A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Trabalho Docente e sua articulação com a Proposta Pedagógica DOCENTES: Gisele Masson – UEPG Maria Madselva F. Feiges - UFPR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Trabalho Docente e sua articulação com a Proposta Pedagógica DOCENTES: Gisele Masson – UEPG Maria Madselva F. Feiges - UFPR."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Trabalho Docente e sua articulação com a Proposta Pedagógica DOCENTES: Gisele Masson – UEPG Maria Madselva F. Feiges - UFPR

2 A organização do trabalho pedagógico escolar pressupõe:

3 P L A N EJ A M E N T O Projeto Político Pedagógico Marco situacional Marco Conceitual Marco Operacional Proposta Pedagógica ou Projeto Pedagógico Proposta Curricular O quê? O como? O por quê? O para quê? Para quem? Plano de Ação da Escola Organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar. Plano de Trabalho Docente Parte da proposta pedagógica. Organiza o ensino- aprendizagem em sala de aula.

4 A proposta pedagógica pressupõe: Conhecimento e análise crítica das experiências curriculares, identificando seus limites e possibilidades Conhecimento cultural /político/ social econômico da realidade para eleger / construir os fundamentos da proposta em coerência com os anseios da população da escola pública

5 A proposta pedagógica pressupõe: Participação coletiva e responsável de todos os sujeitos do processo educativo, assegurando autonomia e cooperação, respeito à identidade cultural do aluno e definição de estratégias e enfrentamento das desigualdades sociais Formação permanente dos profissionais com base na reflexão crítica de sua própria prática e na criação de condições necessárias à transformação dessa prática

6 A proposta pedagógica pressupõe: A existência de um projeto político, cultural e educacional Delineamento de um caminho, uma direção, um sentido: dimensão ético- profissional

7 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Professor Ocorre na sala de aula Passagem Do sonho à realidade Da teoria à prática Da prática à teoria É na sala de aula que se dá o processo de socialização do conhecimento.

8 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Parte da proposta pedagógica Articula a concepção de homem /sociedade /educação Pressupõe trabalho coletivo Expressa o compromisso com a socialização do saber na perspectiva democrática

9 PLANO DE TRABALHO DOCENTE decorre da Proposta Pedagógica Art. 12, IV – velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente Art. 13, II – elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a Proposta Pedagógica do estabelecimento de ensino.

10 ESCOLA ESTADUAL ____________________ PROFESSOR (a): ______________________ DISCIPLINA:_____________________ SÉRIE: ____ TURMA:_____ HORAS/AULAS:__ PERÍODO:__/_/__a __/___/__. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 3.DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO 4. RECURSOS DIDÁTICOS 5.PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO 7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6.CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 2.OBJETIVOS 1. CONTEÚDOS

11 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos 1 4 Semanas 2 Metodologia 3 Atividades A B C 4 Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação 6 Objetivos 7

12 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos 4 Semanas 2 Metodologia 3 Atividades A B C 4 Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação 6 Objetivos 7

13 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos Período Metodologia 3 Atividades A B C 4 Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação 6 Objetivos 7

14 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos Período Metodologia Atividades A B C 4 Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação 6 Objetivos 7

15 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos Metodologia Atividades A B C Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação 6 Objetivos 7 Período

16 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos Metodologia Atividades A B C Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação 6 Objetivos 7 Período

17 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos Metodologia Atividades A B C Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Objetivos 7 Período

18 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Bloco de Conteúdos Metodologia Atividades A B C Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Objetivos Período

19 MÉTODO Qual o seu papel na elaboração do Plano de Trabalho Docente?

20 MÉTODO Ponto de PartidaPonto de Chegada Prática Social Visão Sincrética Visão Sintética Totalidade Conceitos Espontâneos Conceitos Científicos Nebulosa Desarticulada Fragmentada Explicita Articuladora Coesa OrgânicaDesorganizada Análise Dividir o todo em partes Particularizar Análise e Síntese Passos absolutamente necessário ao pensamento

21 Conhecer e conceber o mundo LógicaFormalDialética Rejeita a contradição Apreende as relações externas Caráter do Conhecimento fixo, obsoleto e mecânico Isola o Fenômeno (individuação/ particularização) Conteúdo isolado/ descontextualizado Incorpora a contradição existente nos fenômenos para superá-la Apreende e explicita as relações internas (tramas) Caráter do Conhecimento dinâmico, relativo, provisório Estabelece relações existentes no fenômeno e a totalidade Conteúdo em suas relações histórico-sociais RE PRE SEN TA ÇÃO Realidade Pensamento Linguagem

22 Formas de Pensar Conceitual Pré - conceitual Preconceituosa Pré-conceito conceito preconceito Elaboração Espontânea Experiências Senso comum.Elaboração científica.Mediação da escola que articula os saberes da experiência com os saberes científicos Elaboração distorcida da realidade Deve ser eliminada das relações sociais Produz nova elaboração

23 Referência Bibliográfica GADOTTI, Moacir. A dialética: Concepção e método. In: Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995 LEFEBVRE, H. Materialismo e idealismo. In: Lógica formal /lógica dialética. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. RJ: Civilização Brasileira, p PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: Como produzir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001


Carregar ppt "Plano de Trabalho Docente e sua articulação com a Proposta Pedagógica DOCENTES: Gisele Masson – UEPG Maria Madselva F. Feiges - UFPR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google