A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico"— Transcrição da apresentação:

1

2 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Recrutamento e Seleção de Pessoal Formando o Capital Intelectual O que a organização precisa? (competências) Quais são as atribuições do cargo? Que atributos devem ter os candidatos? “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

3 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico O Recrutamento “É o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego” (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000) Atrair o máximo de candidatos. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

4 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Recrutamento Interno “O recrutamento interno é quando a organização procura preencher uma vaga para posto de trabalho mediante o remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos, transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (ascensão funcional)” (TACHIZAWA;FERREIRA;FORTUNA, 2001) “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

5 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Recrutamento Interno: vantagens Necessidades de investimentos de menor ordem; Rapidez no processo; Disponibilidade de investimentos para outras áreas; Segurança em relação aos seus recursos humanos; e, Motivação das pessoas. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

6 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Recrutamento Externo “Procura preencher a vaga existente com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento” (TACHIZAWA,2001). “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

7 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Recrutamento Externo: técnicas Pedir indicações junto a seu pessoal ou rede de contatos; Usando a internet; Utilizando curricula vitae pré-cadastrados; Ativando os meios de comunicação (jornal, revista, rádios e etc); e, Vinculando-se a outras instituições, associações, agremiações, cooperativas e sindicatos. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

8 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico O Recrutamento Misto: formas de realização Começando pelo recrutamento externo. Passando para o recrutamento interno e chegando a seleção. Começando pelo recrutamento interno. Passando para o recrutamento externo e chegando a seleção. Começando pelo recrutamento externo e interno, simultaneamente, chegando à seleção “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

9 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção “A escolha exata da pessoa certa para o lugar certo” “Pressupõe a codificação de características dos candidatos, mediante o perfil do cargo, para se atingir objetivos organizacionais” “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

10 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção: técnicas Entrevista; Provas de Conhecimento; Testes Psicológicos; Testes de Personalidade; e, Técnicas de Simulados. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

11 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção: Entrevista Totalmente Padronizadas: perguntas e respostas objetivas Padronizada: perguntas fechadas e respostas abertas Diretiva: perguntas abertas e respostas previsíveis Não Diretiva: perguntas e respostas abertas “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

12 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção: Provas de Conhecimento Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos Quanto à forma de aplicação: orais, escritas ou de realização. Quanto à abrangência: gerais ou específicas. Quanto à organização: tradicionais ou objetivas. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

13 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção: Testes Psicológicos Constituem uma medida objetiva de uma amostra do comportamento, no que se refere a aptidões da pessoa. Teoria Multifatorial de Thurstone Fluência Verbal Aptidão Numérica Aptidão Espacial Memória Associativa Aptidão Perceptiva Raciocínio Abstrato “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

14 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção: Testes de Personalidade O termo personalidade representa a integração única de características mensuráveis relacionadas com aspectos permanentes e consistentes de uma pessoa. Os testes de personalidade são chamados específicos quando pesquisam determinados traços ou aspectos da personalidade, como equilíbrio emocional, frustrações, interesses, motivação ... “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

15 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção: Técnicas de Simulados Deixam o tratamento individual e isolado para se concentrarem no tratamento em grupos. Substituem o método verbal ou de execução pela ação social. São essencialmente técnicas de dinâmica de grupo. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

16 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Seleção “É o incremento do capital humano na organização, o que significa aumento de competências e do capital intelectual ” “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

17 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico O Problema a ser estudado “Como as organizações empresariais estão trabalhando o seu Capital Intelectual?” “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

18 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Questões a serem respondidas Como vocês descrevem a realidade do processo de contratação de funcionários pelas empresas, em sua região? Em sua região o processo de seleção é um processo de preconceito e desperdício de talentos? “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

19 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Questões a serem respondidas Ao analisar o processo de evolução da contratação de pessoas e de identificar onde suas empresas estão inseridas nesse contexto cronológico, vocês acreditam que elas ainda estão muito aquém da contemporaneidade que o mercado exige? “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

20 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Questões a serem respondidas Sobre Q. I. (Quem indica) Na região de vocês existe o protecionismo dentro das empresas? Ou os critérios de promoção são definidos claramente, com base nas competências, através do processo de administração de carreira? “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

21 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Questões a serem respondidas Como as empresas de sua região atraem e retêm os mais cobiçados profissionais do mercado, agregando valor ao negócio? “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

22 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico 1ª NI - O que fazer? Escolher uma determinada organização empresarial a ser estudada. Realizar diagnóstico organizacional na empresa escolhida, quanto aos processos de recrutamento e seleção de pessoal nela utilizados. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

23 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico 1ª NI - O que fazer? Comparar a situação da empresa escolhida, após o diagnóstico realizado, com o conhecimento acadêmico a respeito. Responder às questões levantadas e ao problema que elas embasam. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

24 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico 1ª NI - O que fazer? Entregar Relatório quanto ao diagnóstico organizacional efetivado, mediante o tema e o problema em voga. Apresentar, publicamente, a Pesquisa efetivada e as primeiras impressões obtidas. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

25 CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
A UNAMA no Brasil. Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico Texto com Tema, Problema e Questões + Palestra + Fórum + Tutoria via APRENDIZ + Caderno de Exercícios Alunos de 1º semestre ou PSE realizarão na 1ª NI somente as Atividades Individuais. Alunos de 8º semestre terão TCC + Estágio e Atividades Individuais. “Educação para o desenvolvimento da Amazônia”

26


Carregar ppt "CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google