A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pederneiras- São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pederneiras- São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Pederneiras- São Paulo
EMEF Profª Zilda Máscaro PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA Aluna: Lúcia Helena Fonseca Pederneiras- São Paulo

2 NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL DEFICIÊNCIA MENTAL
Educação Inclusiva NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL DEFICIÊNCIA MENTAL

3 OBJETIVO GERAL: Promover ações pedagógicas inclusivas baseadas nos princípios democráticos e igualitários de inclusão, de inserção com educação de qualidade para todos os alunos. LDBEN (9.394/96)

4 Objetivos Específicos:
Promover práticas mais cooperativas e menos competitivas nas sala de aulas e na escola. Estimular a prática da leitura e escrita, comunicação oral . Relacionar os conteúdos de cálculo e operações simples à vida cotidiana. Infundir valores positivos no sistema escolar de respeito, solidariedade, cooperação, etc. Estabelecer relações diretas com o seu dia-a-dia e aos valores sociais estabelecidos.

5 JUSTIFICATIVA:  A escola regular de ensino deve reconhecer a importância de acolher e acomodar os diferentes tipos de alunos oriundos das camadas sociais mais baixas, os que apresentam dificuldades físicas, intelectuais, emocionais, comunicativas, entre outras. Incluir não significa apenas receber o aluno, é necessário o comprometimento de toda a equipe escolar, família e sociedade para a promoção das potencialidades e a ampliação das possibilidades. Nesse sentido, as ações pedagógicas devem apontar para vivências interativas do aluno portador de deficiência mental na sua totalidade, reforçando e melhorando a sua condição humana de sujeito-cidadão Atualmente, a escola recebe os mais variados tipos de pessoas e precisa respeitar toda a diversidade,portanto, deve assegurar uma educação que garanta a aprendizagem através de currículos apropriados, adequação organizacional, reestruturação física, e principalmente, modernização nas práticas educativas, tanto para o aperfeiçoamento dos professores como para atendimento aos alunos. A relação ensino- aprendizagem dos alunos portadores de deficiência mental deve ocorrer através da sensibilização, a partir da experiência concreta, das referências sensoriais proporcionadas para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social.

6 METODOLOGIA: As ações pedagógicas serão realizadas inicialmente na sala de aula e em seguida no laboratório de informática com uso de softwares educativos. Os alunos terão uma aula por semana de uma hora cada. Exposição teórica-prática do conteúdo a ser tratado Adequação de linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos. Estímulos positivos e motivadores na participação de todos durante atividades propostas, respeitando sempre suas limitações; Oportunizar aos alunos o acesso e uso das tecnologias: vídeo, computador. -Estimulo à autonomia dos alunos para que estes possam mostrar seu conhecimento a cerca da atividade proposta; Enfatizar outros conhecimentos relacionados à outras atividades como cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que estimulem sua aprendizagem cognitiva.

7 RECURSOS: A escola possui laboratório de informática com vinte e cinco computadores sem acesso a Internet. Será necessário adequar o uso de software e verificar o repositório de objetos de aprendizagem para planejamento das aulas diferenciadas.

8 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
Computador com acesso a internet Softwares educativos

9 CRONOGRAMA: Apresentação do plano Jul Ago Set Out Nov Dez
Atividades de cálculo/ raciocínio lógico-matemático. x Atividades de comunicação oral e escrita Atividades diversificadas: interação social

10 Acompanhamento dos Resultados:
A proposta do trabalho deverá oportunizar melhoramento nas atividades de cálculo, memória e atenção. Na área da comunicação espera-se que o aluno se relacione com mais autonomia e segurança. Professores devem realizar reuniões e divulgar os avanços dos alunos através do blog da escola.


Carregar ppt "Pederneiras- São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google