A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
André Carolina Flávio Glória Jacqueline

2 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias da aprendizagem
Comportamental: ênfase no comportamento "estímulo-resposta", em detrimento ao pensamento (aspectos cognitivos) e aos sentimentos. Também conhecida como Behaviorismo, tem como expoente Skinner. Afetivas: ênfase nos sentimentos e na psicologia motivacional, possuindo bases na psicologia humanista. Tem como Principais expoentes Carl Rogers e Abraham Maslow.

3 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias da aprendizagem
Cognitivas: ênfase no pensamento, ou melhor, nos processos de aquisição do conhecimento. Expoentes: Piaget, Jerome Bruner e Ausubel Sistemas Sociais: ao processo de interação grupal, bem como de interrelação do indivíduo no meio grupal. Expoentes: John Dewey, Lewin Schmuck and Schmuck

4 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Psicologia Cognitiva
A psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.

5 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Psicologia Cognitiva
Exemplo, o que é estudado em um livro didático sobre psicologia cognitiva? Cognição - As pessoas pensam; Psicologia cognitiva - Os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam; Estudantes de psicologia cognitiva- As pessoas pensam sobre a maneira como os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam; Professores que ensinam psicologia cognitiva aos estudantes - Você capta a idéia.

6 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias cognitivas
Epistemologia Genética de Piaget Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

7 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias cognitivas
Epistemologia Genética de Piaget A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes. A acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo.

8 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias cognitivas
Teoria Construtivista de Bruner O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões.

9 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias cognitivas
Teoria Construtivista de Bruner Aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.

10 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias cognitivas
Teoria da Inclusão (D. Ausubel) O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo.

11 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Teorias cognitivas
Teoria da Inclusão (D. Ausubel) A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.

12 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Conclusão
Os cientistas cognitivos procuram entender o que é conhecido os objetos e sujeitos do mundo externo e as pessoas que conhece seu aparelho perceptivo, mecanismo de aprendizagem, memória e racionalidade. Eles investigam as fontes do conhecimento: de onde vem, como é armazenado e recuperado, como ele pode ser perdido?

13 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Links interessantes

14 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Perguntas

15 Aspectos de cognição da aprendizagem humana – Fim
Obrigado pela atenção !


Carregar ppt "Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google