivências Formulação e avaliação de conhecimentos Problemas devem ser propostos de tal forma que a melhor solução se obtém usando o conhecimento que se deseja ensinar. Isso implica o Agir e o Refletir permanente.

7 Acionam o pensamento da criança, fazendo-a atuar sobre a situação, tomando decisões na busca por soluções Intercâmbio de mensagens escritas ou orais, favorecem a elaboração da linguagem matemática como modo de expressar os diferentes tipos de raciocínio Propor através do Lúdico situações de contexto matemático para explorar a motivação ao aprendizado

8 A proposição dos métodos ATIVOS - investigação experimental - Verificação – Tendo como centro do processo a criança, ou seja, a atividade mental para a aquisição do conhecimento. Toda operação mais complexa e abstrata parte de interações concretas. Apostar nas experiências com objetos concretos significa ampliar os processos de aprendizagem.

9 Manipulação de objetos concretos Ações realizada com os objetos Obtenção de relações Interiorização dessas relações Aquisição e formulação do conceito Integração dos conceitos aos já assimilados Aplicação ou reconhecimento da estrutura em novas situações PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAJORANTE


Carregar ppt "E O FAZER DIDÁTICO. Esta diferença entre a natureza das experiências (vivências) são muito importantes do ponto de vista pedagógico. Primeiro, o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google