Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Informática na Educação
Sanmya Feitosa Tajra Aluna Talita Zagonel dos Santos Disciplina: Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia
2
Capacitação de Professores
Capítulo 7 Capacitação de Professores
3
A tecnologia na Educação: Um processo de mudança
É fácil concluirmos que os professores precisam estar abertos para incorporar essa nova realidade. Entre o momento de percepção da necessidade de mudar e ter resultados com as mudanças adotadas, existe um “espaço/intervalo” em que estamos processando as mudanças de paradigmas. O processo de APRENDIZAGEM é doloroso.
4
O processo de qualquer mudança, seja no âmbito profissional ou pessoal, pode ser representado da seguinte forma: Processo de Mudança Deslocamento Mudança Recongelamento Renovação
5
Descongelamento: refere-se ao momento em que nos deparamos com a necessidade de que precisamos mudar. Mudança: dá-se quando já estamos no processo da mudança propriamente dita, assimilando os novos conceitos, os novos paradigmas. Recongelamento: dá-se quando reiniciamos um novo processo de mudança.
6
As área de informática é caracterizada pela inovação constante
As área de informática é caracterizada pela inovação constante. Ela força a estarmos sempre mudando. As inovações na área de informática deixam-nos sempre em defasagem. É impossível acompanhar todas elas. Se não nos lançarmos a essas inovações, com certeza, ficaremos cada vez mais atrasados. É preciso sempre questionar tais alterações e nem sempre adotá-las. Precisamos ser críticos e saber usar a criatividade.
7
Transformação: uma concretização da aprendizagem
A transformação é a ação do resultado de um aprendizado. O aprender é um processo de mudança contínua; o ser indivíduo é um sujeito inacabado que está sempre aprendendo e se transformando.
8
Uma proposta experimental de formação de professores em tecnologia educacional
Por que as escolas de formação de professores não se preocupam pelo menos em tirar seus alunos do analfabetismo tecnológico e de uma nova exclusão social?
9
Sabemos que a maior parte de cursos de formação de professores não contempla a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação em seus currículos, seja na educação do ensino médio no magistério, seja em faculdade de Pedagogia ou nas diversas licenciaturas.
10
Estamos diante de uma sociedade da informação.
A utilização de computador e da Internet sofre resistências similares às que aconteceram com a incorporação da TV, do cinema e do telefone e, mesmo assim, esses recursos de comunicação cresceram e são importantes instrumentos da nossa realidade atual e nos ajudam na melhoria da qualidade de vida, gerando novas oportunidades.
11
O crescimento das tecnologias também tem se desenvolvido de tal forma que menos precisamos saber.
O conhecimento que precisamos para lidar com ela é cada vez menor.
12
Estamos diante de uma nova realidade que permite estarmos presentes de forma virtual, sem limites geopolíticos e temporários. Estamos mais próximos de uma grande comunidade, uma comunidade mais global, mais humana, mais fraterna. São novas relações e possibilidades que se criam, novas formas de viver.
13
Alguns tipos da nova tecnologia que hoje existe
Alguns tipos da nova tecnologia que hoje existe. Podemos facilmente integrar a tecnologia dentro da sala de aula, e os alunos facilmente aprenderão.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.