A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HABILIDADES E COMPETÊNCIAS."— Transcrição da apresentação:

1 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

2 O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de:
CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES(saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) ATITUDES(saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)

3 CONCEITO DE COMPETÊNCIA RELACIONADO A: Laboralidade Condições de “navegabilidade” entre as várias ocupações ou áreas profissionais Perfil profissional: saberes, saber-fazer, saber-ser, saber- conviver

4 HABILIDADES - Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos: . identificar variáveis . compreender fenômenos . relacionar informações . analisar situações- problema . sintetizar . julgar . correlacionar

5 HABILIDADES ESTÃO LIGADAS A ATRIBUTOS RELACIONADOS AO:
SABER-CONHECER SABER- FAZER SABER - CONVIVER SABER-SER

6 AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

7 COMPETÊNCIAS - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser arquiteto ser turismólogo ser professor de História ser advogado

8 COMPETÊNCIAS pressupõem: Operações mentais Capacidades para usar as Habilidades Emprego de atitudes - adequadas à realização de tarefas.

9 UMA COMPETÊNCIA PERMITE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, UMA CAPACIDADE DE ENCONTRAR VÁRIOS RECURSOS, NO MOMENTO E NA FORMA ADEQUADAS.

10 COMPETÊNCIA IMPLICA: Mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.

11 Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.

12 ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES - Respeitar as identidades e as diferenças - Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação - Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos - Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual adquirir, avaliar e transmitir informações

13 ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADE Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras; - Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos - Desenvolver a criatividade - Saber conviver em grupo - Aprender a aprender

14 Qual o foco do currículo?
Conteúdos disciplinares? Competências? Conceitos e competências articulados em contextos significativos? Apresenta uma perspectiva multicultural e inclusiva ?

15 Foco na autonomia do aluno
Conteúdos como meios e não como fins em si mesmos Não são os conteúdos que constroem competências mas sim as atividades envolvendo os conteúdos Atividades diversificadas para desenvolver diferentes competências

16 Construção de competências no aluno : promoção da autonomia intelectual

17 Diálogo com Professores, colegas e com o meio.
Situação Desafiadora ASSIMILAÇÃO SOCIOINTERAÇÃO ACOMODAÇÃO Diálogo com Professores, colegas e com o meio.

18 - Valorizam a criatividade - “Formata” as pessoas
Como desenvolver competências: adestramento X situações de aprendizagem diversificadas - Irão provocar novos percursos de raciocínio, novas ações mentais, gerando a ampliação de sinapses - Limita o desempenho a um determinado tipo ou número de situações de aprendizagem Situações diversificadas - Valorizam a criatividade Adestramento - “Formata” as pessoas

19 Desenvolvimento de competências
Ocorre por meio da vivência de situações diversificadas e desafiadoras “Em situação” Não é linear ou escalonar. São avaliadas por meio do desempenho

20 Conteúdos/Competências
Os conteúdos são meios e não fins. Em atividades diferenciadas, mobilizam-se conceitos e desenvolvem-se competências e habilidades. Exemplos de competência em Engenharia: Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados Não é um conteúdo específico que desenvolverá esta competência. Atividades que envolvam trabalho com projetos, realização de experimentos e análise de resultados é que favorecerão este desenvolvimento. Nessas atividades, podem ser trabalhados conteúdos variados, tais como os de Ciências do Ambiente ou de Circuitos Elétricos.

21 Multidisciplinaridade: Abordagem fragmentada

22 Interdisciplinaridade: Articulação sem perda da identidade disciplinar

23 Transdisciplinaridade: Quebra de fronteiras disciplinares

24 Articulações Interdisciplinares
Pelo contexto / problematização Pelas competências a serem desenvolvidas Pelos conceitos estruturantes / conteúdos

25 O primeiro passo do projeto é a problematização

26 O problema a ser resolvido - questão a ser investigada – é quem indica quais disciplinas são realmente necessárias.

27 Todo projeto deve propor intervenções na realidade
Conteúdos são mobilizados e a autonomia do aluno é ampliada no decorrer do projeto

28 Novo Papel do Professor:
Fazer aprender e não simplesmente, ensinar.

29 Importância da formação continuada

30 “ A amorosidade, a afetividade, não enfraquecem em nada, primeiro, a seriedade de estudar e produzir, segundo, não obstacularizam em nada a responsabilidade política e social.” (FREIRE, Paulo In: GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, p., p. 141.)

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 PROGRAMAS INTEGRADOS E PARTILHADOS DE DESENVOLVIMENTO
DA ORGANIZAÇÃO ACEITAÇÃO PARTILHADA DE VISÕES E NECESSIDADES MUDANÇA NA CULTURA DA ESCOLA INSTITUCIONALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE


Carregar ppt "HABILIDADES E COMPETÊNCIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google