A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 04, 05 e 06/02

2 PROPOSTA DE TRABALHO: 1º dia - ROTEIRO 1
Retorno da sistematização da Semana Pedagógica de julho de concepção de currículo – (opção pelo currículo disciplinar)

3 DIA ROTEIRO PARTICIPANTES 04/02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2; Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participantes) DI A ROTEIRO PARTICI PANTES 04/ 02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2;Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participan tes)

4 Roteiro 2 DIA ROTEIRO PARTICIPANTES 05/02
Leitura das apresentação das produções curriculares realizadas pela SEED a partir dos Departamentos e Coordenações Assistir ao vídeo produzido pela DITEC; /modules/conteudo/conteudo.php ?conteudo=10 - Disponível no final da página- clicar em Vídeo Cautec e baixar no pendrive Acessar o Portal dia a dia e conhecer recursos para subsidiar a prática pedagógica. Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participantes) DI A ROTEIRO PARTICI PANTES 04/ 02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2;Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participan tes)

5 DIA ROTEIRO PARTICIPANTES 06/02 Roteiro 3 Reformular as Propostas Pedagógicas Curriculares Construir o Plano de Trabalho Docente Roteiro 4 Leitura do texto proposto; Leitura de capítulos específicos do Plano de Cargos e Salários dos Funcionários da Educação Básica Atividade 1 - realização das questões propostas Professores Funcionários DI A ROTEIRO PARTICI PANTES 04/ 02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2;Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participan tes)

6 Textos de referência - Texto1 - “Concepção de Currículo Disciplinar: limites e avanços das escolas da Rede Estadual do Paraná” Retorno das produções Texto 2 - “A Educação Básica e a opção pelo currículo Disciplinar” Texto introdutório das DCE

7 - ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS EXEMPLOS 1 E 2
Exemplo 1 - Currículo Disciplinar - concepção crítica de currículo - Escola Guaicuru - Estado do Mato Grosso com consultoria de Ligia Klein Exemplo 2 - Currículo Multidisciplinar - recorte de um exemplo da Pedagogia de Projetos

8 Proposta de trabalho - Atividade 1 - comparação dos dois exemplos a partir de categorias que organizam o currículo. Atividade 2 - análise das produções da escola em a partir das mesmas categorias. Atividade 3 - relação entre a concepção de currículo e a organização da prática escolar com o objetivo de entender o papel dos profissionais que atuam na escola movido por esta concepção (importante situar aqui o papel dos funcionários).

9 2º dia - Roteiro 2 - Instrumentalização dos profissionais da educação acerca das produções curriculares da SEED. Leitura das apresentações das produções dos setores da SEED, bem como de suas ações. Busca de referenciais (textos, diretrizes, produções tecnológicas) disponibilizados em arquivo e sugeridos em links que possam subsidiar a construção da Proposta Pedagógica Curricular,Plano de Trabalho Docente e a prática pedagógica.

10 PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E/OU DIRETIVA)
CASO A ESCOLA OPTE POR TRABALHAR EM GRUPOS, OS MESMOS DEVERÃO TER REPRESENTANTES POSSÍVEIS DE TODOS OS QUE PARTICIPARÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA (FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E/OU DIRETIVA)

11 - Retomar as categorias de análise das atividades 1 e 2 do roteiro 1.
3º dia - Roteiro 3 - REELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE COM MEDIAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA Importante: - Retomar as categorias de análise das atividades 1 e 2 do roteiro 1. - Ler o documento que fundamenta os elementos do Plano de Trabalho Docente disponibilizado no próprio roteiro. - Garantir o papel da equipe pedagógica nesta mediação para discutir os elementos do plano e sustentar a articulação entre PPP, PPC e PTD.

12 Específico aos funcionários
3 DIA - ROTEIRO 4 - Específico aos funcionários segue texto de fundamentação: “Trabalho, Práticas, Culturas e Educação” com roteiro de atividades. Fonte: MEC, SEB, Capítulo 3. Vol. 3 Formação Profuncionário. Importante - estar de posse do Plano de Cargos e Salários. Mediação possível da equipe pedagógica e/ou diretiva.

13 ENTREGA DAS SISTEMATIZAÇÕES PELO NRE
NO QUE CONSISTE: Analisar avanços de compreensão sobre a concepção de currículo possibilitada pela semana pedagógica de em relação à 2008. Só roteiro 1 e 4: Roteiro 1 - Breve análise do NRE realizada a partir da leitura das produções, seguida ou ilustrada por exemplos de compreensões da escola acerca das concepções presentes nos exemplos 1 e 2. Resumo possível das produções das escolas a partir das categorias de análise (aproveitar quadro comparativo) Breve análise do retorno da atividade 3 - situar a compreensão do papel dos profissionais da educação dentro da concepção de currículo defendida para a escola pública.

14 Roteiro 4 - Levantamento (resumo) dos principais apontamentos das escolas a partir do quadro de categorias de análise e das questões indicadas - seguir formato. PRAZOS - ATÉ 13 DE MARÇO Roteiros 1 e 4 para NRE/ Equipe Pedagógica – versão impressa e em CD contendo as produções da escola.

15 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS:
PAPEL DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS NA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E NA METODOLOGIA DE TRABALHO TEXTOS DO ROTEIRO 1 E 2 POR TODOS : PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO ESCOLAR, CONSIDERANDO NO ROTEIRO 2 MODALIDADES ESPECÍFICAS.


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google