A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO. Seleção de pessoas Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram ao perfil da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO. Seleção de pessoas Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram ao perfil da."— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO

2 Seleção de pessoas Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram ao perfil da vaga. Nesta etapa começa o processo de seleção. SELEÇÃO - É A ESCOLHA DO(S) CANDIDATO(S) MAIS ADEQUADO(S) PARA A ORGANIZAÇÃO, DENTRE OS CANDIDATOS RECRUTADOS, POR MEIOS DE VÁRIOS INSTRUMENTOS, AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DE DADOS. Evolução dos critérios de seleção: Pré-burocrático: base nas amizades; Burocrático: treinamento ou formação específica; Pós-burocrático : potencial do candidato, preferindo-se uma formação generalista, com enfoque no futuro. SELEÇÃO

3 Técnicas de seleção de pessoal Antes de falarmos das técnicas, é imprescindível que o selecionador tenha em mãos a análise e descrição resumida do cargo. 1-ENTREVISTAS (podem ser realizadas no início e no fim) 2- PROVA DE CONHECIMENTOS 3- TESTES PSICOLÓGICOS 4- TÉCNICAS VIVENCIAIS 5- EXAME MÉDICO

4 Técnicas de seleção de pessoal 1-ENTREVISTAS Requer preparação do entrevistador para que possa extrair o máximo de informações a respeito dele. Deve retratar aspectos de conteúdo pessoal e profissional. Alguns tópicos são essenciais para apurar informações sobre o candidato: a) DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA: Experiências passadas, empresas que trabalhou, motivos da saídas, Planos e ambições de carreira. b) RELACIONAMENTO PROFISSIONAL: Como o candidato se relacionava com os colegas, subordinados, chefias nos empregos anteriores.

5 Técnicas de seleção de pessoal c) INTERESSES PESSOAIS: Investigar hobbies e hábitos que dão satisfação ao candidato, pode trazer revelações importantes sobre suas preferências e realizações. d) RELACIONAMENTOS SOCIAIS : Conhecer como o candidato se relaciona pessoalmente, se pertence a algum grupo, associação, religião. e) PERSPECTIVAS FUTURAS: Verificar qual o planejamento de vida e autogestão de carreira. Possi- bilitará avaliar de que maneira a empresa poderá estar incluída neste projeto pessoal. f) CONDUÇÃO DA ENTREVISTA POR MEIO DO CURRÍCULO: Agregando outras informações não mencionadas por ele.

6 Técnicas de seleção de pessoal g) LINGUAGEM CORPORAL Gestos e posturas que indicam seu estado emocional, seu grau de inte- resse e sua reação a esta situação de eminente pressão. 2- PROVAS DE CONHECIMENTO Podem ser gerais ou específicas GERAIS- avaliam o grau de cultura do candidato. Pode ser uma sim- ples redação e/ou uma prova de matemática. Estas provas tem baixa correlação com o desempenho do candidato, mas servem para entender o universo pessoal e profissional do candidato. ESPECÍFICAS- avaliam os conhecimentos profissionais, imprescindí- veis para o bom desempenho no cargo.

7 Técnicas de seleção de pessoal 3- TESTES PSICOLÓGICOS São instrumentos padronizados que servem de estímulo a um compor- tamento por parte do examinado. Visam predizer o comportamento humano, na base do que foi revelado na situação de teste. Santos define os testes psicológicos como provas no sentido de avaliar um atributo qualquer, uma aptidão(inteligência),uma atitude(o cam- po de interesse, a estabilidade emocional) ou um traço de personalidade (dominância, agressividade, a introversão, etc). Os teste psicológicos podem ser divididos em: TESTES PSICOMÉTRICOS: medem a inteligência(aptidão verbal, Aptidão numérica, aptidião espacial, memória associativa,etc. TESTES DE PERSONALIDADE: indicam estados temperamentais, Necessidades, pressões ou conflitos emocionais.

8 Técnicas de seleção de pessoal 4- TÉCNICAS VIVENCIAIS São técnicas que criam situações para os candidatos interagirem e participarem ativamente,avaliando assim seu comportamento social em situações pré-sele- cionadas. Podem ser: PROVAS SITUACIONAIS: estão relacionadas às tarefas do cargo. EX: Teste de digitação, direção ou operação de algum equipamento DINÂMICAS DE GRUPO: envolve jogos de grupo, com situações es- truturadas, relativas ou não ao cargo com os integrantes. É uma técnica muito utilizada, pois permite observar problemas de relacionamento, integração social, liderança, etc. OBJETIVOS: didáticos (comunicação entre as pessoas); recreativos (descontração); reforçadores (fortalecer relacionamento) e sócio-terapêuticos(solucionar problemas de vida em pequenos grupos).

9 Técnicas de seleção de pessoal 4- TÉCNICAS VIVENCIAIS PSICODRAMA: tem como pressuposto a expressão de personalidade mediante um papel social atribuído, e o candidato deve expressar-se de acordo com linguagem e dimensões deste papel. 5- EXAME MÉDICO O médico deverá ter conhecimento da função para avaliar as condições de saúde do candidato. A avaliação de saúde é acompanhada de exames clínicos específicos de Acordo com a legislação e política da empresa.

10 Resultado do processo seletivo Os candidatos devem ser informados de forma clara sobre as decisões da empresa; No primeiro contato com o candidato a empresa deve esclarecer a política e os critérios de seleção para a função em questão; Em casos especiais, devem-se recomendar melhorias ou investimentos Pessoais/profissionais, com o esclarecimento das razões da escolha Ou rejeição, de maneira a evitar traumas ou frustrações; No caso dos candidatos contra-indicados a transmissão de resultados de seleção devem ser claras, pois além da desinformação por parte dos critérios, existe também a frustração.


Carregar ppt "FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO. Seleção de pessoas Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram ao perfil da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google