A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fortalecimento Institucional. Ruy Berger Filho Bogotá, novembro de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fortalecimento Institucional. Ruy Berger Filho Bogotá, novembro de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Fortalecimento Institucional

2 Ruy Berger Filho Bogotá, novembro de 2008

3 Concertação e Alianças

4 Acordos construídos entre os atores internos.

5 Acordos construídos entre a Escola e atores externos. No caso da Educação no contexto do trabalho os agentes de produção, na sua diversidade, são parceiros privilegiados.

6 DESENHO Concepção de Educação no contexto do TrabalhoEducação no contexto do Trabalho Expectativas de aprendizagem Perfil do egresso Currículo

7 Dilema primeiro: que profissional devemos formar? Além das competências tecnológicas, estão as competências éticas, sociais e políticas, que terão impacto também no perfil do trabalhador.

8 Dilema primeiro: que profissional devemos formar? Como sair do discurso vazio de formar para a cidadania, que vem dominando nossas discussões pedagógicas, sem descuidar da inserção qualificada socialmente no trabalho?

9 Dilema primeiro: que profissional devemos formar? Como formar um trabalhador que atue no mundo do trabalho contribuindo para o fortalecimento do capital social da sua comunidade?

10 Dilema primeiro: que profissional devemos formar? Isso é tarefa da educação geral, dirão alguns. Será verdade? A formação do profissional não tem implicações na inserção comunitária? Como fazer educação tecnológica para esse perfil de profissional?

11 Nem sempre o contexto econômico e tecnológico local ou do setor econômico para o qual o Centro está formando se modernizou. Construo um projeto de formação para o aqui e agora? Ou tenho que pensar nas transformações que poderão vir e na possibilidade de transitar do educando? Como conciliar a formação para a empregabilidade imediata com as necessidades de laborabilidade, no futuro próximo e em outros espaços de trabalho? Segundo dilema :

12 DESENHO Concepção de Educação no contexto do Trabalho Expectativas de aprendizagem Perfil do egresso Currículo ALIANÇAS

13 Gestão Currículo Tempo Espaço Recursos ALIANÇAS CONCERTAÇÃO

14 Acompanhamento e Avaliação Atores Processos Egressos Projeto ALIANÇASCONCERTAÇÃO

15 Desenvolvimento Currículo Docentes Gestores Recursos MateriaisDocentes Gestores

16 Ampliação do universo cultural Processo de Formação Continuada Atualização no Mundo do Trabalho

17 Formação Continuada A escola como locus do processo de formação. A equipe escolar como sujeito da formação.

18 construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências científicas, tecnológicas, profissionais e pedagógicas para apropriar-se, implementar, avaliar, sugerir e propor modificações na proposta educacional; desenvolvimento de uma cultura de desenvolvimento profissional como um processo coletivo, envolvendo a equipe escolar, com foco na sala de aula e na organização da escola e não apenas em uma disciplina específica do currículo ou em uma função específica na organização da escola; constituição das competências necessárias para o trabalho de grupo, tais como interagir, expressar e ouvir pontos de vista, compartilhar idéias e buscar entendimento.

19 Competências como referência. Não basta a um profissional ter conhecimentos sobre seu trabalho. É fundamental que saiba mobilizar esses conhecimentos, transformando-os em ação. O professor deve ter o domínio dos conhecimentos específicos em torno dos quais deverá agir, mas, também, compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões, responsabilidade pelas opções feitas.

20 Prática como conteúdo integrante do processo formativo. Prática como homologia de processos Prática como conhecimento em contexto Prática como associação contínua entre objeto de conhecimento e objeto de ensino Prática como aprendizagem de como fazer Prática como trabalho coletivo

21 Centralidade da competência para leitura e escrita. A cultura e o trabalho como contextos curriculares Interdependência entre conteúdos a aprender e condições sociais, afetivas e cognitivas dos alunos

22 Desenvolvimento Currículo Docentes Gestores Recursos Materiais PROJETO REFORMULADO Concertação e Alianças


Carregar ppt "Fortalecimento Institucional. Ruy Berger Filho Bogotá, novembro de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google