A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Relação Professor - aluno SALA DE AULA NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA MEDIAÇÃO DOCENTE DOCENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Relação Professor - aluno SALA DE AULA NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA MEDIAÇÃO DOCENTE DOCENTE."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Relação Professor - aluno SALA DE AULA NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA MEDIAÇÃO DOCENTE DOCENTE

2 SALA DE AULA Com-Vivência Com-Vivência Vivência-com Vivência-com Ambiente de Ambiente de

3 MEDIAÇÃO DOCENTE MEDIAÇÃO DOCENTE Adulto da relação pedagógica Adulto da relação pedagógica Responsável pelo ensino/aprendizagem Responsável pelo ensino/aprendizagem Por que e para que ensinar e aprender tal disciplina ?

4 Princípios norteadores Princípios norteadores da aprendizagem da aprendizagem 1.Aprendizagem significativa para o aprendiz : - Contextualizada, - Contextualizada, - Relacionada às experiência vividas, - Relacionada às experiência vividas, - Problematizada, - Problematizada, - Confrontada com os problemas práticos, - Confrontada com os problemas práticos, - Participativa, - Participativa, - Que permita transferência para situações concretas e mudanças de comportamento, atitudes. - Que permita transferência para situações concretas e mudanças de comportamento, atitudes.

5 2.Toda aprendizagem é pessoal, ninguém aprende pelo outro. 3.Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos. 4.Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato. 5.Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal.

6 Papel do Professor Papel do Professor 1.Seu papel é ajudar o aluno a aprender, 2.Planejar seu trabalho, 3.Preparar-se para a aula, 4.Discutir com os alunos o plano de trabalho, 5.Cronograma das atividades, 6.Exercitar a capacidade de negociação, 7.Definir combinados, 8.Diversificar as estratégias e os recursos de trabalho.

7 Papel do Professor Papel do Professor 8.Dar o exemplo: Estilo salesiano de educar Estilo salesiano de educar

8 Sete Hábitos dos Bons Professores Sete Hábitos dos Bons Professores e dos Professores Fascinantes e dos Professores Fascinantes 1.Bons professores são eloqüentes,professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. 1.Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. 2.Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade. 3.Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção. 4. Bons professores usam a memória como depósito de informações,professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar. 4. Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.

9 Sete Hábitos dos Bons Professores Sete Hábitos dos Bons Professores e dos Professores Fascinantes e dos Professores Fascinantes 5. Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis. 6. Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula. 6. Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.

10 Alguns pecados capitais dos educadores Corrigir publicamente. Corrigir publicamente. Expressar autoridade com agressividade. Expressar autoridade com agressividade. Ser excessivamente crítico. Ser excessivamente crítico. Punir quando estiver excessivamente irado e colocar limites sem dar explicações. Punir quando estiver excessivamente irado e colocar limites sem dar explicações. Ser impaciente e desistir de educar. Ser impaciente e desistir de educar. Não cumprir com a palavra Não cumprir com a palavra Destruir esperanças e sonhos. Destruir esperanças e sonhos.

11 A escola dos nossos sonhos A escola dos nossos sonhos 1.Música ambiente em sala de aula. 2.Sentar em círculo ou em U. 3.Exposição interrogada, a arte da interrogação. 4.Exposição dialogada, a arte da pergunta. 5.Ser contador de histórias. 6.Humanizar o conhecimento.

12 A escola dos nossos sonhos A escola dos nossos sonhos 7. Humanizar o professor, cruzar sua História. 8. Educar a auto-estima, elogiar antes de criticar. 9. Gerenciar os pensamentos e emoções. 10. Participar de projetos sociais.


Carregar ppt "Planejamento Relação Professor - aluno SALA DE AULA NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA MEDIAÇÃO DOCENTE DOCENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google