A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantação das Diretrizes Curriculares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantação das Diretrizes Curriculares"— Transcrição da apresentação:

1 Implantação das Diretrizes Curriculares
Nacionais: da Teoria à Realidade

2 Apresentador: Prof. Manoel Brito Júnior
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: Resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes Autores: Manoel Brito Júnior, Simone de Melo Costa, Cássia Pérola B. Pires, Jussara Melo Apresentador: Prof. Manoel Brito Júnior

3 Programa Nacional de Reorientação da
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde-Pró-Saúde Parceria Ministérios da Saúde e Educação. SGTES SESU e INEP. Escola integrada ao serviço público de saúde. Fortalecimento do SUS. Cursos de odontologia, medicina e Enfermagem/ incorporação ao PSF. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

4 da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde- Estratégia O programa é baseado em três eixos norteadores (A, B e C) cada um com três vetores. Nos vetores há estágios (1, 2 e 3). O estágio 3 representa a meta a ser alcançada. Exemplo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

5 da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde- Projetos Selecionados Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

6 Objetivo : intensificar a discussão das principais metas do Pró-Saúde
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Objetivo : intensificar a discussão das principais metas do Pró-Saúde Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

7 Estratégias de Operacionalização da Oficina
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Estratégias de Operacionalização da Oficina Reunião de um grupo de professores e alunos. Elaboração/distribuição de folder informativo para o pessoal da Universidade e do Serviço. Reuniões com professores alunos e funcionários da IES/maior conhecimento da proposta. Convite a um consulor do Ministério da Saúde para explanação da temática. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

8 Estratégias de Operacionalização da Oficina
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinado e Aprendendo Estratégias de Operacionalização da Oficina Elaboração de questões norteadoras/ seleção de textos de apoio para os grupos. Organização e realização dos trabalhos dos grupos. Apresentação e discussão em plenária dos resultados de cada grupo. Relatório final Pró-saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

9 Estratégias de Operacionalização da Oficina
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Estratégias de Operacionalização da Oficina Questões Norteadoras Como a integração do ensino-serviço poderá contribuir para a formação do aluno voltada para a atenção à saúde? Em um currículo integrado como poderá ocorrer a inserção das áreas especializadas? Na visão do grupo como construir a integração ensino-serviço? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

10 da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Explanação da temática: consultor do MS Sr Benedictus Philadelpho Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

11 da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Grupos de trabalho compostos por alunos, professores e funcionários da IES e pessoas do Serviço Municipal de Saúde Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

12 Principais Resultados da Oficina
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Cinco pontos comuns mais relevantes que foram respondidos pelos grupos para cada questão serão abordados Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

13 Principais Resultados da Oficina
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Questão 1 Como a integração do ensino-serviço poderá contribuir para a formação do aluno voltada para a atenção à saúde? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

14 Principais Resultados da Oficina
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Questão 2 Em um currículo integrado como poderá ocorrer a inserção das áreas especializadas? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

15 Principais Resultados da Oficina
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Questão 3 Na visão do grupo como construir a integração ensino-serviço? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

16 da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Considerações Finais Propostas para novas Oficinas : Incentivar maior participação dos alunos. Capacitação docente/ propostas pedagógicas do Pró-Saúde. Mudanças no projeto político-pedagógico do Curso de odontologia. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

17 da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. Brasília: 2005, 79p. UNIMONTES. Projeto Político Pedagógico Curso de Graduação em Odontologia.Montes Claros: 2002, 85 p. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

18 PARA RELEXÃO “Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para
41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo PARA RELEXÃO “Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para aprender.” Paulo Freire Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes


Carregar ppt "Implantação das Diretrizes Curriculares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google