A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais: da Teoria à Realidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais: da Teoria à Realidade."— Transcrição da apresentação:

1 Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais: da Teoria à Realidade

2 Pró-Saúde: Resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Autores: Manoel Brito Júnior, Simone de Melo Costa, Cássia Pérola B. Pires, Jussara Melo Apresentador: Prof. Manoel Brito Júnior

3 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Parceria Ministérios da Saúde e Educação. SGTES SESU e INEP. Escola integrada ao serviço público de saúde. Fortalecimento do SUS. Cursos de odontologia, medicina e Enfermagem/ incorporação ao PSF. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde-Pró-Saúde

4 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes O programa é baseado em três eixos norteadores (A, B e C) cada um com três vetores. Nos vetores há estágios (1, 2 e 3). O estágio 3 representa a meta a ser alcançada. Pró-Saúde- Estratégia

5 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Pró-Saúde- Projetos Selecionados

6 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Objetivo : intensificar a discussão das principais metas do Pró-Saúde

7 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Estratégias de Operacionalização da Oficina Reunião de um grupo de professores e alunos. Elaboração/distribuição de folder informativo para o pessoal da Universidade e do Serviço. Reuniões com professores alunos e funcionários da IES/maior conhecimento da proposta. Convite a um consulor do Ministério da Saúde para explanação da temática.

8 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinado e Aprendendo Pró-saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Estratégias de Operacionalização da Oficina Elaboração de questões norteadoras/ seleção de textos de apoio para os grupos. Organização e realização dos trabalhos dos grupos. Apresentação e discussão em plenária dos resultados de cada grupo. Relatório final

9 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Estratégias de Operacionalização da Oficina 1)Como a integração do ensino-serviço poderá contribuir para a formação do aluno voltada para a atenção à saúde? 2)Em um currículo integrado como poderá ocorrer a inserção das áreas especializadas? 3)Na visão do grupo como construir a integração ensino-serviço? Questões Norteadoras

10 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Explanação da temática: consultor do MS Sr Benedictus Philadelpho

11 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Grupos de trabalho compostos por alunos, professores e funcionários da IES e pessoas do Serviço Municipal de Saúde

12 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Principais Resultados da Oficina Cinco pontos comuns mais relevantes que foram respondidos pelos grupos para cada questão serão abordados

13 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Principais Resultados da Oficina Como a integração do ensino-serviço poderá contribuir para a formação do aluno voltada para a atenção à saúde? Questão 1

14 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Principais Resultados da Oficina Em um currículo integrado como poderá ocorrer a inserção das áreas especializadas? Questão 2

15 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Principais Resultados da Oficina Na visão do grupo como construir a integração ensino-serviço? Questão 3

16 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Considerações Finais Propostas para novas Oficinas : Incentivar maior participação dos alunos. Capacitação docente/ propostas pedagógicas do Pró-Saúde. Mudanças no projeto político-pedagógico do Curso de odontologia.

17 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. Brasília: 2005, 79p. UNIMONTES. Projeto Político Pedagógico Curso de Graduação em Odontologia.Montes Claros: 2002, 85 p.

18 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes PARA RELEXÃO Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para aprender. Paulo Freire


Carregar ppt "Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais: da Teoria à Realidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google