A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO PROJETO PEDAGÓGICO CIDADANIA: FORMAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO PROJETO PEDAGÓGICO CIDADANIA: FORMAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO PROJETO PEDAGÓGICO CIDADANIA: FORMAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA

2 CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS, POLÍTICAS DA UNIDADE ESCOLAR Desafios: estabelecer uma visão real das práxis pedagógica em relação a diversidade cultural para a mobilização das competências dos alunos; proporcionar um ambiente escolar num local de formação de alunos criativos, solidários, com uma consciência crítica do real papel do ser humano no ambiente em que vive.

3 Definição de papéis O professor, o educador, mais do que um orientador do processo de aprendizagem, deverá ser um mediador na construção do conhecimento, seu gestor e animador. Papel de orientar, conscientizar, informar e provocar para que os alunos sejam atuantes, solidários e cidadãos.

4 OBJETIVOS PRINCIPAIS DAR CONDIÇÕES PARA QUE NOSSOS ALUNOS: Desenvolvam capacidades – aprender a aprender; desenvolver sua identidade pessoal e a socialização–aprender a conviver; atuar de forma ética, crítica e participativa na sociedade em todos os âmbitos – aprender a fazer; queremos que nossos educandos sintam indignação diante de perda da dignidade humana e de injustiças; pretendemos formar alunos solidários e companheiros nas relações entre as pessoas; alunos que respeitem às diferenças culturais, raciais e pessoais; alunos disciplinados no trabalho e no estudo; alunos criativos.

5 AOS PROFISSIONAIS atuar de forma ética, crítica e participativa em todas as instâncias; pretendemos que sejam mais solidários e companheiros nas relações entre as pessoas; que respeitem às diferenças culturais, raciais e pessoais; que se esforcem na busca de um objetivo comum a construção de um trabalho coletivo solidificado; que busquem alternativas de formação dentro e fora da Unidade Escolar.

6 PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO – ANO LETIVO 2011 TEMA - O desafio de ser educador no século XXI com enfoque: Programa Ler e Escrever- Prioridade na Escola Municipal e A contrução de práticas educacionais inclusivas

7 ARTICULAÇÃO COM O PP o desenvolvimento e o aprimoramento das competências leitora e escritora de nossos alunos; formação de cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam nas diversas situações da vida; professores, educadores do século XXI, construam - junto com os educandos - saberes significativos que combatam a exclusão social

8 abordar as dificuldades que interferem no processo de ensino aprendizagem, os quais exigem o envolvimento, a colaboração e o compromisso de todos; Principal desafio: Construir práticas educacionais inclusivas para garantir o acesso das crianças portadoras de necessidades especiais e também garantir o sucesso dos alunos com ritmos diferenciados de aprendizagem Para isso precisamos: Investir na formação continuada dos educadores, na busca por novos modos de produzir conhecimento, novas maneiras de ensinar e aprender.


Carregar ppt "EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO PROJETO PEDAGÓGICO CIDADANIA: FORMAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google