Download presentation
1
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PERSPECTIVAS PARA REFLEXÃO EM TORNO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
2
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO REFLEXÃO SOBRE AS FINALIDADES DA ESCOLA
UM CONVITE À REFLEXÃO REFLEXÃO SOBRE AS FINALIDADES DA ESCOLA DEFINIÇÃO DE SEUS CAMINHOS OPERACIONALIZAR AS AÇÕES ENVOLVIMENTO COLETIVO COMPROMISSO COLETIVO FRUTO DE REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO
3
O que orienta essas decisões?
O CONHECIMENTO E ANÁLISE DA REALIDADE DA ESCOLA: PESQUISA, OBSERVAÇÃO. COLOCAR UMA LENTE DE AUMENTO APRENDENDO AS FORÇAS QUE A IMPULSIONAM E QUE A RETÊM SELEÇÃO DE VALORES A SEREM BUSCADOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
4
VISÃO DE ESCOLA CONTEXTO INTERNO E EXTERNO
HISTÓRIA VALORES DECISÕES VISÃO DE ESCOLA CONTEXTO INTERNO E EXTERNO INSTITUÍDO INSTITUINTE
5
DECISÕES PROJETO AÇÕES
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NÃO VISA UM REARRANJO FORMAL DA IE, MAS A UMA QUALIDADE EM TODO O PROCESSO VIVIDO.
6
CARACTERÍSTICAS DO PPP QUANTO
À CONCEPÇÃO SER UM PROCESSO PARTICIPATIVO DESVELAR OS CONFLITOS E AS CONTRADIÇÕES PROJETO COMUM, COLETIVO, AUTONOMIA DA ESCOLA OPÇÕES DEFINIDAS PARA SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS EXPLICITAR O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
7
CARACTERÍSTICAS DO PPP QUANTO À EXECUÇÃO
NASCE DA PRÓPRIA REALIDADE É EXEQUÍVEL, PREVÊ CONDIÇÕES PARA O DESENV. E AVALIAÇÃO IMPLICA AÇÃO COLETIVA ARTICULADA É CONSTRUÇÃO PAULATINA: PROCESSO E PRODUTO
8
NOVA LDB E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ARTIGO 12, INCISO I: os estabelecimentos de ensino,..terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica Projeto Pedagógico, Plano de Ensino, Plano de Atividades Aponta um rumo, direção, um sentido explícito compromisso coletivo envolver a equipe escolar: aprender a pensar e realizar o fazer pedagógico de forma coerente requer ousadia e referencial teórico metodológico
9
EXIGÊNCIAS PARA CONSTRUÇÃO DO PPP
- TAREFA DA ESCOLA - CONSIDERAR AS CONDIÇÕES REAIS DA ESCOLA - CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, DE HOMEM, DE SOCIEDADE E DE ESCOLA - DÁ UMA NOVA IDENTIDADE À ESCOLA QUALIDADE SOCIAL: FORMAL/TÉCNICA E POLÍTICA
10
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PPP
-É DINÂMICO -EXIGE ESFORÇO COLETIVO E COMPROMETIMENTO - NÃO É APENAS A ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTO ESCRITO - DEVE SER LEGITIMADO NA AÇÃO - DESAFIO DA MUDANÇA E DA TRANSFORMAÇÃO - MUDANÇA NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO - MUDANÇA NA FORMA DE GESTÃO
11
DIMENSÕES DA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA FINANCEIRA PEDAGÓGICA
AUTONOMIA DA ESCOLA Autonomia não é um valor absoluto, fechado em si mesmo, mas um valor que se determina numa relação de interação social. DIMENSÕES DA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA FINANCEIRA PEDAGÓGICA
12
AUTONOMIA PEDAGÓGICA Caberá à escola:
- Explicitar objetivos - selecionar e organizar o currículo ( legislação) - introduzir metodologias inovadoras - avaliar desempenho docente e discente - decisões sobre currículo: concepção, execução, avaliação - estabelecer cronogramas, calendários. - formação continuada
13
- - FILOSÓFICO-SOCIOLÓGICOS - EPISTEMOLÓGICOS - DIDÁTICO-METODOLÓGICOS
PRESSUPOSTOS NORTEADORES DO PPP FILOSÓFICO-SOCIOLÓGICOS - EPISTEMOLÓGICOS - DIDÁTICO-METODOLÓGICOS
14
METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DO PPP
ATO SITUACIONAL: ONDE ESTAMOS? O QUE É? ATO CONCEITUAL (DOUTRINAL): ONDE QUEREMOS CHEGAR? UTOPIA POR QUÊ? PARA QUÊ? ATO OPERACIONAL: QUE AÇÕES IMPLEMENTAR? COMO AGIR?
15
Projeto Político Pedagógico: a carta de navegação da Escola CONSTRUÇÃO COLETIVA COMPROMISSO POLÍTICO-SOCIAL DO PEDAGOGO GESTOR ESCOLAR COORDENADOR PEDAGÓGICO ORIENTADOR EDUCACIONAL DOCENTE AUTONOMIA IDENTIDADE INOVAÇÃO SINGULARIDADE REFLEXÃO PARTICIPAÇÃO COMPROMISSO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.