A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Função AGREGAR PESSOAS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Função AGREGAR PESSOAS:"— Transcrição da apresentação:

1 Função AGREGAR PESSOAS:
SELEÇÃO

2 Seleção de pessoas Evolução dos critérios de seleção:
Pré-burocrático: base nas amizades; Burocrático: treinamento ou formação específica; Pós-burocrático : potencial do candidato, preferindo-se uma formação generalista, com enfoque no futuro. Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram ao perfil da vaga. Para isso, precisamos definir o perfil do “cargo”: DESCRIÇÃO DO CARGO: trabalho que será desenvolvido- atividades (ver modelo no próximo slide); ESPECIFICAÇÕES DO CARGO: que tipo de pessoa deve ser contratada. A nova visão de cargo – rompimento dos limites e da rigidez da definição de cargo: organizações achatadas, equipes de trabalho e flexi- bilidade na análise de cargos.

3 FORMULÁRIO DESCRIÇÃO DE CARGO
IDENTIFICAÇÃO: Título do cargo: ____________________________________________________________ Ocupante do cargo: _________________________________________________________ Departamento: _____________________________________________________________ Reporta-se: ________________________________________________________________ 2. MISSÃO DO CARGO: 3. RESULTADOS ESPERADOS DO CARGO: 4. SUMÁRIO DE ATRIBUIÇÕES 5. RESPONSABILIDADES DO CARGO 6. PARTICULARIDADES/ COMPLEXIDADE DO CARGO 7.  REQUISITOS PESSOAIS . Intelectual : . Personalidade: . Relacionamento: . Conduta: . Outros: 8. APROVAÇÕES Ocupante Data ___/___/___ Superior Direto Data___/___/___ Diretoria

4 Passos para a Seleção de pessoas
REQUISIÇÃO DE PESSOAL / ANÁLISE DO CARGO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ENTREVISTA DE SELEÇÃO –estruturadas e não-estruturadas APLICAÇÃO DE TESTES: Conhecimento gerais: economia, política, etc. Conhecimentos específicos: Habilidade motora e física, cálculos Testes psicológicos: testes de aptidões Testes de personalidade: tipos: extroversão, estabilidade emocional, agradabilidade, conscientização e abertura à experiência. DINÂMICAS DE GRUPO /TESTES DE SIMULAÇÃO ENTREVISTAS – estruturadas e não- estruturadas EXAME MÉDICO

5 Função DESENVOLVER PESSOAS:
Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho.

6 Treinamento Custo ou investimento? Por que treinar?
Deficiências nas escolas e faculdades; Adaptação ao cargo aos novos recém- contratados; Evolução tecnológica; Desenvolvimento do potencial humano.

7 O processo de treinamento
NOVO COLABORADOR -Sobre a política da empresa -Atribuições e responsabilidades do cargo COLABORADOR Necessidade de treinamento: aumento de desempenho e produtividade Projeto: montagem do treinamento Validação: apresentação diante de um público inicial representativo Avaliação: resultados

8 Níveis e Técnicas de treinamento
1. GERENCIAL: Ocupantes de cargos de gerência 2 .TÉCNICO 3. MÉDIO: empregados com pouca escolaridade 4. AMPLO: todos os empregados, por exemplo, curso da área de relações humanas. * TÉCNICAS: TREINAMENTO NO TRABALHO TELETREINAMENTO/ VIDEO CONFERÊNCIA TREINAMENTO COMPUTADORIZADO UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES INDA- GAÇÕES: Por que treinar? Como treinar? Em que treinar? Quando treinar? Quem treinar?

9 Desenvolvimento de pessoas
Qualquer tentativa de melhorar o desempenho gerencial pela divulgação de conhecimento, mudança de atitudes ou aumento de habilidades. Enquanto o treinamento visa o a compreensão de habilidades no cargo atual, o desenvolvimento está mais focalizado no crescimento pessoal do colaborador e visa à carreira futura.

10 Métodos de desenvolvimento de pessoas
ROTAÇÃO DE CARGO ATRIBUIÇÃO DE COMISSÃO PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E SEMINÁRIOS EXTERNOS TREINAMENTO FORA DA EMPRESA: Estudos de caso Jogos de empresa Centro de desenvolvimento internos: universidades corporativas Coaching Desenvolvimento de carreira Carreira é uma sucessão ou sequência de cargos ocupados por uma pes- soa ao longo de sua vida profissional.

11 Desenvolvimento de carreiras
Necessidade da organização Necessidades individuais da carreira Consequência Quais os principais itens estratégicos para os próximos anos? Conhecimentos e Habilidades necessários; * Níveis de pessoas requeridos; Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Como posso encontrar oportunidades de carreira dentro da organização que: Utiliza minhas forças e competências ; * Proporcione desafios; Atenda meus interesses; * Utilize meu estilo pessoal. Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Os funcionários estão se desenvolvendo de maneira que junte sua eficácia e satisfação com alcance dos objetivos estratégicos da organização?


Carregar ppt "Função AGREGAR PESSOAS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google