A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO PENSAMENTO COMPLEXO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO PENSAMENTO COMPLEXO."— Transcrição da apresentação:

1 PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO PENSAMENTO COMPLEXO

2 POSITIVISTA * quantidade objetividade * fragmentação * privilegia fatos e consenso * mito da neutralidade * generalizações ** preocupação com o presente * hipóteses prévias * todo = soma das partes ** descrever, explicar, prever

3 aluno passivo transmissão de conteúdos aprendizagem receptiva, mecânica retenção pela repetição/ recapitulação pelo treino COMPORTAMENTALISMO avaliação quantitativa (memória) feita para e pelo professor aulas centradas no professor/expositivas

4 uso mecânico, acrítico, enfatizando a memória e repetição disciplina isolada/tarefa extra-classe preocupação com a programação INFORMÁTICA EM SALA DE AULA máquina de ensinar com base no estímulo/resposta

5 INTERPRETATIVO * ênfase na totalidade * estrutura do fenômeno * crítica reflexiva * experiência na forma como o sujeito vê o mundo * qualidade subjetividade intersubjetividade

6 INTERPRETATIVO * necessidade de assumir o lugar do outro * transferência de hipóteses * compartilhar significações * ênfase nas diferenças e similaridades * todo maior do que a soma das partes * descrever, compreender,interpretar

7 aluno ativo, criativo, participativo e livre para fazer escolhas base nos interesses e necessidades aprendizagem por descoberta HUMANISMO avaliação qualitativa valorizando aspectos afetivos auto-avaliação aulas centradas no aluno

8 busca do conhecimento pela descoberta na prática INFORMÁTICA EM SALA DE AULA base no ensaio e erro ênfase no processo de desenvolvimento das relações e da comunicação sem objetivos claramente definidos

9 SÓCIO-CRÍTICO * base na práxis * relação teoria e prática * preocupação política *totalidade e historicidade * emancipação * real contraditório

10 * análise de determinantes * desvenda ideologias * mediações/contradições * todo maior do que a soma das partes * *interpretar, explicar e intervir SÓCIO-CRÍTICO

11 aprendizagem significativa: o conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente COGNITIVISMO ênfase na unidade teoria e prática aluno determina e é determinado pelo contexto histórico-sócio-político e econômico

12 síncrese-análise-síntese avaliação: superação do senso comum para à consciência crítica COGNITIVISMO

13 desenvolvimento de projetos cooperativos e de forma interdisciplinar compreensão e aplicação de conhecimentos utilização crítica e criativa INFORMÁTICA EM SALA DE AULA objetivos claramente definidos

14 PENSAMENTO COMPLEXO * conhecimento do conhecimento * quantidade e qualidade * realidade una/complexa, una/diversa * valorização do imaginário e do manifesto dialógica

15 * todo maior ou menor do que a soma das partes * observador/conceptor/ator/observado * limitações/possibilidades * desvelamento de interesses * ordem desordem organização * compreender, explicar, intervir PENSAMENTO COMPLEXO

16 RE-CONSTRUTIVISTA aluno co-responsável pela aprendizagem aprendizagem como processo evolutivo em espiral ascendente avaliação como processo de desconstrução/reconstrução professor e aluno como avaliadores/avaliados acaso como propulsor de reinvenção e criação

17 elaboração de projetos interdisciplinares entre nações consciência de como está construindo consciência da qualidade do que foi produzido auto-entendimento, auto-crítica e crítica coletiva INFORMÁTICA EM SALA DE AULA objetivo de solidariedade e paz planetária

18 INTERPRETATIVO Tendências Pedagógicas da Escola Nova PARADIGMAS POSITIVISTA Tendências Pedagógicas * Tradicional * Tecnicista SÓCIO-CRÍTICO Tendências Pedagógicas Progressistas PENSAMENTO COMPLEXO Emergente


Carregar ppt "PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO PENSAMENTO COMPLEXO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google