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GESTÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR. Processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Definir objetivos e decidir antecipadamente.

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1 GESTÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

2 Processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Definir objetivos e decidir antecipadamente as ações Planejamento Divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas, coordenar recursos Organização estimular pessoas Liderança assegurar a realização Execução e controle Administração

3 Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e execução Obter coerência com objetivos e recursos Estabelecer autoridade construtiva e única Formular decisões de forma simples, nítida e precisa Manter a disciplina Subordinar interesses individuais aos interesses grupais Manter os princípios administrativos: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, centralização, espírito de equipe Papel do gestor

4 DEBATE É possível transpor os conceitos da administração de empresas para as escolas? Teorias da administração e administração escolar

5 Motivação da transposição conceitual Falta de um corpo teórico próprio da administração escolar Resultados satisfatórios da administração escolar Necessidade de comprovar a importância da disciplina administração escolar Supremacia do critério de racionalidade técnica Escola como local de preparação para o trabalho Desdobramentos das teorias da administração no campo educacional

6 Pressupostos que os teóricos da administração escolar se apropriaram Semelhança das estruturais organizacionais. Princípios da administração são universais. A organização escolar e o sistema escolar precisam de métodos e técnicas que garantam racionalidade. Metas da sociedade. Abordagem da escola racional ampliou-se para a administração da educação como seu fundamento Teorias sobre administração escolar

7 Articulação entre Teorias da Administração e do campo da educação Como se deu essa articulação ? O que é administração escolar ? O que é administração educacional ?

8 Estrutura escolar depende do desempenho das funções. Foco nas normas e estruturas de papéis exercidos. Racionalidade do sistema encontra-se em jogo. Tensões e conflitos são disfuncionais. 3- Estruturalismo e teoria dos sistemas Imperativo do psicológico. A dimensão humana é recuperada e inserida na concepção de produtividade. Centra a administração escolar no indivíduo e pequenos grupos 2-Modelo racional humanista Relações humanas, estruturalismo Função administrativa da escola – preservar aprendizagem, ensino, Aconselhamento, supervisão e pesquisa Fluxo de comunicação de cima para baixo, concentração de poder, na cúpula, centralização da decisão, ordem, disciplina e hierarquia 1- Modelo racional Administração Científica, Escola clássica, Burocracia Pressupostos na Administração escolar Cluster Teóricos da Administração Desdobramentos das teorias da administração

9 Perspectiva racional-funcionalista Questões internas do aperfeiçoamento da estrutura do sistema escolar estão voltadas para o alcance do equilíbrio interno e externo, determinando a eficiência pela sociedade, o que demonstra a escola ter cumprido a sua função social Critérios de efetividade e relevância humana Administração escolar sob a perspectiva sistêmica

10 Sociedade Da sociedade para o sistema escolar 1- Objetivos 2- Conteúdo cultural 3- Professores e outros recursos 4- Recursos financeiros 5- Recursos materiais 6- Alunos Sistema escolar Estrutura de sustentação 1- Elementos não materiais (objetivos, normas e conteúdos) 2- Entidades mantenedoras 3- Administração do sistema Rede de escolas 1- Dimensão vertical (graus ensino) 2- Dimensão horizontal (modalidades ensino) Do sistema escolar para a sociedade 1- Melhoria do nível cultural da população 2- Aperfeiçoamento dos indivíduos 3- Formação de recursos humanos 4- Resultado de pesquisas

11 Críticas Quais as críticas à abordagem sistêmica da adm escolar ?

12 As organizações não são similares (similaridade é a relação entre estrutura econômica da sociedade capitalista e a superestrutura jurídico- política) Não se aponta a evidência de que a relação entre administração de empresas e escolar é resultado de uma situação historicamente determinada Não há uma articulação direta entre sistema escolar e social A administração escolar não é uma função que tenha autonomia em relação ao contexto econômico, político e social Críticas à abordagem sistêmica da administração escolar

13 Framework para se pensar a administração escolar Estado Escola Soc.Civil Estado Escola Comunida des interna externa Espaço de luta política Aparatos ideológicos Organização Atores envolvidos Gestão democrática da educação A perspectiva política da administração escolar

14 A administração educacional é uma versão crítica da administração escolar A administração educacional retoma a especificidade da administração vinculada à natureza da educação A administração educacional estabelece que a natureza do processo educativo não se confunde com a natureza do processo produtivo A administração educacional assume a contradição do processo educativo Surge a politização da ação administrativa, a democratização do saber Preconiza a formação do educador político pronto para assumir sua função política Gestão democrática: a administração educacional

15 O processo de socialização na escola não significa neutralidade, imparcialidade, mas vincula-se à politização da ação administra tiva, em que não há verdade geral, mas verdades históricas socialmente construídas, provisórias e parciais. Administração Educacional Formação do educador político A perspectiva crítica da administração escolar

16 DEBATE O QUE É O EDUCADOR POLÍTICO ? Quais as implicações do educador político para a educação ? O educador político

17 Díades conceituais centralização descentralizaçã o qualidade quantidade Aspectos sócio políticos e históricos público privado Elementos para uma análise crítico-compreensiva da gestão democrática e da administração educacional

18 Esfera privada é detentora de maior eficiência Enfraquecimento dos serviços públicos Privatização dos serviços educacionais Desqualificação do ensino superior Inversão da política em direção ao ensino fundamental Ênfase sobre a qualidade do ensino Responsabilização do professor pelo fracasso Unidade elementar Indivíduo História da estrutura e da organização do sistema de ensino no Brasil

19 Para o significado da gestão democrática Agentes Espaço Temas Framework para se pensar os rumos da gestão democrática Gestão democrática na escola

20 Reivindicada pelos movimentos sociais Resgate do caráter público da administração pública Controle da sociedade civil sobre a educação Garantia da liberdade de expressão, de pensamento Garantia da liberdade de organização coletiva na escola Práticas administrativas compartilhadas Gestão democrática Princípio ou diretriz constitucional, mas sem definição dos mecanismos participativos Gestão democrática na escola

21 Na perspectiva da gestão democrática Diretor está na liderança a serviço da comunidade escolar O trabalho coletivo de diferentes conhecimentos da escola é que provocará as mudanças A expectativa que alunos, pais e comunidade externa possuem da escola não pode ser ignorada Os indivíduos precisam assumir as responsabilidades de suas atividades. Necessidade do compromisso político com o ato educativo Preservação da crítica e auto-crítica Práticas administrativas compartilhadas

22 NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA RESULTADO DO EXERCÍCIO DE TODOS OS COMPONENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, SEMPRE NA BUSCA DO ALCANCE DAS METAS ESTABELECIDAS PELO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE (HORA, 1994) Gestão da escola


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