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FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para.

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1 FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho.

2 Treinamento Custo ou investimento? Por que treinar? Deficiências nas escolas e faculdades; Adaptação ao cargo aos novos recém- contratados; Evolução tecnológica; Desenvolvimento do potencial humano.

3 Desenvolvimento de pessoas Qualquer tentativa de melhorar o desempenho gerencial pela divulgação de conhecimento, mudança de atitudes ou aumento de habilidades. Enquanto o treinamento visa o a compreensão de habilidades no cargo atual, o desenvolvimento está mais focalizado no crescimento pessoal do colaborador e visa à carreira futura.

4 O processo de treinamento NOVO COLABORADOR ( MODELAGEM AO TRABALHO) -Sobre a política da empresa( treinamento de integração) -Atribuições e responsabilidades do cargo COLABORADOR ANTIGO Aumento de desempenho e produtividade Conhecimento de um novo processo ou tecnologia Gestão de carreira do colaborador

5 O processo de treinamento/desenvolvimento 1- Quais as competências que cada cargo abrangido exige? CONHECIMENTOS- o que os funcionários devem saber HABILIDADES- o que os funcionário sabem fazer COMPORTAMENTOS ou ATITUDES- as formas como cada indivíduo se comporta. ISTO INCLUI PROCESSOS E TECNOLOGIAS COMO A INTERAÇÃO E AO RELACIONAMENTO. 2- Quais são as habilidades e atitudes para cada cargo? As habilidades de cada cargo são classificadas em três grupos: HABILIDADES VOLTADAS À INTERAÇÃO PESSOAL HABILIDADES VOLTADAS AO PROCESSO E A QUALIDADE HABILIDADES VOLTADAS À OBTENÇÃO DE RESULTADOS. Quando perguntamos as habilidades requeridas do colaborador ao superior, ele não hesita em afirmar que ele deverá possuir todas em alto grau- a síndrome do SUPER-HOMEM.- visão falha e errônea.

6 Planejamento de um treinamento 3-Perfil das pessoas na organização: 1.AVALIAÇÃO FEITA PELO SUPERVISOR; 2.OBSERVAÇÃO MÚLTIPLA; 3.AVALIADO POR PROFISSIONAL ESPECIALIZADO. 4 – Identificação e validação de talentos O que se quer medir é o talento da pessoa, identificar o potencial ainda não desenvolvido. Portanto, ainda não existe instrumento disponível capaz de dizer se uma pessoa irá ou não adotar certo comportamento ou habilidade. O talento para determinada competência não significa que a pessoa o desenvolverá. Depende de aspectos: financeiros, situa- ção profissional, pessoal, familiar e satisfação com o trabalho. Avaliação de desempenho

7 Planejamento de um treinamento 5- Elaboração do planejamento Conhecimento se aprende estudando. As formas mais comuns de aprendizado são: ESCOLARIDADE FORMAL CURSOS LEITURA DIRIGIDA- o instrutor apenas organiza e monitora as leituras do texto escolhidas. Habilidades- se desenvolvem por intermédio de exercícios. Podem ser motoras ou intelectuais. As habilidades mais comuns são: WORKSHOPS- exercício de alguma habilidade. SIMULAÇÕES- simulam situações da vida real. Ex: jogos de empresa TAREFAS REAIS- estágios, rotação de cargo, tarefas temporárias.

8 Planejamento de um treinamento 4- Elaboração do planejamento Comportamento- são desenvolvidos mediante decisão pessoal e Avaliação de desempenho. Grupos de avaliação de desempenho: reunião de pessoas de mesmo nível hierárquico(4 a 6 pessoas) passam por um treina- mento. Orientação por um facilitador:requer tempo e preparo do facili- tador para orientar o pupilo. Este facilitador é o chamado coaching.

9 Níveis e Técnicas de treinamento * NÍVEIS: 1. GERENCIAL: Ocupantes de cargos de gerência; 2.TÉCNICO: áreas específicas; 3. MÉDIO: empregados com pouca escolaridade; 4. AMPLO: todos os empregados, por exemplo, curso da área de relações humanas. * TÉCNICAS: TREINAMENTO NO TRABALHO( formais e universidade corporativa) TELETREINAMENTO/ VIDEO CONFERÊNCIA TREINAMENTO COMPUTADORIZADO UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES INDA- GAÇÕES: Por que treinar? Como treinar? Em que treinar? Quando treinar? Quem treinar?

10 Necessidade da organização Necessidades individuais da carreira Quais os principais itens estratégicos para os próximos anos? Conhecimentos e Habilidades necessários; * Níveis de pessoas requeridos; Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Como posso encontrar oportunidades de carreira dentro da organização que: Utiliza minhas forças e competências ; * Proporcione desafios; * Atenda meus interesses; * Utilize meu estilo pessoal. Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Os funcionários estão se desenvolvendo de maneira que junte sua eficácia e satisfação com alcance dos objetivos estratégicos da organização? Consequências Desenvolvimento de carreiras

11 VÍDEO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO- PARTE1

12 VÍDEO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO- PARTE 2

13 VÍDEO DE TREINAMENTO -TIPO COMPORTAMENTAL

14 VÍDEO DE TREINAMENTO -TIPO CONHECIMENTO

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