A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO."— Transcrição da apresentação:

1 RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

2

3 AS CONCEPÇÕES/ VISÕES HOMEM/ ALUNO ESCOLA EDUCAÇÃO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM ENSINO AVALIAÇÃO

4 Para mudar a avaliação não basta articular um discurso novo; não adianta ter uma nova concepção e continuar com práticas arcaicas. O que altera a realidade é a ação e não as elucubrações mentais; é através de sua atividade que o sujeito deixa sua marca no mundo. (VASCONCELLOS, p. 24)

5

6

7 Conhecimento e avaliação Alvarez Mendes,2002: O conhecimento é o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação podendo diferir segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Conforme se entenda o conhecimento, a avaliação vai por uns caminhos ou por outros.

8 Alvarez Mendez (2002): De acordo com o autor, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como crítica de aprendizagem, porque se assume que a avaliação é aprendizagem no sentido de que por meio dela adquirimos conhecimento.

9 Deve estar a serviço dos protagonistas no processo de ensino e aprendizagem e, especialmente, a serviço dos sujeitos que aprendem. Deve estar a serviço da prática para melhorá-la, e a serviço dos que dela participam e dela se beneficiam. A avaliação

10 A escola se reorganiza no sentido de garantir a aprendizagem dos alunos Professor propõe estratégias de ensino diferenciadas Escola organiza outros espaços e tempos para o aluno aprender – recuperação contínua e paralela A equipe gestora se compromete com o sucesso do aluno Há a crença de que todo aluno é capaz de aprender Centrada no aluno e sua aprendizagem PROPOSTASPROPOSTAS

11 AVALIAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INSTITUCIONAL APRENDIZAGEM ESCOLA ALUNOS

12 Aos educandos Aos educandos são fundamentais para que os mesmos tomem consciência de como se encontram e, fazendo uma parceria com os educadores, possam dar passos à frente, também na busca de melhores resultados. Aos educadores Os professores devem ter interesse nos resultados esperados da avaliação, pois ela indicará onde deverão intervir para que o seu trabalho produza os resultados esperados e que sejam bem- sucedidos. A Escola A instituição diante de dados bem coletados deverá tomar posição para que sua escola efetivamente cumpra os objetivos que estão propostos em seus regimentos e apresentados à sociedade. COMO OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES PODEM SERVIR AOS EDUCANDOS, EDUCADORES E ESCOLA?

13 AS VOZES: PROFESSORES DIRETOR SISTEMA DOS PAIS DO ALUNO?

14 PLANEJAR É PRECISO, REGISTRAR TAMBÉM!

15 A VOZ DA ESCOLA: A elaboração dos Planos de Recuperação é o momento para a escola vivenciar sua autonomia (ainda que relativa). Como temos usado essa possibilidade?

16 Cabe ao PC: Elaborar, em conjunto com os professores o Plano Semestral e encaminhar a DE; Definir os critérios de agrupamento e/ou formação de grupos, local (ambientes/materiais), período, horário de realização e informação pais/responsáveis; Coordenar, implementar e acompanhar os planos, avaliar e reformular se necessário;

17 Quantidade de Alunos: Grupos de alunos (sem especificar quantidade) do mesmo nível de ensino, organizados por classe/série, por dificuldades de aprendizagem ou por outros critérios. De forma individualizada para alunos que necessitam, temporariamente, de trabalho específico (caráter excepcional).

18 Professores do projeto se comprometem: I - assistir e apoiar todos os alunos dos turnos de funcionamento do ciclo II e/ou do ensino m é dio, que necessitem desse atendimento; II - subsidiar os demais professores das disciplinas previstas nesta resolu ç ão no desenvolvimento da recupera ç ão cont í nua; III - participar dos conselhos de classes dos alunos atendidos, das HTPCs e Orienta ç ões T é cnicas promovidas pela Diretoria de Ensino.

19 RECUPERAÇÃO O REAL O POSSÍVEL O NECESSÁRIO


Carregar ppt "RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google