A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES"— Transcrição da apresentação:

1 MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
ARTUR MOTTA

2

3

4

5 FORMAÇÃO DOCENTE PERMANENTE
DIMENSÕES ÉTICAS ESPECIALIDADE GRADUALIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA FORMAÇÃO DOCENTE PERMANENTE INDIVIDUAL + COLETIVO SOCIOCULTURAL SUBJETIVIDADE ESCOLARIZAÇÃO EXPRESSIVO-COMUNICATIVA

6 EXPRESSIVO-COMUNICATIVA
ESPECIALIDADE SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL

7 A Dimensão Expressivo-comunicativa
Qual é a ÉTICA contida naquilo que expresso e comunico: Através do meu corpo, do meu modo de vestir, dos meus hábitos de consumo, enfim, do meu modo de estar no mundo? Nos meus comentários nos corredores, na Sala de Professores, nos momentos formais e informais, no meu modo de contar o mundo? Nos conteúdos com que trabalho?

8 Que elementos ÉTICOS meus conteúdos permitem valorizar?
A Dimensão da Especialidade CONTEÚDOS Que elementos ÉTICOS meus conteúdos permitem valorizar? Diferentes disciplinas oferecem diferentes possibilidades INTEGRAÇÃO: compartilhar INTENCIONALMENTE valores comuns a serem desenvolvidos no trabalho intersubjetivo. ESPECIALIDADE bem formada permite descobrir a convergência das diferentes disciplinas quando mergulha na PROFUNDIDADE.

9 Primeira sugestão concreta
abrir espaços para que os professores se expressem e comuniquem aquilo que são, aquilo que sabem e aquilo que fazem; a partir de uma discussão crítica dos resultados desses espaços, rever os hábitos e atitudes da equipe de professores que podem servir de base para estabelecer comportamentos comuns a serem buscados por toda a comunidade educativa, a partir de valores comuns; incorporar esses elementos aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas, garantindo momentos de troca entre os professores, antes, durante e depois do trabalho. Em suma, em termos de planejamento institucional, trata-se de criar condições para estabelecer de modo participativo, as propostas de mínimos éticos e as normas de convivência que nortearão o cotidiano da instituição.

10 A Dimensão Técnico-Pedagógica MÉTODOS/TÉCNICAS
FAZER COTIDIANO Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Formar-se e ajudar a formar POSICIONAMENTO ÉTICO Tempo/espaços compartilhados CONTEXTO Dimensão Sociocultural

11 Segunda sugestão concreta
abrir espaços para que os professores compartilhem suas práticas culturais, suas origens sociais, seus pertencimentos enquanto categoria profissional, etc; a partir de uma discussão crítica dos resultados desses espaços, rever as práticas docentes cotidianas; - incorporar novos elementos aos consumos culturais e às práticas pedagógicas dos professores. Em resumo, trata-se de criar condições para identificar, e modo participativo, os mínimos éticos presentes nas origens e práticas socioculturais de alunos e professores, para fundamentar a rotina pedagógica e os eventos da escola.

12 A Dimensão da Subjetividade
DIMENSÃO CENTRAL DE TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Realização Pessoal Trabalho + Amor (zelo, cuidado) Sentido da Vida Memória e Projeto Não existe o tempo... o que existe são memórias de espaços nos quais as vivências foram significativas para o sujeito. Bachelard

13 Terceira sugestão concreta
abrir espaços para que os professores compartilhem suas biografias, enquanto relatos de memórias e projetos; a partir de uma discussão crítica desses relatos, rever o ambiente da instituição, enquanto facilitador ou dificultador da realização do educador como sujeito; estabelecer medidas concretas para que a escola seja um espaço de vivências cotidianas realizadoras, através de um trabalho desenvolvido na amorosidade. Em resumo, trata-se de criar condições para identificar, de modo participativo, os mínimos éticos presentes e ausentes nos relatos biográficos dos professores, a partir de suas memórias e projetos.

14 Resgatar a dimensão do MISTÉRIO nas relações intersubjetivas
Finalizando... ex plicare retirar dobras Tornar tudo visível EXPLICAR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante Resgatar a dimensão do MISTÉRIO nas relações intersubjetivas conhecer cada vez mais, sem nunca conhecer totalmente e esgotar o que se busca conhecer... pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente cada Educador cada Educador pessoal pessoal pessoal pessoal pessoal REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO Escola enquanto comunidade coletiva coletiva coletiva coletiva

15 PROPOR pro + por colocar diante pro + vocare chamar para a frente PROVOCAR pessoal cada Educador REALIZAÇÃO Escola enquanto comunidade coletiva DESAFIO

16 MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
ARTUR MOTTA


Carregar ppt "MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google