A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Prof. Artur Motta m.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Prof. Artur Motta m."— Transcrição da apresentação:

1 Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Prof. Artur Motta m

2 Todo Ponto de vista é a vista de um ponto. L. Boff

3 Sala de Aula Gestão Escolar Estudos Acadêmicos Especialista em Tecnologia Meu ponto de vista

4 Deixar-se provocar pela REALIDADE PROVOCAR PRO+VOCARE FrenteChamar AÇÃO INTENCIONAL

5 AÇÃO INTENCIONAL EXIGE... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

6 Saber onde se quer chegar (LDB) Pleno desenvolvimento Formação da Cidadania Mundo do Trabalho

7 Saber onde se quer chegar Revela-se na APRENDIZAGEM ESCOLAR de CONTEÚDOS de PROCEDIMENTOS de ATITUDES

8 PRÓPRIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CADA INSTITUIÇÃO

9 AÇÃO INTENCIONAL EXIGE... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

10 Saber onde se está... REALIDADE

11 Saber onde se está... QUAL É A REALIDADE DA MINHA ESCOLA? AlunosFamílias Comunidade Educadores Sociedade

12 A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

13

14 Saber onde se está... NUM MUNDO DIFERENTE

15 O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

16

17

18 AÇÃO INTENCIONAL EXIGE... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... FAZER Para definir o que FAZER para chegar lá.

19 Em nosso caso, o FAZER é da Escola......e, para isso, ela precisa estar inserida na REALIDADE

20 Onde começam nossas dificuldades para enfrentar tudo isso COMO ESCOLA? Começa na própria CONCEPÇÃO DE ESCOLA com a qual trabalhamos

21 Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net

22 A Escola-Mesa (Pierre Babin) Espaço das TROCAS DE SABERES da Comunidade

23 Uma lição das lutas marciais... Usar a força contrária (ou aparentemente contrária...) a nosso favor

24 Participação da Comunidade Contribuição dos Pais Ajuda informal dos Alunos Aceitar Acolher

25 Transformar tudo isso num PROJETO DE TRABALHO Que traga RESULTADOS CONCRETOS buscados com INTENCIONALIDADE

26 Plano de aula Objetivos Conteúdo Recursos Estratégias Avaliação COMO Os ALUNOS devem aprender O QUÊ QUANDO

27 Nós, PROFESSORES, devemos aprender O QUÊ QUANDO COMO

28 O que nós, PROFESSORES, devemos aprender Constitutiva da identidade profissional TAREFA PESSOAL

29 O que nós, PROFESSORES, devemos aprender TAREFA DA ESCOLA Constitutiva da responsabilidade social institucional

30 Desafio aos EDUCADORES PLANEJAMENTO ConteúdoCronogramaMetodologiaRecursosAvaliação O quê?Quando?Como?Resultados? O que nós, EDUCADORES, precisamos aprender precisamos aprender, como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE às necessidades ATUAIS e FUTURAS dos Alunos?

31 Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Não se trata de E, mas de PORQUÊ: a dificuldade de ensinar está radicalmente ligada à dificuldade de aprender!

32 Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Prof. Artur Motta m


Carregar ppt "Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Prof. Artur Motta m."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google