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EQUIPE: CADEP/NRE – TOLEDO/PR Claudete Miola de Castro Dianete Maria Ragazzan Elaine Colletti Trhun Marina Fátima G. de Brito.

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2 EQUIPE: CADEP/NRE – TOLEDO/PR Claudete Miola de Castro Dianete Maria Ragazzan Elaine Colletti Trhun Marina Fátima G. de Brito

3 8h 30 min - Exposição conceitual sobre o plano de ação da escola 10h – Intervalo 10h 10min – Dois grupos: Gp I - Relato de experiência: Prática do Conselho de Classe numa escola da Rede Pública do Estado do Paraná Gp II - Relato de experiência: processo de elaboração do P.P.P numa escola da Rede Pública do Estado do Paraná 11h – Troca dos grupos 11h 45min – Intervalo para almoço 13h – Exercício de elaboração de um plano de ação da escola Agrupamentos por Eixos de ações da organização do Plano 14 h – Socialização das sugestões do Plano e ação 14h 30min –Dúvidas, sugestões e avaliação. 15h 15 min – Intervalo 15h 30min – Confraternização 16:45 - Encerramento

4 Planejamento: por quê? para quê? com quem? Fonte Estudos da CADEP : Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE

5 PLANEJAMENTO: PLANOS Plano Nacional de Educação Plano Estadual de Educação Plano Municipal de Educação Projeto Político-Pedagógico da Escola Plano de Ação da Escola - Gestão: 2006/2007 Plano de Trabalho Docente

6 Organização do Trabalho Pedagógico Escolar PLANEJAMENTOPLANEJAMENTO Projeto Político- Pedagógico Plano de Ação da Escola Plano de Trabalho Docente Proposta Pedagógica ou Projeto Pedagógico Marco situacional Marco Conceitual Marco Operacional PROPOSTA CURRICULAR Parte da proposta pedagógica Organiza o ensino-aprendizagem em sala de aula. Organiza e articula ações necessárias ao funcionamento da escola do ponto de vista da gestão democrática. - O quê? - O como? - O por quê? - O para quê? - Para quem?

7 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO É a construção coletiva da identidade da escola pública de qualidade que pressupõe um projeto: de sociedade, de educação, de cultura e de cidadania......fundamentado na democracia e na justiça social. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

8 Opção teórica: Pedagogia progressista Sociedade justa e democrática MARCO CONCEITUAL/ DOUTRINAL Grandes linhas de ação (EIXOS) (Plano de ação) MARCO OPERACIONAL Análise da realidade – diagnóstico- perfil MARCO SITUACIONAL R E F T E R Ó Ê R N I C I O A L DIMENSÕES DA CONCEPÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

9 PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA Explicita as condições necessárias à prática pedagógica; Organiza coletivamente o trabalho escolar: docentes, funcionários, pais, alunos e outros; Define ações imediatas necessárias à organização do trabalho escolar; Explicita com clareza e objetividade as ações relativas à educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e modalidades de ensino. Cria condições didático-pedagógicas para realização da Proposta Pedagógica/Projeto Político-Pedagógico. Cria condições didático-pedagógicas para realização da Proposta Pedagógica/Projeto Político-Pedagógico.

10 Marco operacional Plano de Ação... por isso nossa escola funcionará... Apresentação de ações (tomada de decisões do coletivo) comprometidas com a transformação da realidade educacional e social. Grandes linhas de ação: Gestão democrática; Proposta pedagógica; Formação continuada dos trabalhadores em educação; Qualificação dos espaços e dos equipamentos; Outros. Assume uma proposta de avaliação emancipatória.

