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DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

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Apresentação em tema: "DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

2 assegurar a realização
Administração Processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Planejamento Definir objetivos e decidir antecipadamente as ações Organização Divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas, coordenar recursos Liderança estimular pessoas Execução e controle assegurar a realização

3 Papel do gestor Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e execução
Obter coerência com objetivos e recursos Estabelecer autoridade construtiva e única Formular decisões de forma simples, nítida e precisa Manter a disciplina Subordinar interesses individuais aos interesses grupais Manter os princípios administrativos: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, centralização, espírito de equipe

4 Teorias da administração e administração escolar
DEBATE É possível transpor os conceitos da administração de empresas para as escolas?

5 Desdobramentos das teorias da administração no campo educacional
Motivação da transposição conceitual Falta de um corpo teórico próprio da administração escolar Resultados satisfatórios da administração escolar Necessidade de comprovar a importância da disciplina administração escolar Supremacia do critério de racionalidade técnica Escola como local de preparação para o trabalho

6 Teorias sobre administração escolar
Pressupostos que os teóricos da administração escolar se apropriaram Semelhança das estruturais organizacionais. Princípios da administração são universais. A organização escolar e o sistema escolar precisam de métodos e técnicas que garantam racionalidade. Metas da sociedade. Abordagem da escola racional ampliou-se para a administração da educação como seu fundamento

7 Articulação entre Teorias da Administração e do campo da educação
Como se deu essa articulação ? O que é administração escolar? O que é administração educacional ?

8 Desdobramentos das teorias da administração
Cluster Teóricos da Administração Pressupostos na Administração escolar 1- Modelo racional Administração Científica, Escola clássica, Burocracia Função administrativa da escola – preservar aprendizagem, ensino, Aconselhamento, supervisão e pesquisa Fluxo de comunicação de cima para baixo, concentração de poder, na cúpula, centralização da decisão, ordem, disciplina e hierarquia 2-Modelo racional humanista Relações humanas, estruturalismo Imperativo do psicológico. A dimensão humana é recuperada e inserida na concepção de produtividade. Centra a administração escolar no indivíduo e pequenos grupos 3- Estruturalismo e teoria dos sistemas Estrutura escolar depende do desempenho das funções. Foco nas normas e estruturas de papéis exercidos. Racionalidade do sistema encontra-se em jogo. Tensões e conflitos são disfuncionais.

9 Administração escolar sob a perspectiva sistêmica
Perspectiva racional-funcionalista Questões internas do aperfeiçoamento da estrutura do sistema escolar estão voltadas para o alcance do equilíbrio interno e externo, determinando a eficiência pela sociedade, o que demonstra a escola ter cumprido a sua função social Critérios de efetividade e relevância humana

10 Sociedade Do sistema escolar para a sociedade
Estrutura de sustentação 1- Elementos não materiais (objetivos, normas e conteúdos) 2- Entidades mantenedoras 3- Administração do sistema Do sistema escolar para a sociedade 1- Melhoria do nível cultural da população 2- Aperfeiçoamento dos indivíduos 3- Formação de recursos humanos 4- Resultado de pesquisas Da sociedade para o sistema escolar 1- Objetivos 2- Conteúdo cultural 3- Professores e outros recursos 4- Recursos financeiros 5- Recursos materiais 6- Alunos Rede de escolas 1- Dimensão vertical (graus ensino) 2- Dimensão horizontal (modalidades ensino)

11 Quais as críticas à abordagem sistêmica da adm escolar ?

12 Críticas à abordagem sistêmica da administração escolar
As organizações não são similares (similaridade é a relação entre estrutura econômica da sociedade capitalista e a superestrutura jurídico-política) Não se aponta a evidência de que a relação entre administração de empresas e escolar é resultado de uma situação historicamente determinada Não há uma articulação direta entre sistema escolar e social A administração escolar não é uma função que tenha autonomia em relação ao contexto econômico, político e social

13 A perspectiva política da administração escolar
Framework para se pensar a administração escolar Organização Estado Escola Comunida des interna externa Estado Escola Soc.Civil Aparatos ideológicos Espaço de luta política Atores envolvidos Gestão democrática da educação

14 Gestão democrática: a administração educacional
A administração educacional é uma versão crítica da administração escolar A administração educacional retoma a especificidade da administração vinculada à natureza da educação A administração educacional estabelece que a natureza do processo educativo não se confunde com a natureza do processo produtivo A administração educacional assume a contradição do processo educativo Surge a politização da ação administrativa, a democratização do saber Preconiza a formação do educador político pronto para assumir sua função política

15 A perspectiva crítica da administração escolar
Administração Educacional O processo de socialização na escola não significa neutralidade, imparcialidade, mas vincula-se à politização da ação administra tiva, em que não há verdade geral, mas verdades históricas socialmente construídas, provisórias e parciais. Formação do educador político

16 Quais as implicações do educador político para a educação ?
DEBATE O QUE É O EDUCADOR POLÍTICO ? Quais as implicações do educador político para a educação ?

17 Elementos para uma análise crítico-compreensiva
da gestão democrática e da administração educacional Díades conceituais público privado qualidade quantidade centralização descentralização Aspectos sócio políticos e históricos

18 História da estrutura e da organização do sistema de ensino no Brasil
Unidade elementar Indivíduo Esfera privada é detentora de maior eficiência Enfraquecimento dos serviços públicos Privatização dos serviços educacionais Desqualificação do ensino superior Inversão da política em direção ao ensino fundamental Ênfase sobre a qualidade do ensino Responsabilização do professor pelo fracasso

19 Gestão democrática na escola
Para o significado da gestão democrática Agentes Espaço Temas Framework para se pensar os rumos da gestão democrática

20 Gestão democrática na escola
Reivindicada pelos movimentos sociais Resgate do caráter público da administração pública Controle da sociedade civil sobre a educação Garantia da liberdade de expressão, de pensamento Garantia da liberdade de organização coletiva na escola Práticas administrativas compartilhadas Princípio ou diretriz constitucional, mas sem definição dos mecanismos participativos

21 Práticas administrativas compartilhadas
Na perspectiva da gestão democrática Diretor está na liderança a serviço da comunidade escolar O trabalho coletivo de diferentes conhecimentos da escola é que provocará as mudanças A expectativa que alunos, pais e comunidade externa possuem da escola não pode ser ignorada Os indivíduos precisam assumir as responsabilidades de suas atividades. Necessidade do compromisso político com o ato educativo Preservação da crítica e auto-crítica

22 NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA
Gestão da escola NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA “ RESULTADO DO EXERCÍCIO DE TODOS OS COMPONENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, SEMPRE NA BUSCA DO ALCANCE DAS METAS ESTABELECIDAS PELO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE” (HORA, 1994)


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