Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
2
Conceitos Capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais; Gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição; Eventos de capacitação: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do funcionário.
3
Um novo modelo PAPEL DA PESSOA PAPEL DA ORGANIZAÇÃO FOCO Ativo Passivo
- Controle das pessoas; - Única responsável pelo desenvolvimento Tradicional Novo Modelo Controle Desenvolvimento Objeto do controle Ativo Ativo Gestão do seu desenvolvimento e da sua carreira Suporte ao desenvolvimento das pessoas Individual Organizacional
4
Um novo modelo O conjunto de transformações já em curso dão sinais dos novos perfis necessários ao serviço público Adoção de novos mecanismos de desenvolvimento e seleção/recrutamento capazes de identificar habilidades e atitudes e potencializá-las sem alterar o sistema de mérito existente Análise e superação dos obstáculos Identificação as competências organizacionais
5
Um novo modelo Competências Variáveis:
Que conhecimentos, habilidades e atitudes o servidor deve possuir e desenvolver? Variáveis: Estratégia e Competências organizacionais Processos de trabalho Funções Tecnologia
6
Potencial dos funcionários
Características Modelo adotado: capacitar para a competência – desenvolvimento Identificar as competências necessárias à organização: gerais ou específicas e mapear junto aos servidores a necessidade de desenvolvimento em tais competências. Padrões requeridos # Potencial dos funcionários
7
Um novo modelo O conceito de competência está associado à capacidade das pessoas gerarem resultados para a organização; CAPACITAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS é a ação de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes com o intuito de “alinhar” de forma mais efetiva o potencial dos servidores ao cumprimento de metas na organização.
8
Vantagens - Permite direcionar o foco no que é necessário trabalhar para que a instituição alcance os seus objetivos; - Sistematização do Plano de Desenvolvimento dos servidores a partir das necessidades reais e não de demandas aleatórias; - Alinhamento das competências individuais às estratégias organizacionais;
9
Vantagens - Formação do banco de talentos; - Construção de modelos “informais de capacitação e desenvolvimento” de baixo custo (aprendizado no ambiente, pesquisas, tutoria/coaching); - Motivação, uma vez que o servidor torna-se responsável pelo seu desenvolvimento
10
Desafios Despertar as instituições para a necessidade de implementar um modelo diferente da capacitação tradicional e realizar o planejamento de capacitação fundamentado: no desenvolvimento de competências, no diálogo entre dirigentes e servidores e no aprimoramento pessoal, no qual conhecimentos, habilidades e atitudes concorrem para o crescimento organizacional.
11
Desafios - Entendimento e aceitação dos conceitos de Gestão por Competências; - Definições estratégicas da organização para identificação das competências organizacionais; - Mapeamento das Competências, relacionadas às atividades desenvolvidas; - Áreas de RH estratégicas;
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.