11 PLANO DE AÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA PROPOSTA PEDAGÓGICA FORMAÇÃO CONTINUADA QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DA ESCOLA ENSINO Qualidade da aprendizagem para todos os alunos. EIXOSEIXOS EIXOSEIXOS PLANEJAMENTOPLANEJAMENTO NÍVEIS E MODALIDADES LINHASDEAÇÕESLINHASDEAÇÕES OUTRAS ESPECIFICIDADES

12 I - GESTÃO DEMOCRÁTICA Conselho Escolar Conselho de Classe Alunos Representantes de Turma: eleição e formação política Grêmio Estudantil APMF Participação de Pais

13 II - PROPOSTA PEDAGÓGICA Constitui-se no estudo contínuo das áreas do conhecimento; reflexão coletiva sobre a prática docente. Objeto de estudo; Critérios de seleção dos conteúdos; Pressupostos teórico-metodológicos; Práticas avaliativas: concepção, critérios, instrumentos, comunicado dos resultados aos alunos e pais; Recuperação de estudos: em processo e paralelo. Plano de trabalho docente; planejamento, hora- atividade, reuniões pedagógicas, outras...

14 III - FORMAÇÃO CONTINUADA Estudo/leitura de temas/assunto –Participação em cursos/eventos –Formação de grupos de estudo –Formação de: - pais - alunos - professores - funcionários

15 IV - QUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS Gestão administrativo-pedagógica do uso dos equipamentos e dos espaços; Identificação dos recursos já existentes: qualificação Uso adequado dos equipamentos existentes: - sala de aula - biblioteca/laboratório - espaços educativos - matérias didáticos - outros...

16 V – OUTRAS ESPECIFICIDADES Participação em Feiras, Exposições; Atividades esportivas/culturais Articulação da Escola com outros eventos estaduais e locais. A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico reduz drasticamente os projetinhos isolados da escola.

17 PLANO DE AÇÃO GESTÃO: _________(ano/anos) Secretaria de Estado da Educação Escola/Colégio Estadual ____________________________ Município ________________________________________ Diretor (a) ___________________________________ Vice-Diretor (a) _______________________________ Pedagogo(a) _________________________________ _________________________________

18 I – Princípio(s) orientador(es) II –Objetivo Geral

19 I - GESTÃO DEMOCRÁTICA 1.1 Linha de ação/Eixo: Conselho Escolar____________ 1.2 Objetivo 1.3 Detalhamento da ação 1.4 Condições 1.5 Recursos 1.6 Responsável 1.7 Cronograma

20 I - GESTÃO DEMOCRÁTICA 1.1 Linha de ação/Eixo: CONSELHO ESCOLAR Objetivo:__________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ DETALHAMENTOCRONOGRAMA RESPONSÁVELCONDIÇÕESAÇÃO

21 Ex.: (Ação) Palestra sobre a formação de docentes em nível superior para atuar na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, no dia 09/07, das 18h30m às 22h15m, com a professora Madselva, na sala 17 da escola. Reunião com os pais e alunos para debater as formas de participação na educação escolar de seus filhos. Execução da reforma do telhado da escola até julho. Aquisição de 130 títulos de Literatura Infantil até setembro.

22 O PAPEL DO DIRETOR E DO/A PEDAGOGO/A COMO ARTICULADORES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA PÚBLICA A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico pressupõe: 1.Concepção: Homem, sociedade, cultura, ciência, tecnologia, cidadania, conhecimento, educação, escola, aprendizagem, ensino, currículo, gestão democrática, valorização e formação continuada dos trabalhadores em educação.

23 2. Conhecimento e explicitação do conjunto das relações sociais: Econômicas, políticas, culturais, educacionais, jurídicas, religiosas, éticas, morais, estéticas, afetivas... Que produz/ reproduz as desigualdades da sociedade capitalista.

24 3. DESAFIO... Construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico Marco Situacional Marco Conceitual Marco Operacional identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola. expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social. apresenta as grandes linhas de ação referentes: gestão democrática; currículo escolar; formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

25 REFLEXÃO... Quando aplico a nota dois a um aluno, disto não segue outra coisa que não seja o compromisso tanto mais urgente de cuidar dele religiosamente. DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004, p. 51.

26 O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar- me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida. Cuidado significa desvelo, solicitude, dirigência, zelo, atenção, bom trato. Como dizíamos, estamos diante de uma atitude fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude. BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela Terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999, p. 91.


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