A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação profissional técnica de nível médio no âmbito da política nacional de saúde Clarice Aparecida Ferraz Coordenadora Geral de Ações Técnicas na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação profissional técnica de nível médio no âmbito da política nacional de saúde Clarice Aparecida Ferraz Coordenadora Geral de Ações Técnicas na."— Transcrição da apresentação:

1 A formação profissional técnica de nível médio no âmbito da política nacional de saúde Clarice Aparecida Ferraz Coordenadora Geral de Ações Técnicas na Saúde DEGES/SGTES/MS

2 Órgãos Colegiados CNS e CNSS

3

4 Base político jurídica 1988 Constituição Federal Define o Sistema Único de Saúde Princípios organizacionais e doutrinários Ordenação da formação de RH na área da saúde Universalidade - Descentralização Integralidade - Equidade Composição tecnológica das equipes de saúde para as Redes de Atenção, segundo necessidades lorregionais

5 UNASUS, TELESSAÙDE

6 Desafios permanentes da Saúde Alcançar maior efetividade e eficiência da resposta do Sistema às necessidades da população acesso com qualidade. Inovar nos processos e instrumentos de gestão do SUS. Superar a fragmentação das políticas de saúde. Fortalecer os vínculos interfederativos necessários à consolidação do SUS

7

8 Objetivos estratégicos do MS SGTES Estratégia 2 – ampliação da formação técnica profissional de nível médio dos trabalhadores do SUS, por meio do fortalecimento político, pedagógico, físico e administrativo das ETSUS Meta – /aa. Objetivo Estratégico 8 - contribuir para a adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações do trabalho dos profissionais e trabalhadores da saúde.

9 Contexto da educação profissional técnica nas políticas do SUS Formação profissional técnica PROFAPS Qualificação de trabalhadores Qualificação de professores Qualificação de gestores com foco nas Redes de Atenção: Atenção Básica Urgência e Emergência; Cegonha; Atenção psicossocial, cuidados aos usuários de álcool, crack e outras drogas; Prevenção e qualificação do diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero e de mama; Doenças crônicas não transmissíveis Programa de atenção à saúde da pessoa com deficiência QualiSUS

10 Perspectivas da Política Ministerial para a Gestão da Educação 2007 Decreto Presidencial Cria a Comissão Interministerial de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: identificar – periodicamente, a demanda quantitativa e qualitativa de profissionais de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. identificar, periodicamente a capacidade instalada do Sistema Único de Saúde, a fim de subsidiar a análise de sua utilização no processo de formação de profissionais de saúde.

11 Agenda Estratégica Constituição da Sub Comissão Interministerial – Saúde e Educação Profissional de Nível Médio (a partir do Decreto Presidencial de 2007) para fortalecimento dos cursos previstos no PROFAPS; Agenda Permanente com o CONASS e CONASEMS para identificar estratégias de fortalecimento da gestão das Escolas Técnicas do SUS; Articulação com o PRONATEC/MEC para ampliar os investimentos com foco nos cursos da área da saúde; Estudos para elaboração de Portaria para criar o PET da Educação Profissional; Estudos para dimensionar a demanda de formação técnica profissional para as Redes de atenção à saúde.

12 Obrigada Clarice A. Ferraz


Carregar ppt "A formação profissional técnica de nível médio no âmbito da política nacional de saúde Clarice Aparecida Ferraz Coordenadora Geral de Ações Técnicas na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google