A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Seminário Nacional Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Seminário Nacional Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Seminário Nacional Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS)

2 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Prioridades do Ministério da Saúde Erradicação da Miséria Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes Rede cegonha Urgência e emergência Assistência aos dependentes de drogas em especial o crack

3 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Prioridades do Ministério da Saúde Combate à dengue Atenção primária Acesso com qualidade e humanização

4 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde ( ) Garantir acesso com qualidade em tempo adequado às necessidades de saúde dos cidadãos, aprimorando a política de atenção básica e a atenção especializada. Reduzir os riscos e agravos à saúde da população, por meio de ações de promoção e vigilância em saúde, com especial ênfase no combate à dengue.

5 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde ( ) Promover atenção integral à saúde da mulher e da criança e implementar a rede cegonha. Aprimorar a rede de urgência e emergência com expansão de UPAS, SAMU, pronto socorros e centrais de regulação, articulando-a com as outras redes de atenção.

6 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde ( ) Fortalecer a rede de saúde mental com ênfase no enfrentamento da dependência de crack e outras drogas. Promover atenção à saúde dos povos indígenas, promovendo acesso e qualificando a atenção.

7 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde para Contribuir para a adequada formação, alocação, valorização, qualificação e democratização das relações do trabalho dos profissionais e trabalhadores de saúde.

8 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Educação Permanente Pós Graduação Especialização: RM, RMS Mestrado Doutorado Programas de Capacitações para: Gestores Profissionais da Rede de Serviços SUS Formação Profissional Graduação Pró Saúde PET Saúde Participação no SINAES Técnica do Nível Médio RETSUS PROFAPS Especialização pós Técnica UNASUS, TELESSAÙDE SGTES: Agenda programática da política de reorientação da formação e educação permanente

9 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Nossa Gestão Integrar plenamente a Gestão do Trabalho e a Gestão da Educação. Todas as propostas serão implantadas só após discussão e consenso com os gestores estaduais e municipais (CONASS e CONASEMS). Atuação conjunta com os Ministérios da Educação e do Trabalho. Diálogo intenso com as entidades representativas de profissionais e de trabalhadores de saúde.

10 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Com quem? Outras secretarias do MS Estados e municípios (CONASS e CONASEMS) Ministério da Educação Ministério do Trabalho Escolas técnicas do SUS Universidades e Instituições de Ensino Superior Instituições de pesquisa Entidades profissionais Entidades de trabalhadores Parcerias internacionais

11 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Algumas Prioridades em Políticas Educacionais Estabelecer linhas de base – o que as pessoas sabem e sabem fazer? Avaliar o resultado da estratégia educacional – os objetivos foram atingidos? Utilizar o poder de compra do Ministério da Saúde – os custos são compatíveis com os recursos que serão utilizados e com os objetivos educacionais a serem atingidos? Envolver os gestores locais, na gestão do ensino e do trabalho – os trabalhadores serão estimulados, liberados, valorizados ao fazerem o treinamento?

12 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Pensar Estrategicamente a Formação de Profissionais Perfil dos profissionais (Diretrizes Curriculares e Necessidades do SUS) Qualidade da Formação Número de Profissionais Especialização Educação Permanente Condições de Trabalho Desprecarização dos Vínculos de Trabalho Carreiras Profissionais

13 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

14 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Mapa situacional, Agosto de 2010 Ponto Projeto Piloto Ponto Extra Ponto Projeto Piloto e Extra Em processo de implantação 9 Núcleos - Projeto Piloto 1.200/912Total pontos de Telessaúde/Municípios (361/201)(Pontos/Municípios Extras) ª Opiniões Formativas Exames de Apoio 5.900Equipes de Saúde da Família

15 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde

16 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Objetivos da UNA-SUS Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais a para área da saúde; Disponibilizar aos trabalhadores da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e à distância, com vistas à capacitação em áreas estratégicas para o SUS; Criar a Plataforma Arouca, de registro de toda a formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS.

17 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estado Instituição Total 2008-U MGUFMG SPUnicamp RJUERJ CEUFC SCUFSC G BASES-BA* MGSES-MG** U DFUnB RSUFPel RSUFCSPA MSUFMS-Fioc MAUFMA SPUnifesp Especializações em Saúde da Família

18 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Agenda Estratégica Construir a política de educação de maneira descentralizada e participativa, Ampliando a capacidade de formulação dos gestores estaduais e municipais; Reconhecendo que é no espaço local que a vida acontece; Investindo para ampliar a capacidade didática da rede de serviços de saúde; Transformando a rede de serviços numa rede-escola em que todos estão permanentemente aprendendo e pensando sobre seu trabalho; Unindo a formação e educação permanente à gestão do trabalho e à democratização e humanização das relações de trabalho.

19 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

20 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Obrigado!


Carregar ppt "Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Seminário Nacional Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google