A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A APRENDIZAGEM DOCENTE MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: Qualidade em Educação Iolanda Cortelazzo - UTFPR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A APRENDIZAGEM DOCENTE MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: Qualidade em Educação Iolanda Cortelazzo - UTFPR."— Transcrição da apresentação:

1 A APRENDIZAGEM DOCENTE MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: Qualidade em Educação Iolanda Cortelazzo - UTFPR

2 Eixos de compartilhamento de poder e responsabilidade financeiro pedagógico administrativo

3 Currículo Infra-estrutura Marketing Recursos Financeiros Recursos Humanos/ Cultura organizacional Sistema de Informação Legislação Materiais Didáticos Qualidade na educação

4 Conhecimento construção de significados – saberes já adquiridos, – sensações, e – emoções. consciência que também o outro constroi seu próprio conhecimento de modo subjetivo, aceitação e a compreensão – múltiplas perspectivas – interação comunicativa (Bevilacqua, 2011).

5 Aprendizagem docente também implica: operacionalização de artefatos tecnológicos, compreensão de suas potencialidades, ampliando a capacidade do estudante – de dialogar com o mundo; e – de compreender os impactos que esses artefatos podem causar nas relações humanas. conhecimento e a participação do docente em todo o processo também como aprendiz

6 Participação do professor na construção do PP como profissional, Como participante de uma comunidade Como parte de uma rede necessária a redefinição – do desenvolvimento profissional e – do trabalho docente a partir de questões já propostas por estudiosos da área

7 Questões Em que as mudanças afetam os professores? Como se deve repensar o trabalho docente em novos contextos? Como organizar os novos cursos de licenciatura? Como adequar os conhecimentos e as atitudes docentes para propiciar o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa ?

8 Questões Como agregar valores ao desempenho pessoal, social e profissional do estudante que o capacite a aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas? Como esses professores poderão contribuir para se criarem outros cenários educativos e escolares?

9 Aprendizagem significativa docente – Ser um aprendiz; – compreender sua múltipla função em uma sociedade de conhecimento mediada por tecnologias, – compreender a ubíqüidade e as comunidade virtuais; e – aprender a participar de comunidades de prática e de pesquisa, nas quais, o próprio docente exercita suas referidas competências.

10 Nova abordagem de aprendizagem Do construtivismo para o construcionismo e para o conectivismo, teoria de aprendizagem emergente em que as redes de computadores e as tecnologias digitais viabilizam conexões colaborativas entre pessoas, apoiadas por artefatos tecnológicos simbólicos (produção cultural e científica da humanidade) armazenados em bases de dados em todas as partes do mundo.

11 PDD Amplia sua competência para ser aprendiz e docente numa sociedade de conhecimento. Propicia que ele próprio participe do contexto sociocultural da escola. Promove atuação e interação com seus pares, Permite a emergência das necessidades para direcionarão o seu planejamento didático e pedagógico Propõe a aprendizagem significativa dos estudantes.

12 Programa de PDD Criar ambientes imersivos Desenvolver competências linguísticas, comunicacionais e tecnológicas, Inserir docentes em comunidades de – Aprendizagem – Prática – Pesquisa

13 Proposta Prática pedagógica: – aprendizagem significativa de seus estudantes – Produção de conhecimento em ambientes virtuais comm diferentes mídias, – Expressão do mundo com diferentes linguagens (verbal, audiovisual e digital).

14 Prática pedagógica Fazer conexões (em redes de comunicação) – ampliar o conhecimento individual e coletivo – apresentar diferentes perspectivas e possibilidades de soluções a problemas – pessoais, – sociais e – profissionais.

15 Aprendizagem Docente a compreender como os indivíduos aprendem (estilos); antecipar as dificuldades de seus estudantes; adequar a metodologia e a tecnologia para aumentar a possibilidade da aprendizagem – significativa, – emancipadora e – transformadora.

16 Qualidade na EAD Responsabilidade social Diversidade institucional Flexibilidade Capacidade de resposta Estabilidade financeira Esforços de reconstrução Equidade e Igualdade Inovação

17 Síntese Tecnologias: meios, suporte, recurso. Modalidade de Ensino: contingência de tempo e espaço. Docência: comprometimento com a aprendizagem própria e com a do outro. Qualidade: resultado do comprometimento

18 Para o Docente O desenvolvimento da consciência é uma empreendimento social fruto da comunicação interpessoal, do confronto e da troca no seio da comunidade de que se faz parte, do compartilhamento e da negociação de significados expressos por um comunidade de interpretes (Bevilacqua, 2011).

19 Referência BEVILACQUA, Barbara. Apprendimento significativo mediato dalle technologie. Rivista Scuola IAD. N Ricerca & Technologia.Disponível em 2011/apprendimento-significativo-mediato- dalla-tecnologie acesso em 20/09/ /apprendimento-significativo-mediato- dalla-tecnologie


Carregar ppt "A APRENDIZAGEM DOCENTE MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: Qualidade em Educação Iolanda Cortelazzo - UTFPR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google