A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Informática na Educação
Sanmya Feitosa Tajra Aluna Talita Zagonel dos Santos Disciplina: Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia

2 Capacitação de Professores
Capítulo 7 Capacitação de Professores

3 A tecnologia na Educação: Um processo de mudança
É fácil concluirmos que os professores precisam estar abertos para incorporar essa nova realidade. Entre o momento de percepção da necessidade de mudar e ter resultados com as mudanças adotadas, existe um “espaço/intervalo” em que estamos processando as mudanças de paradigmas. O processo de APRENDIZAGEM é doloroso.

4 O processo de qualquer mudança, seja no âmbito profissional ou pessoal, pode ser representado da seguinte forma: Processo de Mudança Deslocamento Mudança Recongelamento Renovação

5 Descongelamento: refere-se ao momento em que nos deparamos com a necessidade de que precisamos mudar. Mudança: dá-se quando já estamos no processo da mudança propriamente dita, assimilando os novos conceitos, os novos paradigmas. Recongelamento: dá-se quando reiniciamos um novo processo de mudança.

6 As área de informática é caracterizada pela inovação constante
As área de informática é caracterizada pela inovação constante. Ela força a estarmos sempre mudando. As inovações na área de informática deixam-nos sempre em defasagem. É impossível acompanhar todas elas. Se não nos lançarmos a essas inovações, com certeza, ficaremos cada vez mais atrasados. É preciso sempre questionar tais alterações e nem sempre adotá-las. Precisamos ser críticos e saber usar a criatividade.

7 Transformação: uma concretização da aprendizagem
A transformação é a ação do resultado de um aprendizado. O aprender é um processo de mudança contínua; o ser indivíduo é um sujeito inacabado que está sempre aprendendo e se transformando.

8 Uma proposta experimental de formação de professores em tecnologia educacional
Por que as escolas de formação de professores não se preocupam pelo menos em tirar seus alunos do analfabetismo tecnológico e de uma nova exclusão social?

9 Sabemos que a maior parte de cursos de formação de professores não contempla a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação em seus currículos, seja na educação do ensino médio no magistério, seja em faculdade de Pedagogia ou nas diversas licenciaturas.

10 Estamos diante de uma sociedade da informação.
A utilização de computador e da Internet sofre resistências similares às que aconteceram com a incorporação da TV, do cinema e do telefone e, mesmo assim, esses recursos de comunicação cresceram e são importantes instrumentos da nossa realidade atual e nos ajudam na melhoria da qualidade de vida, gerando novas oportunidades.

11 O crescimento das tecnologias também tem se desenvolvido de tal forma que menos precisamos saber.
O conhecimento que precisamos para lidar com ela é cada vez menor.

12 Estamos diante de uma nova realidade que permite estarmos presentes de forma virtual, sem limites geopolíticos e temporários. Estamos mais próximos de uma grande comunidade, uma comunidade mais global, mais humana, mais fraterna. São novas relações e possibilidades que se criam, novas formas de viver.

13 Alguns tipos da nova tecnologia que hoje existe
Alguns tipos da nova tecnologia que hoje existe. Podemos facilmente integrar a tecnologia dentro da sala de aula, e os alunos facilmente aprenderão.

14

15

16


Carregar ppt "Informática na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google