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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO CASCAVEL CLEUSA A. DIDOMENICO DO NASCIMENTO DE SOUZA COORDENAÇÃO.

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1 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO CASCAVEL CLEUSA A. DIDOMENICO DO NASCIMENTO DE SOUZA COORDENAÇÃO DE MATEMÁTICA

2 DEPATAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - DEB Chefe do DEB – Mary Lane Hutner Coordenação Pedagógica: Maria Eneida – Diretrizes Curriculares Maria Eneida – Diretrizes Curriculares Ademir – Projeto Folhas e OAC Ademir – Projeto Folhas e OAC Maria de Fátima – Pesquisa e Produção Maria de Fátima – Pesquisa e Produção Jairo – Livro Didático Público Jairo – Livro Didático Público Arlendra - Educação Infantil e anos iniciais do EF Arlendra - Educação Infantil e anos iniciais do EF Equipes Disciplinares

3 Equipe Disciplinar de Matemática – DEB Claudia Vanessa Cavichiolo Lisiane Cristina Amplatz Marcia Viviane Barbetta Manosso Renata Cristina Lopes Telefone: (41)

4 POLÍTICA E CURRÍCULO Nova Orientação político- econômica Nova Orientação político- econômica Novo projeto de sociedade Novo projeto de sociedade Re-orientação curricular Re-orientação curricular

5 DÉCADA DE 1970 Lei nº /71-...com o fim das humanidades acabou também, em grande parte, o pensamento crítico, o que significou o fim de toda uma prática de reflexão questionadora que, bem ou mal, tinha-se iniciado nos anos 60 ( ROUANET 1987, p.307). ( ROUANET 1987, p.307).

6 Década de 1980 Na década de 1980, com a consolidação da abertura política e o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, ganham força as discussões sobre o currículo escolar e o papel da educação na transformação social, política e econômica da sociedade brasileira. Na década de 1980, com a consolidação da abertura política e o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, ganham força as discussões sobre o currículo escolar e o papel da educação na transformação social, política e econômica da sociedade brasileira.

7 Currículo Básico No Estado do Paraná, o resultado desse processo está materializado no documento denominado Currículo Básico, construído por professores da escola pública. No Estado do Paraná, o resultado desse processo está materializado no documento denominado Currículo Básico, construído por professores da escola pública. Objetivo: Objetivo: Instrumentalizar os trabalhadores com – Trabalho – Ciência – Cultura. Instrumentalizar os trabalhadores com – Trabalho – Ciência – Cultura.

8 LDB 9.394/96 No Estado do Paraná, após o lançamento dos PCN, em 1998, a Secretaria de Estado da Educação adota uma política de esvaziamento do conteúdo das disciplinas. No Estado do Paraná, após o lançamento dos PCN, em 1998, a Secretaria de Estado da Educação adota uma política de esvaziamento do conteúdo das disciplinas.

9 DIRETRIZES CURRICULARES 2003 – DIAGNÓSTICO – DIAGNÓSTICO – 2005 – EVENTOS E ENCONTROS DESCENTRALIZADOS PARA DISCUSSÃO COLETIVA E SISTEMATIZAÇÃO DO TEXTO – 2005 – EVENTOS E ENCONTROS DESCENTRALIZADOS PARA DISCUSSÃO COLETIVA E SISTEMATIZAÇÃO DO TEXTO – DISCUSSÃO COLETIVA SEED REESTRUTURAÇÃO DO TEXTO E EDITORAÇÃO – DISCUSSÃO COLETIVA SEED REESTRUTURAÇÃO DO TEXTO E EDITORAÇÃO.

10 DIRETRIZES CURRICULARES 2007 – PRIMEIRO SEMESTRE 2007 – PRIMEIRO SEMESTRE –REVISÃO e EDITORAÇÃO DOS TEXTOS DE DIRETRIZES DOS NÍVEIS E MODALIDADES. –LEITURA CRÍTICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES DAS DISCIPLINAS – REVISÃO.

11 DIRETRIZES CURRICULARES 2007 – SEGUNDO SEMESTRE 2007 – SEGUNDO SEMESTRE –Encontros presenciais: equipes disciplinares, leitores críticos e secretário de Estado da Educação. –Editoração da versão definitiva das Diretrizes Curriculares – Divulgação fevereiro de 2008.

12 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PLANEJAMENTOPLANEJAMENTO Marco (ato) operacional Marco (ato) ConceitualMarco (ato) Situacional Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola Expressa a opção e os fundamentos teórico- metodológicos da escola DIRETRIZES CURRICULARES Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Objetivos PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Partindo da Proposta Pedagógica Curricular - Organiza o ensino e aprendizagem em sala de aula PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA Considerando o plano como um documento discutido coletivamente, ele organiza e articula ações necessárias para a efetivação do PPP, também construído de forma coletiva


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