A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva Avaliação: diálogos entre avaliação institucional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva Avaliação: diálogos entre avaliação institucional."— Transcrição da apresentação:

1 XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva Avaliação: diálogos entre avaliação institucional e avaliação do processo pedagógico. Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012

2 Avaliar Julgar, comparar, medir o progresso Acompanhar o processo e corrigir rumos Não se limita a resultados Não é para punir nem premiar

3 Considerações iniciais sobre avaliação Entender a ciência fazendo parte de uma "era de transição", Reconhecimento as crises do conhecimento, isto é, de momentos decisórios que produzem novos objetos teóricos, que permitem reconceituar e relocalizar os antigos, dentro de um novo "quadro epistêmico" (Piaget & Garcia, 1987).. Compreender o processo educativo como via dupla e construção democrática progressiva que envolve contextualizar alguns aspectos:

4 1) Aspectos legais e pedagógicos dos programas e dos componentes curriculares As DCNs e as competências gerais na formação em saúde As Leis que regulamentam a atenção/formação em saúde: (SUS c/ ordenador da formação, regionalização,Trabalho em rede...) O Projeto pedagógico e a ação docente Os componentes curriculares e os planos de ensino A relação entre os processo avaliativos: institucional da aprendizagem

5 2)Procedimentos/Estratégias que facilitam a aprendizagem dos estudantes Mudanças Paradigmáticas: Do processo de ensinar ao processo de aprender Múltiplos cenários de aprendizagem (Rede SUS) As metodologias ativas: Educação tutorial, Ensino por descobertas, Problematização, PBL, Aprendizagem significativa, Projetos globalizantes...

6 3)Atuação didática e postura profissional do professor no processo avaliativo: Avaliação como processo: Alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino

7 1) Avaliação Institucional A matriz curricular (PPC) existente, tem papel central no jogo da avaliação Institucional? Envolve o conhecer, analisar, compreender e discutir o modo como o professor pensa e age em relação à aprendizagem ? As inovação educacionais, são vistas quanto à sua incorporação e implantação das condições efetivamente dadas? Tem ajudado a ampliar as competências técnicas/pedagógicas dos professores para ensinar e avaliar em qualquer cenário de ensino? Que implicações traz para a logística institucional das Escolas e dos Serviços?

8 Como isso é compreendido na Avaliação Institucional das Escolas/Cursos? Avaliação de resultados ? (Classificatória, inclusiva ou não?) Avaliação de processos? (acompanha/apoia as mudanças?)

9 Olhar é... Sair de si e trazer o mundo para dentro de si. Chauí. 1997, p

10 1)Aspectos legais e pedagógicos nos componentes curriculares O Projeto Pedagógico e a ação docente As Diretrizes Curriculares Nacionais ( DCNs) e as competências gerais em Saúde (artigo 4º ): atenção à saúde; tomada de decisões; comunicação; liderança; administração e gerenciamento; educação permanente.

11 QUAIS PREDOMINAM? Atenção à saúde e tomada de decisões

12 administração e gerenciamento ; atenção à saúde;

13 3) Na atuação didática e postura profissional do professor no processo avaliativo: Avaliação como processo? Avaliação somativa?

14 A Pedagogia da Transmissão Paulo Freire chamou essa pedagogia de educação bancária, pois o professor depositaos conteúdos na cabeça dos alunos

15 A fragmentação cartesiana

16

17 Pedagogia do Condicionamento

18 Avaliação institucional : o que tem considerado? Resultado? Processos?

19 Referências BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio. Uma perspectiva construcionista. Porto Alegre: Educação e realidade, HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 14ª ed. Porto Alegre: Mediação, LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: CORTEZ, p. MASETTO, Marcos, Didática: A Aula como Centro, 3ºEd. São Paulo: FTD, 1996, P MIGLIORI, R. F. Educação em valores humanos: o resgate da construção do Indivíduo ético. Disponível em http unilivre.org.br/centro/textos. htm, acesso em 22/10/2004. PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

20 Obrigada !


Carregar ppt "XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva Avaliação: diálogos entre avaliação institucional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google