A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: contextualizando Mauricio De Seta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ/ MS Oficina em Bonito/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: contextualizando Mauricio De Seta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ/ MS Oficina em Bonito/"— Transcrição da apresentação:

1 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: contextualizando Mauricio De Seta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ/ MS Oficina em Bonito/ MS – 19 a 23 de abril de 2004 Planejando e avaliando os cursos de qualificação profissional do Centro Formador de Recursos Humanos para a Saúde - MS

2 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO... - A Avaliação é um segmento do processo educativo - Deve estar a serviço do projeto pedagógico - Quem é o aluno? - Quem é o professor? - O que é o método? - Afinal, qual a abordagem educativa?

3 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO... Você se identifica com algum desses princípios educacionais? A - O aluno é sujeito ativo no processo educativo. B - O aluno sempre possui uma compreensão prévia da realidade. C – O erro do aluno indica onde ele está com problemas D - O diálogo entre os sujeitos constrói uma nova compreensão da realidade.

4 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO... E - O processo educativo deve levar o educando a desenvolver sua visão crítica da realidade. F - As mudanças no conhecimento permitem novas compreensões sobre a realidade. G – O erro do aluno indica a falha do educador H - A cidadania é um direito a ser respeitado e um dever. I - As diferenças individuais promovem diferentes formas de pensar e de aprender. J – O professor precisa ter certeza do que fala sobre o tema da aula

5 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO paradigmas: ensinar conhecimentos X desenvolver competências - Dependendo da intenção da proposta pedagógica, os resultados da avaliação serão utilizados com diferentes funções

6 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO... - Avaliação institucional: como a escola vem desenvolvendo seu projeto político-pedagógico; contínua e sistemática; interna e externa; aspectos administrativos, perfil dos docentes, currículo dos cursos, etc. - Avaliação do desempenho docente: estímulo à melhoria do trabalho pedagógico; pelo aluno; pela instituição; auto-avaliação; relação com a projeto político-pedagógico

7 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO... A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e construir o mundo. Paulo Freire

8 A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO... Bibliografia: - Proposta pedagógica: avaliando a ação/ Maria Esther Provenzano e Nelly Mendonça Moulin – Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, p.: il. – (Formação Pedagógica em educação profissional na área de saúde: enfermagem; módulo 8) - Guia do Tutor/Carlos Eduardo Colpo Batistella, Grácia Maria de Miranda Gondim, Maurício Monken. – Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, p.:il. – (Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde) - DE SETA, Mauricio. Seleção e integração de princípios educacionais ao desenvolvimento de um software educativo: uma abordagem crítica para o design instrucional do Soft-RIS. Rio de Janeiro p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde). Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Carregar ppt "A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: contextualizando Mauricio De Seta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ/ MS Oficina em Bonito/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google