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TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANO Rua Antonio das Chagas, 162 - Chácara Santo Antonio - São Paulo - SP Fone: (11) 5181.4846

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Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANO Rua Antonio das Chagas, 162 - Chácara Santo Antonio - São Paulo - SP Fone: (11) 5181.4846"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANO Rua Antonio das Chagas, Chácara Santo Antonio - São Paulo - SP Fone: (11)

2 TENDÊNCIAS DA NOVA ECONOMIA Aumento na Demanda de Inovação Limites Flexíveis A Organização Estendida Ênfase na Construção de Relacionamentos e Alianças Criação de Interações Ganha/Ganha

3 Cultura de Inovação Otimista - Focada nas possibilidades futuras Orientada ao Cliente Orientada à risco / Recompensa Ajusta- se rapidamente Ênfase na conexão Adota a diversidade Estratégia orientada à investimentos INOVAÇÃO X DESAFIOS Desafios Escala e Complexidade Inércia Organizacional Cultura / Valores Inadequação de Processos Aversão ao Risco Visão de Curto Prazo

4 Dinâmica da Carreira

5 Todos (Transita fora da organização) Profissionais potenciais;aceler am e agregam valor à carreira; Oportunidades (desvios na carreira) (transita fora da estrutura) Profissionais e Técnicos com problemas comportamentais; insatisfeitos; em busca de reconhecimento (transita na estrutura) Subordinados em ascenção; afirmação de carreira; novos desafios; recuperação (transita na estrutura) Cliente Típico Promover o auto- conhecimento e o entendimento de suas dinâmicas Potencializar, Ampliar e Acelerar a realização de seus projetos de vida e carreira Buscar adequação ao contexto sócio- cultural e profissional da organização Acelerar inserção do cliente na estrutura e na posição Objetivo Modelo de Sucesso Existencial Modelo de Sucesso Pessoal/ Profissional Modelo de Sucesso Funcional Modelo de Sucesso Empresarial FocoTerapiaMentoringCounsellingCoachItem Comparativo Geral Rosa Bernhoeft 2003

6 Comparativo Geral Melhora nos sintomas apresentados Atuação profissional alinhada à visão e estratégia pessoal; ampliação da percepção sobre si, o mundo, as oportunidades e estratégias de carreira Comportamentos (modificados e percebidos); atuação profissional Padrões de desempenho esperados; proficiência no cargo; instalação de competências; Roteiros, Testes, Inventátios, Avaliações, Entrevistas e Prescrições Produtos ReservadasFormais, informais Reservadas e Públicas Informais; Decisões de movimentação; aperfeiçoamento Formais; avaliação de desempenho; competências; perfil 360º Informa- ções Depende da linha terapêutica Escolhas,Encontros e vivências compartilhadas, todas ferramentas disponíveis Discussão, argumentação e proposição Prática; orientação, exercícios, acompto. E feed-back Metodo- LogiaTerapiaMentoringCounsellingCoachItem Rosa Bernhoeft 2003

7 Comparativo Geral Conforme a linha Compartilhamen to; Descoberta; Confiança; Amizade; Realização; Espiritualidade Ajustamento; Correção; Orientação; Suporte Conhecimento; Desempenho; Ganhos; Reconhecimento; Direcionamento Valores VariávelVariável (Fases) (de 6meses a 2 anos) Variável (em geral, menos de 6h) Variável (de 8 a 24h) PrazosTerapiaMentoringCounsellingCoachItem Rosa Bernhoeft 2003

8 Definição: Processo interativo Mestre/Aprendiz de desenvolvimento compartilhado de expertise visando o crescimento do ser com a finalidade de potencializar a sabedoria gerencial. Objetivos: Aceleração / potencialização de resultados e relacionamentos Compartilhamento / Visão de Comunidade Contextos: Processo transição/ desenvolvimento acelerado/ Gestão da Mudança/ Reposicionamento de Estrutura Mentoring

9 Definição: Processo sistemático de aconselhamento e parceria para resultados, visando o desenvolvimento do indivíduo e sua habilitação para um nível superior de desempenho. Objetivos: Aumento do Desempenho Gerenciamento das Dificuldades Melhoria da qualidade decisória Contextos: Processos de transição, desenvolvimento, progressão de carreira, reposicionamento Coaching

10 Definição: Processo sistemático de feed back para reposicionamento do indivíduo diante de situações críticas de relacionamento ou performance profissional. Objetivos: Reposicionamento individual nas relações de trabalho Aprofundamento do Auto Conhecimento Contextos: Administração de conflitos Incidentes críticos Counseling

11 Sustentar Compartilhar Desenvolver Coerência Valores Mudança Motivação Generosidade Abertura Exemplo Pessoas Incentivar Determinação Visão Realização Resultados LEADERSHIP - NOVO MODELO

12 Espírito Para que? Para quem? Visão e propósito Identidade Quem? Papel e missão Valores e Crenças Porquê? Motivação e Permissão Capacidades Como? Planos e estratégias Comportamento O que? Ações e táticas Ambiente Onde? Quando? Contexto e vínculos NÍVEIS DE LEADERSHIP

13 NÍVEIS DE APOIO PARA APRENDER E MUDAR Espírito Despertar Identidade Patrocinar Valores e Crenças Mentoring Capacidade Ensinar Comportamento Coaching Ambiente Guiar / Cuidar


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