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A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA Closing the Gaps.

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Apresentação em tema: "A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA Closing the Gaps."— Transcrição da apresentação:

1 A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA Closing the Gaps

2 Sobre a MicroPower Empresa nacional, fundada em 1994, sede própria em São Caetano do Sul – SP profissionais altamente qualificados / CLT Líder e pioneira na prática de e-Learning desde 1999 Pioneira na prática da Alta Performance desde 2008 Soluções próprias: Responsabilidade Social – Virtual Vision ( DVs capacitados /1.700 empregados) Iniciativas de desenvolvimento das práticas de: e-Learning (10 anos): Portal – 1999; Congresso – 2001; Prêmio – 2002 e Anuário – 2004 Alta Performance : Portal , Congresso e Biblioteca Learning & Performance Brasil – 2008, Revista Eletrônica e Pesquisas e Prêmio 2012/2013 Soluções ConsultivasSoluções Tecnológicas

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4 Os Gaps da Educação Corporativa 1.Efetividade do Aprendizado 2.Indicadores de Resultados / Apuração do ROI 3.Suporte à evolução dos negócios

5 Como as pessoas aprendem? Como assegurar que o aprendizado ocorra? É necessário adotar mecanismos que facilitem a geração efetiva do aprendizado: Oferecer instruções no momento em que são necessárias Oferecer informações precisas, na quantidade e pelo meio adequado Oferecer conhecimento que faça sentido e seja aplicável para o indivíduo Oferecer apoio de pessoas mais experientes ou especialistas nos assuntos necessários Oferecer a oportunidade de compartilhar experiências relevantes ao assunto nos grupos de trabalho Gap 1 – Efetividade do Aprendizado

6 Como as pessoas aprendem? Como enxergar e medir os resultados? Gap 2 – Indicadores de Resultados/ Apuração do ROI O desafio é identificar o que medir e como medir. Algumas ações: Identificar a mudança de comportamento no trabalho, após um processo de capacitação Conectar os resultados do negócio ao programas de capacitação, isolando outros fatores Utilizar a apuração dos objetivos de negócio para identificar a efetividade da capacitação e servir de base para o ROI (cumprimento de metas como evidência) Avaliar o conhecimento gerado e aplicado (bases de conhecimento, volumes de utilização e aplicabilidade)

7 Como as pessoas aprendem? Como manter o nível de capacitação frente às demandas estratégicas do negócio? Gap 3 – Suporte à evolução dos negócios O desafio é manter o nível de capacitação das pessoas atualizado frente às demandas estratégicas do negócio. Fatores críticos: Próatividade no planejamento educacional Acesso às informações estratégicas no planejamento educacional Comprometimento das áreas de negócio com a educação Integração do planejamento educacional com os PDIs e Metas / Objetivos de Negócios Integração do planejamento educacional com o processo de R&S Atualizar / corrigir rota de acordo com resultados (melhoria contínua)

8 A Universidade Corporativa Ampliada A Universidade Corporativa Ampliada (UCA) vai além das fronteiras da Universidade Corporativa tradicional, integrando a gestão de desempenho em relação aos objetivos e às competências ao ambiente de educação continuada para: Estimular a permanência dos talentos Otimizar os investimentos em desenvolvimento de Pessoas Implantar a prática da Alta Performance (superar 100%) Potencializar os resultados privilegiando a Meritocracia Marc Rosenberg

9 A Universidade Corporativa Ampliada

10 As informações de capacitação se integram aos demais subsistemas da Gestão estratégica de RH, como por exemplo: O acompanhamento dos objetivos de negócios e os resultados de determinado ciclo podem indicar proficiência ou deficiência em competências críticas, disparando ações de capacitação e/ou R&S. O desenho de novos objetivos de negócios pode indicar a necessidade de desenvolvimento de competências. Os gaps de competências identificados nos processos de gestão e avaliação de desempenho, bem como as dificuldades no cumprimento de metas podem ser atendidos pelos programas de capacitação existentes e provocam a evolução do planejamento educacional. Competências críticas não passíveis de desenvolvimento disparam processos de R&S. O planejamento de Carreira & Sucessão gera demandas de capacitação, R&S e reflete em Remuneração.

11 A Universidade Corporativa Ampliada O processo de aprendizado é sustentado pelo conceito da Arquitetura do Aprendizado e Desempenho (AAD), de Marc Rosenberg, que comtempla a utilização de recursos educacionais informais (no ambiente de trabalho), de forma a garantir a efetividade do aprendizado: Gestão do Conhecimento Suporte ao desempenho Action Learning Coaching & Mentoring Com a utilização destes recursos ampliam-se as oportunidades de aprendizado e sua efetividade.

12 Closing the Gaps 1.Efetividade do Aprendizado Utilização de recursos de aprendizagem informal (AAD – Gestão do Conhecimento, Comunidades, Especialistas, Mentoring & Coaching e Suporte ao Desempenho). Ampliação das oportunidades de aprendizado (ofertas presenciais e on-line, multiplicidade de dispositivos e recursos) e alinhadas às reais necessidades dos negócios. 2.Indicadores de Resultados / Apuração do ROI Apuração dos resultados (cumprimentos de metas) relacionados aos programas de capacitação, em análises individuais e agrupadas. Análises custo X benefício (melhoria nos resultados que podem ser atribuídos à capacitação contra o volume de investimentos). Acompanhamento da evolução da base de conhecimentos e sua aplicação. 3.Suporte à evolução dos negócios Alimentação do planejamento educacional com informações estratégicas, de R&S e deficiências apontadas nos processos de avaliação. Aplicação de testes e avaliações de efetividade de forma automática, gerando informações para melhoria e alinhamento. Provisão de informações para tomada de decisões de investimentos em pessoas (desenvolver, mover, contratar).

13 Augusto de F. Gaspar Diretor –Professional Services (11) / / Obrigado!


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