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O LÍDER ENGAJADOR FELIPE WESTIN Fórum Desenvolvendo Líderes 2012 Práticas e pensamentos inovadores.

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1 O LÍDER ENGAJADOR FELIPE WESTIN Fórum Desenvolvendo Líderes 2012 Práticas e pensamentos inovadores

2 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Apoiar as organizações e os Líderes, no desenvolvimento dos talentos humanos. O Capital Humano é o maior diferencial das Organizações. Quanto melhor a sua performance melhor o seu resultado de negócios. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Capacitar as organizações nos seus processos e ferramentas para uma boa Gestão de Pessoas. A consistência e a coerência na Gestão de Pessoas, gera motivação, engajamento e retenção dos talentos humanos. Áreas de Atuação - Desenvolvimento Executivo (Coaching) - Avaliação do Capital Humano - Assessment individual - Assessment Coletivo - 9 Box, - Plano de Sucessão, Posições Críticas, Talentos Chave, etc - Desenvolvimento de Liderança - Individual - Workshops - Palestras - Planejamento de Carreira// - Desenho e Estrutura Organizacional - Gestão do Desempenho - Comportamentos Chave - Plano de Desenvolvimento - Diálogo de Carreira - Competências Corporativas e Funcionais - Gestão da Remuneração e Reconhecimento - Políticas Corporativas de RH - Gestão de Mudanças - Processos de RH em geral

3 DEFINIÇÃO DO PROCESSO O processo de avaliação do capital humano é essencial para assegurar a quantidade e a qualidade de talentos humanos necessários à execução da estratégia do negócio. 3 Agenda Contexto atual Ambiente de mudança Alinhamento com a Organização Porque engajar é importante Principais razões para ficar na Empresa O papel da Liderança O Líder Engajador Competências e Valores do Líder Engajador O que RH pode fazer para Engajar e Reter os Talentos

4 Quando as pessoas encontram no trabalho um significado e um propósito, não são apenas as pessoas que se sentem melhores, mas as empresas trazem mais resultados, empregados são mais produtivos, clientes identificam maior valor, investidores têm resultados melhores, bem como a comunidade. David Ulrich

5 Alto Baixo Alto Baixo PROPÓSITO (Intenção/Razão) RESISTÊNCIA NEGAÇÃO SIGNIFICADO (Sentido/Valor) ENGAJAMENTO Conceito Fundamental

6 Porque as Empresas precisam ter pessoas engajada... Onde chegar Onde estamos agora Organização Organizações engajadas e alinhadas conseguem mudar o ritmo e a direção estratégica sempre que necessário. Caminho a seguir

7 Necessidades e expectativas da empresa Necessidades e expectativas dos profissionais ALINHAMENTO VALORES PESSOAIS OPORTUNIDADES NA EMPRESA VALORES DA EMPRESA ASPIRAÇÕES PESSOAIS Alinhamento entre as Pessoas e a Organização CULTURA CRESCIMENTO

8 Gera COMPROMISSO com a estratégia da organização; Gera foco na execução e no resultado; Gera um conjunto positivo de atitudes e comportamentos; Gera visão na solução e não no problema; Gera Competitividade, Atratividade e Empregabilidade; Gera um time vencedor... Porque o Engajamento é Importante

9 Impacto do Compromisso… Dois focos de Compromisso Resultados do Compromisso Engajamento & Retenção Desejo de Ficar Compromisso Racional Compromisso Emocional Dedicação e Esforço

10 1.Crescimento de carreira, aprendizado e desenvolvimento 2.Trabalho estimulante e desafiador 3. Trabalho significativo, que faz diferença e que contribui 4. Pessoas interessantes, competentes, etc 5. Ser membro de uma equipe 6. Ter um bom Líder 7. Ser reconhecido pelo trabalho bem feito 8.Ter autonomia, controle sobre o próprio trabalho 9. Ter flexibilidade de trabalho 10. Receber remuneração justa e benefícios Razões para ficar em uma empresa Fonte: Pesquisa Hay Group, EUA

11 NADA É MAIS IMPORTANTE PARA ENGAJAR E RETER PESSOAS DO QUE UMA LIDERANÇA ENGAJADORA

12 EstratégiaLiderança Direcionamento Resultado Estrutura, capacidade e habilidades Pessoas, sistemas e processos ValoresCultura LIDERANÇA: Direcionamento, Alinhamento, Engajamento e Resultado Ambiente do Negócio Alinhamento e Engajamento

13 PERFORMANCE Self Management Attitude PerseveranceOpenness Self Awareness Self Control Self Assurance Adaptability LÍDER COACH LÍDER MENTOR LÍDER GESTOR LIDERANÇA CARREIRA DESENVOLVIMENTO Os papeis do Líder Engajador

14 Definir as metas e objetivos de trabalho com o colaborador. Acompanhar o trabalho do colaborador visando o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. Conhecer melhor a atividade de seus colaboradores, e com isso ter condições de desenvolver cada vez mais sua equipe e melhorar relacionamento. Definir o grau de contribuição de cada colaborador e o seu potencial para aumentar o resultado do negócio. Identificar os colaboradores que precisam de desenvolvimento. O papel do Líder Gestor

15 15 O papel do Líder Coach Diálogar sobre a performance e o desenvolvimento Instituir pontos de checagem no decorrer do ano Refletir junto com Liderado sobre o que foi aprendido e atualizar o plano conforme progressos de desenvolvimento e aspirações O Líder e o colaborador asseguram o comprometimento um do outro frente o desenvolvimento Facilitar a discussão das competências atuais e das necessidades de novas competências. Dar feedback & coaching contínuos Assegurar Desenvolvimento como um processo contínuo. Focar o desenvolvimento no trabalho, pelo trabalho, para o trabalho

16 Ser facilitador e alertador Construir relação de confiança e credibilidade Saber perguntar / ouvir Discutir caminhos de carreira Ajudar o Liderado a refletir sobre o próprio desenvolvimento e carreira Indicar fontes de atualização e desenvolvimento: bibliografia, cursos, etc. Sugerir procura de ajuda de outros profissionais, se for o caso Compartilhar experiências O papel do Líder Mentor

17 Foco no Negócio Foco nas Pessoas 1,9 1,1 5,5 9,9 9,1 AUTOCRÁTICO ENGAJADOR DELEGADOR OU DELARGADOR DEMOCRÁTICO Balanço entre Pessoas e Resultado

18 Competências e Valores LÍDER ENGAJADOR Papéis e Atributos do Líder Engajador

19 Liderar Estrategicamente Dar Direcionamento Promover Alinhamento Estimular o Desempenho Energizar as Pessoas Desenvolver Pessoas Ter Habilidade Política Criar senso de Visão e Propósito Ter Habilidade Administrativa Principais Competências que caracterizam o Líder Engajador

20 Confiança no Ser Humano Comunicação Aberta Oportunidades Iguais Parceiro do Cliente Ética e Integridade Respeito Amplo Inclusão Transparência Humildade Principais Valores que caracterizam o Líder Engajador

21 O Líder Engajador identifica necessidades e sonhos de pessoas e grupos. Sua ação transforma a visão da empresa em uma idéia a ser perseguida, desejada, querida por aqueles que nela atuam. Como Gestor cria estratégias de implementação da visão, de como o desejado pode ser alcançado. Desenvolve os planos, as etapas, metas e envolve as pessoas na execução. Cria no seu time a Paixão por Resultado.....e Celebra com todos. Características Essenciais do Líder Engajador

22 Felipe Westin Tels: /


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