Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra
2
Relação professor/aluno
A arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento...O professor só pode esperar atingir o seu público na medida em que ele próprio é atingido por esse publico; na medida em que o percebe enquanto desejo e se sente enriquecido por ele (Einstein)
3
Relação professor/aluno
O ensino é uma prática social complexa onde existem conflitos de valor e que exige posturas éticas e políticas. A sala de aula é um espaço de relações interpessoais, no qual ocorre uma ampla gama de fenômenos psicológicos.
4
Relação professor/aluno
O ato pedagógico não pode deixar de considerar as mudanças ocorridas na sociedade no que diz respeito ao plano das relações interpessoais. Ser professor requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar as situações ambíguas, incertas, conflituosas.
5
Natureza da atividade docente
Proceder à mediação reflexiva e critica entre as transformações sociais concretas e a formação humana dos alunos, questionando o modo de pensar, sentir, agir e de produzir e distribuir conhecimentos.
6
Ensinar exige: Habilidade em comunicar-se com os estudantes de modo a aumentar a motivação, o prazer e o aprendizado autônomo; Estimular a motivação e a satisfação, promovendo relacionamentos; Promover emoções positivas, observando respeito aos estudantes como indivíduos capazes
7
Ensinar implica em: Relações interpessoais com os estudantes;
Solicitar feedback dos alunos; Liderança indireta em sala de aula; tratando os alunos individualmente.
8
Postura pedagógica do professor/aprendizagem
Dimensão de relacionamento - a forma como o professor percebe o ensino e administra as diferentes situações comportamentais na relação professor-aluno. Dimensão cognitiva - aspectos intelectuais e técnico-didáticos, que tornam o conhecimento do conteúdo acessível ao aluno.
9
Dimensão de relacionamento
Perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos; Enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré-conceitos de natureza pessoal.
10
Dimensão de relacionamento
Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade; Assumir postura de liderança e não de autoritarismo, permitindo ao aluno participar do planejamento da disciplina, assegurando que não seja prejudicado o cumprimento da ementa e o nível de aprendizagem definido nos objetivos da disciplina.
11
Relações interpessoais
Exige desenvolver a inteligência interpessoal; Aprender a lidar com o outro nas situações conflitantes; Ética / Respeito / Valorização
12
Relações interpessoais
perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré-conceitos de natureza pessoal
13
Relações interpessoais
Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade Assumir postura de liderança e não de autoritarismo
14
Postura ética Educar é essencialmente formar
A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distancia de uma rigorosa formação ética ao lado da estética. Paulo Freire
15
Bibliografia: PIMENTA, Selam Garrido; ANASTASIOU, Lea das G. Camargos. Decência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002 LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.