A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento e Seleção de Pessoal Formando o Capital Intelectual CESFE A UNAMA no Brasil. O que a organização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento e Seleção de Pessoal Formando o Capital Intelectual CESFE A UNAMA no Brasil. O que a organização."— Transcrição da apresentação:

1

2 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento e Seleção de Pessoal Formando o Capital Intelectual CESFE A UNAMA no Brasil. O que a organização precisa? (competências) Quais são as atribuições do cargo? Que atributos devem ter os candidatos?

3 Educação para o desenvolvimento da Amazônia O Recrutamento CESFE A UNAMA no Brasil. É o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000) Atrair o máximo de candidatos.

4 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento Interno CESFE A UNAMA no Brasil. O recrutamento interno é quando a organização procura preencher uma vaga para posto de trabalho mediante o remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos, transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (ascensão funcional) (TACHIZAWA;FERREIRA;FORTUNA, 2001)

5 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento Interno: vantagens CESFE A UNAMA no Brasil. Necessidades de investimentos de menor ordem; Rapidez no processo; Disponibilidade de investimentos para outras áreas; Segurança em relação aos seus recursos humanos; e, Motivação das pessoas.

6 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento Externo CESFE A UNAMA no Brasil. Procura preencher a vaga existente com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento (TACHIZAWA,2001).

7 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento Externo: técnicas CESFE A UNAMA no Brasil. Pedir indicações junto a seu pessoal ou rede de contatos; Usando a internet; Utilizando curricula vitae pré-cadastrados; Ativando os meios de comunicação (jornal, revista, rádios e etc); e, Vinculando-se a outras instituições, associações, agremiações, cooperativas e sindicatos.

8 Educação para o desenvolvimento da Amazônia O Recrutamento Misto: formas de realização CESFE A UNAMA no Brasil. Começando pelo recrutamento externo. Passando para o recrutamento interno e chegando a seleção. Começando pelo recrutamento interno. Passando para o recrutamento externo e chegando a seleção. Começando pelo recrutamento externo e interno, simultaneamente, chegando à seleção

9 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção CESFE A UNAMA no Brasil. A escolha exata da pessoa certa para o lugar certo Pressupõe a codificação de características dos candidatos, mediante o perfil do cargo, para se atingir objetivos organizacionais

10 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção: técnicas CESFE A UNAMA no Brasil. Entrevista; Provas de Conhecimento; Testes Psicológicos; Testes de Personalidade; e, Técnicas de Simulados.

11 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção: Entrevista CESFE A UNAMA no Brasil. Totalmente Padronizadas: perguntas e respostas objetivas Padronizada: perguntas fechadas e respostas abertas Diretiva: perguntas abertas e respostas previsíveis Não Diretiva: perguntas e respostas abertas

12 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção: Provas de Conhecimento CESFE A UNAMA no Brasil. Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos Quanto à forma de aplicação: orais, escritas ou de realização. Quanto à abrangência: gerais ou específicas. Quanto à organização: tradicionais ou objetivas.

13 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção: Testes Psicológicos CESFE A UNAMA no Brasil. Constituem uma medida objetiva de uma amostra do comportamento, no que se refere a aptidões da pessoa. Teoria Multifatorial de Thurstone Fluência Verbal Aptidão Numérica Aptidão Espacial Memória Associativa Aptidão Perceptiva Raciocínio Abstrato

14 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção: Testes de Personalidade CESFE A UNAMA no Brasil. O termo personalidade representa a integração única de características mensuráveis relacionadas com aspectos permanentes e consistentes de uma pessoa. Os testes de personalidade são chamados específicos quando pesquisam determinados traços ou aspectos da personalidade, como equilíbrio emocional, frustrações, interesses, motivação...

15 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção: Técnicas de Simulados CESFE A UNAMA no Brasil. Deixam o tratamento individual e isolado para se concentrarem no tratamento em grupos. Substituem o método verbal ou de execução pela ação social. São essencialmente técnicas de dinâmica de grupo.

16 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Seleção CESFE A UNAMA no Brasil. É o incremento do capital humano na organização, o que significa aumento de competências e do capital intelectual

17 Educação para o desenvolvimento da Amazônia O Problema a ser estudado CESFE A UNAMA no Brasil. Como as organizações empresariais estão trabalhando o seu Capital Intelectual?

18 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Questões a serem respondidas CESFE A UNAMA no Brasil. Em sua região o processo de seleção é um processo de preconceito e desperdício de talentos? Como vocês descrevem a realidade do processo de contratação de funcionários pelas empresas, em sua região?

19 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Questões a serem respondidas CESFE A UNAMA no Brasil. Ao analisar o processo de evolução da contratação de pessoas e de identificar onde suas empresas estão inseridas nesse contexto cronológico, vocês acreditam que elas ainda estão muito aquém da contemporaneidade que o mercado exige?

20 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Questões a serem respondidas CESFE A UNAMA no Brasil. Sobre Q. I. (Quem indica) Na região de vocês existe o protecionismo dentro das empresas? Ou os critérios de promoção são definidos claramente, com base nas competências, através do processo de administração de carreira?

21 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Questões a serem respondidas CESFE A UNAMA no Brasil. Como as empresas de sua região atraem e retêm os mais cobiçados profissionais do mercado, agregando valor ao negócio?

22 Educação para o desenvolvimento da Amazônia 1ª NI - O que fazer? CESFE A UNAMA no Brasil. Escolher uma determinada organização empresarial a ser estudada. Realizar diagnóstico organizacional na empresa escolhida, quanto aos processos de recrutamento e seleção de pessoal nela utilizados.

23 Educação para o desenvolvimento da Amazônia 1ª NI - O que fazer? CESFE A UNAMA no Brasil. Comparar a situação da empresa escolhida, após o diagnóstico realizado, com o conhecimento acadêmico a respeito. Responder às questões levantadas e ao problema que elas embasam.

24 Educação para o desenvolvimento da Amazônia 1ª NI - O que fazer? CESFE A UNAMA no Brasil. Entregar Relatório quanto ao diagnóstico organizacional efetivado, mediante o tema e o problema em voga. Apresentar, publicamente, a Pesquisa efetivada e as primeiras impressões obtidas.

25 Educação para o desenvolvimento da Amazônia Texto com Tema, Problema e Questões + Palestra + Fórum + Tutoria via APRENDIZ + Caderno de Exercícios CESFE A UNAMA no Brasil. Alunos de 1º semestre ou PSE realizarão na 1ª NI somente as Atividades Individuais. Alunos de 8º semestre terão TCC + Estágio e Atividades Individuais.

26


Carregar ppt "Educação para o desenvolvimento da Amazônia Recrutamento e Seleção de Pessoal Formando o Capital Intelectual CESFE A UNAMA no Brasil. O que a organização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google