A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regina Célia Baptista Belluzzo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regina Célia Baptista Belluzzo"— Transcrição da apresentação:

1 Regina Célia Baptista Belluzzo
NETWORKING: um instrumento de inovação e desenvolvimento para os profissionais da informação no século XXI Regina Célia Baptista Belluzzo Apoio: FEBAB

2 Novo Paradigma = Novas Exigências
Era do Conhecimento... Toda evolução é resultado de uma revolução Qualquer mudança social tem dupla visão: nova oportunidade ou grande risco. A sociedade é caracterizada pela multidiversidade resultante de individualidades e da coletividade. A informação e o conhecimento são objeto das transformações que geram a inovação e o desenvolvimento. Novo Paradigma = Novas Exigências

3 Necessidade de Novas Leituras da Realidade...
Novos cenários envolvendo mercados de trabalho e a sustentação de carreira profissional mediante: Adequação Vocacional Competência Profissional Idoneidade Saúde Física e Mental Networking (Rede de Relacionamento)

4 Necessidade de Novas Leituras da Realidade...
A mudança de cenário requer profissionais proativos e o desenvolvimento de novas posturas e uma nova mentalidade. A busca de novas soluções implica em resgatar a participação em comunidades e ações coletivas, cuja característica são pessoas com objetivos e interesses semelhantes, agregando recursos e iniciativas.

5 Características das Lideranças...
Níveis significativos de percepção e compreensão das realidades do mundo e de si mesmos. Níveis extraordinários de motivação que lhes possibilite passar pelo inevitável desconforto de aprender e mudar, sobretudo em um mundo de fronteiras menos precisas. Força emocional para gerenciar a própria ansiedade e a dos outros à proporção que o aprendizado e a mudança se tornam cada vez mais um modo de vida.

6 Características das Lideranças...
Novas habilidades para analisar premissas culturais e desenvolver processos de tal forma que a sua construção seja baseada em indicadores de excelência. Disposição e capacidade para envolver os demais e evocar sua participação em atividades de forma coletiva, a cada dia mais complexas e desenvolvidas em ambiência onde as informações são distribuídas de forma muito ampla.

7 E o Networking ou Rede Humana de Relacionamentos...
São os relacionamentos humanos que podem nos proteger de riscos e permitem a criação de oportunidades. Existe uma bilateralidade importante na rede de relacionamentos: captação e compartilhamento de repertórios. É importante ressaltar que o quanto se está disposto a colaborar com a rede, acaba determinando o que se poderá obter dela.

8 Um conceito... “Fazer networking é proporcionar o estabelecimento de uma rede de relações pessoais que permite a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contratos e sugestões, onde a competência, habilidades e talentos são compartilhados e agregados” (Andréa Lébre)

9 Relacionamentos humanos...
Grupo primário - formado pelas pessoas mais próximas, com as quais temos envolvimento emocional e disposição imediata de colaborar e compartilhar objetivos comuns ( família e amigos íntimos). Grupo secundário - representado pelas relações mais formais e menos próximas (pessoas que atuam na mesma área profissional e conhecidos). Grupo de referência - constituído e caracterizado pela oferta de parâmetros às nossas ações individuais, centrando-se no coletivo, uma vez que suas ações, valores e expectativas direcionam o nosso padrão de comportamento ( grupos e instituições consolidados em torno de um objetivo único - o bem comum).

10 Como sistematizar o networking...
O raciocínio essencial é que toda pessoa desconhecida é potencialmente um novo relacionamento. Grupos e/ou instituições consolidados em torno de um objetivo comum são os espaços ideais para as conexões produtivas O grande desafio é desenvolver a sócio-habilidade, criando facilidades para o estabelecimento de contatos. O importante é criar o que se denomina de capital social.

11 Rede Humanas em Conexão...
Rede pessoal de relacionamentos (conexões afetivas) Rede profissional (conexões na mesma área de atuação) Rede organizacional (conexões nas organizações de trabalho) Rede de oportunidades (conexões resultantes de iniciativa própria ou de grupos)

12 Condições de Inovação e Desenvolvimento...
Rede de divulgação Contatos/veículos de marketing Rede de informação Contatos/conhecimento para tomada de decisão

13 Banco de talentos, recursos
Condições de Inovação e Desenvolvimento... Rede de segurança Contatos/apoio, aconselhamentos e orientações Banco de talentos, recursos e habilidades Contatos/equipes e parcerias

14 Condições de Inovação e Desenvolvimento...
Rede de oportunidades Contatos/postos avançados de escuta e mediadores de inovação e desenvolvimento

15 Redes de Oportunidades e Movimentos Associativos...
Movimentos associativos são exemplo vivo de Rede de Oportunidades porque: trabalham em torno de uma causa comum a determinado grupo. criam estruturas e ambientes de trocas de experiências e conhecimento

16 Networking e Internet... Ambas têm facilidades para a navegação de elo em elo. O networking têm conexões com vínculos mais permanentes, sobrevivendo à distância e ao tempo decorrido. A Internet deve ser um meio para a prática do networking. O networking requer aproximação e contato direto com pessoas e/ou grupos.

17 Tornando-se um Networker...
Tornem públicos seus objetivos e estabeleçam contatos com pessoas que tenham interesses em comum, complementando habilidades e competências. Incentivem e participem de grupos profissionais e comunidades. Sejam pessoas flexíveis, acreditem na diversidade de opiniões e tenham uma visão de longo prazo. Reconheçam o valor em cada participante das redes humanas acreditando que ele sempre tem algo a compartilhar, ensinar e aprender.

18 Rede Infinita de Oportunidades de
FEBAB Rede Infinita de Oportunidades de de Inovação e Desenvolvimento e Espaço Ideal de Networking


Carregar ppt "Regina Célia Baptista Belluzzo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google