Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenan Dimas Alterado mais de 11 anos atrás
1
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
2
O CONTEXTO SOCIAL É um espaço de conhecimento que possibilita a construção da democracia social e política Dessa forma o ensino não é atividade exclusiva da escola
3
ASSIM ... O CONHECIMENTO Possibilita a articulação das capacidades de receber e interpretar informações, para produzi-la no contexto social Para que o indivíduo atue como sujeito do conhecimento
4
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO Promoção de oportunidades para lidar com os próprios sentimentos Estimulações referentes à autoestima Respeito às individualidades Desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e da confiança Formação de competências e valores para as decisões e ações - cidadania
5
A EDUCAÇÃO ENTÃO OBJETIVA A
Preparação para as demandas produtivas e de emprego, com a inserção competente e crítica no mercado de trabalho
6
Tudo o que é ensinado deve ter um sentido, buscando “Educar para a vida”, que nada mais é que mostrar a relação dos conteúdos aprendidos com a utilidade na vivência do cotidiano Tudo o que é ensinado deve ter um sentido, buscando “Educar para a vida”, que nada mais é que mostrar a relação dos conteúdos aprendidos com a utilidade na vivência do cotidiano
7
PARA QUE... A função social da educação nos diferentes ambientes educativos seja assegurada com a interação dos sujeitos envolvidos no processo
8
PESQUISA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO “O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO NÃO É CIENTÍFICO” (SAVIANI, 2008)
9
Pesquisa é todo procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
10
A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em estado de desordem não podendo ser adequadamente relacionada ao problema
11
Todo ser humano nasce pesquisador, pois desde criança existe a curiosidade sobre o que existe no mundo
12
Pesquisar é produzir com ação no meio, novos conhecimentos, constatando as suas contradições.
13
Pesquisar é fazer ciência, é produzir conhecimentos com base na investigação.
Investigar é seguir os vestígios de alguma coisa, é indagar, é buscar um novo conhecimento através da prática.
14
A produção do conhecimento novo objetiva dar maior qualidade de vida ao homem.
15
A ciência existe para desocultar a essência.
A aparência é aquilo que se conhece e pensa conhece, aproximando-se do senso comum.
16
O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO
17
O PEDAGOGO LATO SENSU Todos os professores, inclusive o pedagogo são profissionais lato sensu, quando assumem as tarefas de docência em sala de aula.
18
O PEDAGOGO STRICTO SENSU
Envolve um leque de atividades de práticas educativas fora da sala de aula, podendo ser na própria escola como também em espaços educativos não escolares.
19
O PEDAGOGO STRICTO SENSU
Exerce atividades de pesquisa, é um pedagogo pesquisador, é um produtor de conhecimento Reflete constantemente a sua prática, portanto, um profissional reflexivo
20
CUIDADO!!! A pesquisa reduzida à busca do conhecimento, ou seja, pesquisar só para saber é configuração alienante dessa atividade. (DEMO, 1990)
21
TEORIA<>PRÁTICA: PRÁXIS
A formação do educador deve ser constituída para além do ensinar, envolvendo atividades de pesquisa sobre/na realidade escolar. É preciso que esta formação alimente-se do fenômeno educativo como um todo, que não se resuma ao espaço escolar
22
Garantir a pesquisa é um princípio que possibilita a formação de profissionais para compreender complexidades do mundo do trabalho e contradições geradas na prática social
23
Ensina que “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática” (FREIRE, 1997, p. 43)
24
REFLEXÃOAÇÃOREFLEXÃO
Schön (1995) propôs o conceito de reflexão na ação como o processo pelo qual os professores aprendem a partir da análise e interpretação de sua própria atividade
25
SABERES FORMATIVOS Resultam das demandas sociais, ao colocarem na educação suas expectativas
26
SABERES TEÓRICOS Compõem-se dos saberes a serem ensinados, ou seja, das “ciências” E dos didáticos, para facilitar sua compreensão Ambos são indissociáveis
27
SABERES PRÁTICOS Ou da Experiência: resultam da prática cotidiana
Subdividem em: Saberes sobre a prática: que se referem ao como fazer Saberes da prática: produtos e resultados da ação
28
O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Caráter multidimensional da pedagogia, como campo de conhecimento Reivindicação a diversas esferas da prática social
29
O TRABALHO DO PEDAGOGO O surgimento de novas necessidades formativas e a abertura de novos âmbitos educativos... Possibilita na assunção de novas funções pelo profissional da pedagogia Se caracteriza por ser um profissional responsável pela docência e especialidades na educação
30
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO Abrigos, presídios, centros de recuperação e socioeducação Sindicatos, movimentos sociais, ONGs Instituições públicas e privadas Empresas e Hospitais Qualificação de Recursos Humanos
31
QUE CAMINHO SEGUIR
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.