A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO."— Transcrição da apresentação:

1 RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

2

3 AS CONCEPÇÕES/ VISÕES HOMEM/ ALUNO ESCOLA EDUCAÇÃO CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM ENSINO AVALIAÇÃO

4 Para mudar a avaliação não basta articular um discurso novo; não adianta ter uma nova concepção e continuar com práticas arcaicas. O que altera a realidade é a ação e não as elucubrações mentais; é através de sua atividade que o sujeito deixa sua marca no mundo. (VASCONCELLOS, p. 24)

5

6

7 Conhecimento e avaliação
Alvarez Mendes,2002: O conhecimento é o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação podendo diferir segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Conforme se entenda o conhecimento, a avaliação vai por uns caminhos ou por outros.

8 Alvarez Mendez (2002): De acordo com o autor, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como crítica de aprendizagem, porque se assume que a avaliação é aprendizagem no sentido de que por meio dela adquirimos conhecimento.

9 Deve estar a serviço dos protagonistas no processo de ensino e aprendizagem e, especialmente, a serviço dos sujeitos que aprendem. Deve estar a serviço da prática para melhorá-la, e a serviço dos que dela participam e dela se beneficiam. A avaliação

10 Centrada no aluno e sua aprendizagem
Há a crença de que todo aluno é capaz de aprender Professor propõe estratégias de ensino diferenciadas Escola organiza outros espaços e tempos para o aluno aprender – recuperação contínua e paralela A escola se reorganiza no sentido de garantir a aprendizagem dos alunos A equipe gestora se compromete com o sucesso do aluno

11 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS
ESCOLA INSTITUCIONAL APRENDIZAGEM ALUNOS AVALIAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS

12 COMO OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES PODEM SERVIR AOS EDUCANDOS, EDUCADORES E ESCOLA?
Aos educandos são fundamentais para que os mesmos tomem consciência de como se encontram e, fazendo uma parceria com os educadores, possam dar passos à frente, também na busca de melhores resultados. Aos educadores Os professores devem ter interesse nos resultados esperados da avaliação, pois ela indicará onde deverão intervir para que o seu trabalho produza os resultados esperados e que sejam bem-sucedidos. A Escola A instituição diante de dados bem coletados deverá tomar posição para que sua escola efetivamente cumpra os objetivos que estão propostos em seus regimentos e apresentados à sociedade.

13 AS VOZES: PROFESSORES DIRETOR SISTEMA DOS PAIS DO ALUNO?

14 PLANEJAR É PRECISO, REGISTRAR TAMBÉM!

15 A VOZ DA ESCOLA: A elaboração dos Planos de Recuperação é o momento para a escola vivenciar sua autonomia (ainda que relativa). Como temos usado essa possibilidade?

16 Cabe ao PC: Elaborar, em conjunto com os professores o Plano Semestral e encaminhar a DE; Definir os critérios de agrupamento e/ou formação de grupos, local (ambientes/materiais), período, horário de realização e informação pais/responsáveis; Coordenar, implementar e acompanhar os planos, avaliar e reformular se necessário;

17 Quantidade de Alunos: Grupos de alunos (sem especificar quantidade) do mesmo nível de ensino, organizados por classe/série, por dificuldades de aprendizagem ou por outros critérios. De forma individualizada para alunos que necessitam, temporariamente, de trabalho específico (caráter excepcional).

18 Professores do projeto se comprometem:
I - assistir e apoiar todos os alunos dos turnos de funcionamento do ciclo II e/ou do ensino médio, que necessitem desse atendimento; II - subsidiar os demais professores das disciplinas previstas nesta resolução no desenvolvimento da recuperação contínua; III - participar dos conselhos de classes dos alunos atendidos, das HTPCs e Orientações Técnicas promovidas pela Diretoria de Ensino.

19 RECUPERAÇÃO O POSSÍVEL O REAL O NECESSÁRIO


Carregar ppt "RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google