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A gestão democrática é, portanto, atitude e método. A atitude democrática é necessária, mas não é suficiente. Precisamos de métodos democráticos de efetivo.

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2 A gestão democrática é, portanto, atitude e método. A atitude democrática é necessária, mas não é suficiente. Precisamos de métodos democráticos de efetivo exercício da democracia. Ela também é um aprendizado. Demanda tempo, atenção e trabalho. (Gadotti, 1980, p.4)

3 PRESSUPOSTO BÁSICO: O QUE É REALMENTE DEMOCRÁTICO NA ESCOLA PÚBLICA? A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA

4 A socialização do conhecimento é um compromisso social do público para o público – res publica Oposição aos interesses privados patrimoniais, clientelistas ou meramente corporativos (Sposito, 2002, p.46)

5 A natureza da res publica exige a transparência nas decisões e a real possibilidade de interferência, condições básicas para a democracia e a participação.(SPOSITO, 2002, P. 49) A compreensão do caráter público da educação não prescinde de clareza sobre a concepção de método, que por sua vez expressa uma visão de mundo, de homem e sobretudo postura coerente. O CARÁTER PÚBLICO DA ATIVIDADE EDUCATIVA

6 CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA CONHECIMENTOALUNOS FUNCIONÁRIOS PROFESSORESDIREÇÃO COMUNIDADE EXTERNA EQUIPE PEDAGÓGICA PAIS

7 A COMPREENSÃO DIALÉTICA DA TOTALIDADE SIGNIFICA NÃO SÓ QUE AS PARTES SE ENCONTRAM EM RELAÇÃO DE INTERNA INTERAÇÃO E CONEXÃO ENTRE SI E COM O TODO, MAS TAMBÉM QUE O TODO NÃO PODE SER PETRIFICADO NA ABSTRAÇÃO SITUADA POR CIMA DAS PARTES, VISTO QUE O TODO SE CRIA A SI MESMO NA INTERAÇÃO DAS PARTES. (FRIGOTTO APUD KOSIK, 1976)

8 GESTÃO DEMOCRÁTICA MÉTODO PARTICIPAÇÃO ORGANIZAÇÃO MOBILIZAÇÃO TRANSFORMAÇÃO MÉTODO

9 VIAS DE ACESSO À PARTICIPAÇÃO DIMENSÃO POLÍTICA DIREÇÃO CONSELHO ESCOLAR APMF GRÊMIO ESTUDANTIL REPRESENTANTES DE TURMA 1. PROCESSOS ELETIVOS – ESCOLHA - CRITÉRIOS

10 A ELEIÇÃO/PROCESSO DE ESCOLHA É A PRIMEIRA VIA PARA A CONCRETIZAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, MAS ELA POR SI SÓ NÃO GARANTE UMA GESTÃO, DE FATO, DEMOCRÁTICA.

11 DIMENSÕES HISTÓRICA CULTURAL LEGAL POLÍTICA ECONÔMIC A TOTALIDADE 2. CLAREZA DO PAPEL DAS INSTÂNCIAS E DA NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO ENTRE ELAS (RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA) ORGANISMOS DE NATUREZA DIFERENTE CONTRADIÇÃO APRENSÃO RADICAL DA REALIDADE PRÁXIS

12 3. ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO DO REPRESENTANTE DE CADA SEGMENTO DA COMUNIDADE CONCEPÇÃO DE REPRESENTAÇÃO/REPRESENTATIVIDADE

13 PAPEL DA DIREÇÃO E DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NECESSÁRIA MEDIAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA QUANTO AOS CONDICIONANTES INERENTES À PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA COMUNIDADE ESCOLAR CONSIDERADA EM SUA TOTALIDADE

14 Criar condições para a participação (socialização dos documentos escolares, fundamentação teórica, divulgação de informações, organização dos espaços e tempos escolares, clareza das funções,acesso aos recursos tecnológicos, comunicação com instâncias, )

15 DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS DA PARTICIPAÇÃO NA UNIDADE ESCOLAR* CONDIÇÕES DE TRABALHO: ESTRUTURA FÍSICA, MOBILIÁRIO, EQUIPAMENTOS, ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENTRE OUTROS CONDICIONANTES INSTITUCIONAIS: RELAÇÕES DE PODER, CLAREZA DAS FUNÇÕES, ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES, CONSELHO DE CLASSE CONDICIONANTES POLÍTICO-SOCIAIS: OS INTERESSES DOS GRUPOS DENTRO DA ESCOLA, SOCIALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ESCOLARES (PPP, REGIMENTO, ESTATUTOS...) DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONDICIONANTES IDEOLÓGICOS: CONCEPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO, DE DEMOCRACIA CONCEPÇÕES, CRENÇAS, CONTROLE SOCIAL, ETC * PARO, 2004, P CONDICIONANTES INTERNOS

16 CONDICIONANTES EXTERNOS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE VIDA: MISÉRIA, DESEMPREGO, TRABALHO INFORMAL, FALTA DE TEMPO DOS PAIS PARA IR À ESCOLA, ESPAÇO PARA DISCUSSÕES E REUNIÕES, IDH CONDICIONANTES CULTURAIS: VISÃO QUE A COMUNIDADE TEM DA ESCOLA, NOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO, ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO EDUCATIVO, ETC. CONDICIONANTES INSTITUCIONAIS DA COMUNIDADE: MECANISMOS COLETIVOS DE PARTICIPAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, COMUNICAÇÃO ENTRE AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS

17 NO PROCESSO DIALÉTICO DE CONHECIMENTO DA REALIDADE O QUE IMPORTA FUNDAMENTALMENTE NÃO É A CRÍTICA PELA CRÍTICA, O CONHECIMENTO PELO CONHECIMENTO, MAS A CRÍTICA E O CONHECIMENTO CRÍTICO PARA UMA PRÁTICA QUE ALTERE E TRANSFORME A REALIDADE ANTERIOR NO PLANO DO CONHECIMENTO E NO PLANO HISTÓRICO-SOCIAL. A TEORIA MATERIALISTA HISTÓRICA SUSTENTA QUE O CONHECIMENTO SE DÁ NA E PELA PRÁXIS. (...) A REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A REALIDADE NÃO É UMA AÇÃO DILETANTE, MAS UMA REFLEXÃO EM FUNÇÃO DA AÇÃO PARA TRANSFORMAR. (FRIGOTTO, 2004, P.81)

18 REFERENCIAS BASTOS, J.B. GESTÃO DEMOCRÁTICA. RIO DE JANEIRO : DP&A:SEPE, (O SENTIDO DA ESCOLA) FRIGOTTO, G. O ENFOQUE DA DIALÉTICA MATERIALISTA HISTÓRICA NA PESQUISA EDUCACIONAL. IN: FAZENDA, I. METODOLOGIAS DA PESQUISA EDUCACIONAL. SÃO PAULO : CORTEZ, PARO, V.H. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA. SÃO PAULO : ÁTICA, 2004.

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