A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas"— Transcrição da apresentação:

1 Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Prof. Ms. Andressa Paiva Disciplina: Organização das Práticas Educativas

2 PROPOSTA DA DISCIPLINA
EMENTA   Planejamento das atividades educativas e a organização de ambientes interativos, pensando o pedagogo como agente mediador e articulador na construção do conhecimento.

3 PROPOSTA DA DISCIPLINA
OBJETIVO GERAL  Ampliar o conceito da ação pedagógica e redimensionando a função do pedagogo em ambientes escolares e não-escolares por meio de uma postura crítica, inovadora, participativa e transformadora.

4 PROPOSTA DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONCEITUAL  Proporcionar informações fundamentais sobre a organização do trabalho pedagógico e as tendências atuais dos princípios de gestão escolar e pedagógica. Identificar as atribuições do profissional da educação ligado à gestão pedagógica.

5 PROPOSTA DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONCEITUAL  Organizar de forma clara e precisa a atividade pedagógica dentro de ambientes escolares e não escolares. Diferenciar as atribuições do pedagogo escolar dentro do novo contexto educacional.

6 PROPOSTA DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONCEITUAL  Analisar a complexidade da função do gestor pedagógico, visando uma formação reflexiva para o futuro profissional, oportunizando o processo de tomada de decisões e melhorias do processo educativo.

7 PROPOSTA DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCEDIMENTAL Descrever o papel do pedagogo no contexto escolar atual, articulando a história da pedagogia com as leis vigentes no País. Discutir o processo e procedimento do Coordenador Pedagógico contemporânea e a compreensão de suas teorias e sua construção histórica.

8 PROPOSTA DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS ATITUDINAL Analisar a complexidade da função do pedagogo escolar, visando uma formação reflexiva para o futuro profissional, oportunizando o processo de tomada de decisões e melhorias do processo educativo. Interagir no ambientes escolar e não escolar com as atividades inerentes ao exercício da profissão.

9 PROPOSTA DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS ATITUDINAL Dialogar sobre a importância das diferentes áreas de atuação do pedagogo na construção de uma prática de gestão integrada. Dominar aspectos teóricos que direcione a ação pedagógica em ambientes escolares e não escolares.

10 PROPOSTA DA DISCIPLINA
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DO PERFIL DO EGRESSO CONTEMPLADAS Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; baseada em valores bíblico-cristãos; Trabalhar em espaço escolares e não-escolares na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

11 PROPOSTA DA DISCIPLINA
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DO PERFIL DO EGRESSO CONTEMPLADAS Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição, a família e a comunidade; Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as do conhecimento;

12 PROPOSTA DA DISCIPLINA
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DO PERFIL DO EGRESSO CONTEMPLADAS Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programa educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

13 PROPOSTA DA DISCIPLINA
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DO PERFIL DO EGRESSO CONTEMPLADAS Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processo de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambientais – ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; Utilizar, com prioridades, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

14 PROPOSTA DA DISCIPLINA
ASSUNTOS -Histórico da Pedagogia; - Formação do Pedagogo – formação continuada - Organização Geral do trabalho pedagógico; - Recursos Humanos na ação pedagógica; - A estrutura do ambiente escolar.

15 PROPOSTA DA DISCIPLINA
ASSUNTOS - Construção do projeto político pedagógico; - Elementos do PPP;  - O atual perfil do Pedagogo; - Gestão pedagógica e aprendizado coletivo.

16 PROPOSTA DA DISCIPLINA
ASSUNTOS - Passos para elaboração do PPP – construção coletiva; - Organização da prática pedagógica e o coletivo da escola: Planejamento Pessoal/ Setores; - Rotina na Escola.

17 PROPOSTA DA DISCIPLINA
ASSUNTOS - Setores e salas de aula: organização do espaço; - Calendário escolar: tempo escolar; - Implementação do PPP; - Orientação Vocacional;

18 PROPOSTA DA DISCIPLINA
ASSUNTOS - Reuniões Pedagógicas; - O gestor pedagógico e o espaço da mudança. - Relação entre escola e comunidade - Natureza da relação dos pais com a escola e da escola com os pais.

19 BIBLIOGRAFIA BASE 1. BRUNO, E. B. G.. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2004. 2. PLACCO, V. M. N. S. & ALMEIDA, L. R. (orgs.) O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003. 3. VASCONCELOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

20 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. GUIMARÃES, A. A.. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Edições Loyola, 2004. 2. ACÚRCIO, M. R. B.. A gestão da escola. Porto Alegre/ Belo Horizonte: Artmed/Rede Pitágoras, 2004.

21 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
3. ROMAN, M. D. O professor coordenador pedagógico e o cotidiano escolar: um estudo de caso etnográfico. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2001. 4. ALMEIDA, L. R. & PLACCO, V. M. N. S. O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001.


Carregar ppt "Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google