A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É um espaço de conhecimento que possibilita a construção da democracia social e política Dessa forma o ensino não é atividade exclusiva da escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É um espaço de conhecimento que possibilita a construção da democracia social e política Dessa forma o ensino não é atividade exclusiva da escola."— Transcrição da apresentação:

1

2 É um espaço de conhecimento que possibilita a construção da democracia social e política Dessa forma o ensino não é atividade exclusiva da escola

3 Possibilita a articulação das capacidades de receber e interpretar informações, para produzi-la no contexto social Para que o indivíduo atue como sujeito do conhecimento

4 Promoção de oportunidades para lidar com os próprios sentimentos Estimulações referentes à autoestima Respeito às individualidades Desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e da confiança Formação de competências e valores para as decisões e ações - cidadania

5 Preparação para as demandas produtivas e de emprego, com a inserção competente e crítica no mercado de trabalho

6 Tudo o que é ensinado deve ter um sentido, buscando Educar para a vida, que nada mais é que mostrar a relação dos conteúdos aprendidos com a utilidade na vivência do cotidiano Tudo o que é ensinado deve ter um sentido, buscando Educar para a vida, que nada mais é que mostrar a relação dos conteúdos aprendidos com a utilidade na vivência do cotidiano

7 A função social da educação nos diferentes ambientes educativos seja assegurada com a interação dos sujeitos envolvidos no processo

8 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO NÃO É CIENTÍFICO (SAVIANI, 2008)

9 Pesquisa é todo procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.

10 A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em estado de desordem não podendo ser adequadamente relacionada ao problema

11

12 Pesquisar é produzir com ação no meio, novos conhecimentos, constatando as suas contradições.

13 Pesquisar é fazer ciência, é produzir conhecimentos com base na investigação. Investigar é seguir os vestígios de alguma coisa, é indagar, é buscar um novo conhecimento através da prática.

14 A produção do conhecimento novo objetiva dar maior qualidade de vida ao homem.

15 A ciência existe para desocultar a essência. A aparência é aquilo que se conhece e pensa conhece, aproximando-se do senso comum.

16

17 Todos os professores, inclusive o pedagogo são profissionais lato sensu, quando assumem as tarefas de docência em sala de aula.

18 Envolve um leque de atividades de práticas educativas fora da sala de aula, podendo ser na própria escola como também em espaços educativos não escolares.

19 Exerce atividades de pesquisa, é um pedagogo pesquisador, é um produtor de conhecimento Reflete constantemente a sua prática, portanto, um profissional reflexivo

20 A pesquisa reduzida à busca do conhecimento, ou seja, pesquisar só para saber é configuração alienante dessa atividade. (DEMO, 1990)

21 A formação do educador deve ser constituída para além do ensinar, envolvendo atividades de pesquisa sobre/na realidade escolar. É preciso que esta formação alimente-se do fenômeno educativo como um todo, que não se resuma ao espaço escolar

22 Garantir a pesquisa é um princípio que possibilita a formação de profissionais para compreender complexidades do mundo do trabalho e contradições geradas na prática social

23 Ensina que na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática (FREIRE, 1997, p. 43)

24 Schön (1995) propôs o conceito de reflexão na ação como o processo pelo qual os professores aprendem a partir da análise e interpretação de sua própria atividade

25 Resultam das demandas sociais, ao colocarem na educação suas expectativas

26 Compõem-se dos saberes a serem ensinados, ou seja, das ciências E dos didáticos, para facilitar sua compreensão Ambos são indissociáveis

27 Ou da Experiência: resultam da prática cotidiana Subdividem em: Saberes sobre a prática: que se referem ao como fazer Saberes da prática: produtos e resultados da ação

28 Caráter multidimensional da pedagogia, como campo de conhecimento Reivindicação a diversas esferas da prática social

29 O surgimento de novas necessidades formativas e a abertura de novos âmbitos educativos... Possibilita na assunção de novas funções pelo profissional da pedagogia Se caracteriza por ser um profissional responsável pela docência e especialidades na educação

30 Abrigos, presídios, centros de recuperação e socioeducação Sindicatos, movimentos sociais, ONGs Instituições públicas e privadas Empresas e Hospitais Qualificação de Recursos Humanos

31


Carregar ppt "É um espaço de conhecimento que possibilita a construção da democracia social e política Dessa forma o ensino não é atividade exclusiva da escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google