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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
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O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de:
CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES(saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) ATITUDES(saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)
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CONCEITO DE COMPETÊNCIA RELACIONADO A: Laboralidade Condições de “navegabilidade” entre as várias ocupações ou áreas profissionais Perfil profissional: saberes, saber-fazer, saber-ser, saber- conviver
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HABILIDADES - Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos: . identificar variáveis . compreender fenômenos . relacionar informações . analisar situações- problema . sintetizar . julgar . correlacionar
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HABILIDADES ESTÃO LIGADAS A ATRIBUTOS RELACIONADOS AO:
SABER-CONHECER SABER- FAZER SABER - CONVIVER SABER-SER
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AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS
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COMPETÊNCIAS - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser arquiteto ser turismólogo ser professor de História ser advogado
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COMPETÊNCIAS pressupõem: Operações mentais Capacidades para usar as Habilidades Emprego de atitudes - adequadas à realização de tarefas.
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UMA COMPETÊNCIA PERMITE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, UMA CAPACIDADE DE ENCONTRAR VÁRIOS RECURSOS, NO MOMENTO E NA FORMA ADEQUADAS.
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COMPETÊNCIA IMPLICA: Mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
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Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.
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ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES - Respeitar as identidades e as diferenças - Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação - Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos - Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual adquirir, avaliar e transmitir informações
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ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADE Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras; - Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos - Desenvolver a criatividade - Saber conviver em grupo - Aprender a aprender
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Qual o foco do currículo?
Conteúdos disciplinares? Competências? Conceitos e competências articulados em contextos significativos? Apresenta uma perspectiva multicultural e inclusiva ?
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Foco na autonomia do aluno
Conteúdos como meios e não como fins em si mesmos Não são os conteúdos que constroem competências mas sim as atividades envolvendo os conteúdos Atividades diversificadas para desenvolver diferentes competências
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Construção de competências no aluno : promoção da autonomia intelectual
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Diálogo com Professores, colegas e com o meio.
Situação Desafiadora ASSIMILAÇÃO SOCIOINTERAÇÃO ACOMODAÇÃO Diálogo com Professores, colegas e com o meio.
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- Valorizam a criatividade - “Formata” as pessoas
Como desenvolver competências: adestramento X situações de aprendizagem diversificadas - Irão provocar novos percursos de raciocínio, novas ações mentais, gerando a ampliação de sinapses - Limita o desempenho a um determinado tipo ou número de situações de aprendizagem Situações diversificadas - Valorizam a criatividade Adestramento - “Formata” as pessoas
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Desenvolvimento de competências
Ocorre por meio da vivência de situações diversificadas e desafiadoras “Em situação” Não é linear ou escalonar. São avaliadas por meio do desempenho
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Conteúdos/Competências
Os conteúdos são meios e não fins. Em atividades diferenciadas, mobilizam-se conceitos e desenvolvem-se competências e habilidades. Exemplos de competência em Engenharia: Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados Não é um conteúdo específico que desenvolverá esta competência. Atividades que envolvam trabalho com projetos, realização de experimentos e análise de resultados é que favorecerão este desenvolvimento. Nessas atividades, podem ser trabalhados conteúdos variados, tais como os de Ciências do Ambiente ou de Circuitos Elétricos.
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Multidisciplinaridade: Abordagem fragmentada
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Interdisciplinaridade: Articulação sem perda da identidade disciplinar
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Transdisciplinaridade: Quebra de fronteiras disciplinares
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Articulações Interdisciplinares
Pelo contexto / problematização Pelas competências a serem desenvolvidas Pelos conceitos estruturantes / conteúdos
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O primeiro passo do projeto é a problematização
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O problema a ser resolvido - questão a ser investigada – é quem indica quais disciplinas são realmente necessárias.
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Todo projeto deve propor intervenções na realidade
Conteúdos são mobilizados e a autonomia do aluno é ampliada no decorrer do projeto
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Novo Papel do Professor:
Fazer aprender e não simplesmente, ensinar.
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Importância da formação continuada
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“ A amorosidade, a afetividade, não enfraquecem em nada, primeiro, a seriedade de estudar e produzir, segundo, não obstacularizam em nada a responsabilidade política e social.” (FREIRE, Paulo In: GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, p., p. 141.)
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PROGRAMAS INTEGRADOS E PARTILHADOS DE DESENVOLVIMENTO
DA ORGANIZAÇÃO ACEITAÇÃO PARTILHADA DE VISÕES E NECESSIDADES MUDANÇA NA CULTURA DA ESCOLA INSTITUCIONALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE
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