A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos Sugestões de: Giuseppe Tosi (UFPB) Antônio Carlos Fester (USP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos Sugestões de: Giuseppe Tosi (UFPB) Antônio Carlos Fester (USP)"— Transcrição da apresentação:

1 Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos Sugestões de: Giuseppe Tosi (UFPB) Antônio Carlos Fester (USP)

2 A vida cotidiana como referência da ação educativa Se se pretende transformar a realidade, é necessário compreender o cotidiano e a trama diária de relações, emoções, perguntas, socialização e produção do conhecimento que se cria e se recria continuamente.

3 Uma educação política enquanto prática de cidadania ativa Formar sujeitos sociais ativos, protagonistas,atores sociais capazes de viver no dia a dia, nos distintos espaços sociais, uma cidadania consciente, crítica e militante. Tornar um hábito a participação e a discussão sobre os assuntos públicos.

4 Uma prática educativa dialógica, participativa e democrática Superar uma cultura autoritária, presente nas diferentes relações sociais: o diálogo deve ser o eixo norteador dessa prática.

5 O compromisso com a afirmação da dignidade de toda pessoa humana O direito a uma vida digna e a ter razões para viver deve ser defendido por qualquer pessoa, independentemente de qualquer discriminação.

6 Ninguém se educa sozinho. Ninguém educa ninguém, os seres humanos se educam em comunhão. Todos somos agentes pedagógicos na medida em que praticarmos os direitos humanos. Os direitos humanos não se aprendem de memória; vivem-se, praticam-se ou, ao contrário, morrem e desaparecem da consciência da humanidade. Ninguém tem o monopólio dos elementos humanizantes: todos temos algo a dar e a receber. Educar não é apenas informar, mas sobretudo formar, transmitir convicções, esperanças, afetos, desenganos e compromissos.

7 Não educamos com o que sabemos e sim com o que somos (o professor é aceito ou não por seu comportamento, valor pessoal, credibilidade e postura ética). A liberdade só se ensina com a liberdade. O educador em direitos humanos é aquele que, com sua presença, desafia o outro a ser mais humano. A relação entre conteúdos e realidade: a realidade deve ser objeto de estudo e de reflexão crítica, procurar conteúdos significativos que ajudem a explicar e entender a realidade concreta. Os conteúdos escolares não são uma finalidade, mas meios que auxiliam em explicar e desvelar a realidade, podendo ajudar a modificá-la. Pensar todos os conteúdos à luz da interdisciplinaridade.


Carregar ppt "Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos Sugestões de: Giuseppe Tosi (UFPB) Antônio Carlos Fester (USP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google