A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO - UNIVERSIDADE CORPORATIVA - Agosto / 2002DOD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO - UNIVERSIDADE CORPORATIVA - Agosto / 2002DOD."— Transcrição da apresentação:

1 DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO - UNIVERSIDADE CORPORATIVA - Agosto / 2002DOD

2 Educação CorporativaDOD TÓPICOS INTRODUÇÃO: CONTEXTO DE SURGIMENTO CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO AS ETAPAS

3 DOD CONTEXTO DE SURGIMENTO Organizações flexíveis Era do conhecimento => gestão do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação global - visão global e perspectiva de negócios (Eboli, 1999)

4 DOD CONTEXTO DE SURGIMENTO COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO VISANDO A CRIAÇÃO E A MANUTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA UNIVERSIDADE CORPORATIVA COMO FERRAMENTA P/ SE DESENVOLVER E ALINHAR OS TALENTOS HUMANOS ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS (Eboli, 1999)

5 DOD CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS Consiste em formar e desenvolver os talentos humanos..., promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), através de um processo de aprendizagem ativa e contínua. (Eboli, 1999)

6 DOD CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS Objetivo principal: competências críticas X habilidades Foco do aprendizado: fortalecimento da cultura organizacional X aprendizagem individual Públicos alvo: cadeia de valor Ênfase dos programas: escopo estratégico X necessidades individuais (Eboli, 1999)

7 DOD ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO Definição do que é crítico para o sucesso do negócio Identificação das compe-tências essenciais Alinhamento da educação corporativa as estratégias do negócio Envolvimento e comprome-timento da alta direção / gerentes com o processo de aprendizagem (Eboli, 1999)

8 DOD ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO Definição de públicos alvo Desenho de programa de aprendizagem adequados (aprendizagem a qq. hora e em qq. lugar) Avaliação da tecnologia educacional Implementação dos programas e avaliação dos investimentos (Eboli, 1999)

9 DOD DESAFIO: CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NO QUAL TODO FUNCIONÁRIO... COMPREENDE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA VINCULADA A METAS EMPRESARIAIS (Eboli, 1999)

10 @DOD Magali dos Santos Machado - DOD (30/08/2002) E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO OBJETIVOS Definir modelo para compartilhamento de conhecimento por toda a empresa. Identificar e implementar estratégias inovadoras de desenvolvimento dos talentos humanos da Embrapa, direcionando-os para a missão e diretrizes organizacionais.

11 DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 1ª etapa – Estudo de Viabilidade 2ª etapa – Fase Diagnóstica: Práticas existentes: geração de aprendizagem e compartilha- mento de conhecimento Tecnologias existentes que favorecem a aprendizagem Identificação das atividades de interseção da Universidade Corporativa com a Escola- Embrapa

12 DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 3ª etapa – Identificação das Competências Elaboração do modelo de gestão por competências 4ª etapa – Modelo de Educação a Distância Elaboração do Modelo Desenvolvimento de ambiente web para educação a distância Capacitação da equipe

13 DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 5ª etapa – Sistema de Gestão do Conhecimento Parcerias com as Unidades vinculadas a gestão do conhecimento da empresa 6ª etapa – Instalação da Universidade Corporativa

14 @DOD Magali dos Santos Machado - DOD (30/08/2002) E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO METAS PARA 2002 Elaborar o Modelo de Educação a Distância da Embrapa Implantar, acompanhar e avaliar o primeiro curso corporativo, via web (O Papel do Gerente na Gestão de Pessoas)


Carregar ppt "DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO - UNIVERSIDADE CORPORATIVA - Agosto / 2002DOD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google