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A entrevista de seleção não deve ser improvisada. Ela exige alguns cuidados preliminares que podem melhorar sua eficiência e eficácia. 1. Identifique os.

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1 A entrevista de seleção não deve ser improvisada. Ela exige alguns cuidados preliminares que podem melhorar sua eficiência e eficácia. 1. Identifique os objetivos principais da entrevista. Planeje antecipadamente a entrevista. Leia a descrição do cargo, especificações do cargo e a solicitação de emprego do candidato. 2. Crie um bom clima para a entrevista. Aplique bastante tempo, escolha um local quieto, seja amigável e mostre interesse, dê ao candidato atenção total. 3. Conduza a entrevista orientada para objetivos. Saiba qual a informação que necessita colher do candidato e faça perguntas objetivas sobre seu passado profissional e analise também aspectos pessoais, como personalidade, criatividade e independência do candidato. 4. Analise e avalie profundamente dois aspectos: o formal (aquilo que o candidato fala sobre sua experiência profissional, escolaridade, conhecimentos e competências) e o comportamental (como o candidato se comporta durante a entrevista). 5. Evite questões discriminatórias. Focalize todas as questões do cargo visado e avalie as qualificações em relação a este foco. Evite idéias preconcebidas. Seja objetivo. 6. Responda às questões feitas e às outras que não foram feitas. Crie um ambiente favorável. A entrevista é uma via de duas mãos: ouvir e informar são igualmente importantes. 7. Anote suas impressões imediatamente após a entrevista. Não confie na memória, registre detalhes e impressões para decisão posterior. Utilize algum método ou gráfico para anotar informações básicas e comparar os candidatos entre si. DICAS: Como Conduzir Entrevistas de Seleção. Profª. Elizabeth Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus

2 Teoria fatorial de Thurstone. Profª. Elizabeth Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus

3 O site da Fundação para o Prêmio Nacional de Qualidade (www.fpnq.org.br) mostra uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral sobre as Tendências do Desenvolvimento das Empresas no Brasil. Na parte relacionada com Gestão de Pessoas e de Competências, a pesquisa mostra que os principais atributos que as organizações pesquisadas estão requerendo às pessoas são: · Orientação para resultados. · Capacidade de trabalhar em equipe. · Liderança. · Relacionamento interpessoal. · Pensamento sistêmico: visão do todo. · Comunicabilidade. · Empreendedorismo. · Negociação. · Capacidade de atrair e reter colaboradores. · Capacidade de inovar. · Percepção de tendências. · Multifuncionalidade. · Visão de processos. · Conhecimento da realidade externa. · Garra, ambição. · Por a mão na massa: carregar o piano. · Habilidade em lidar com paradoxos. · Domínio do inglês. · Domínio do espanhol. RH DE HOJE: Competências desejadas pelas organizações. Profª. Elizabeth Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus

4 A Hewlett-Packard (HP) utiliza um dinâmico processo seletivo feito em equipe e focado em objetivos claros. Após a pré-seleção, cada candidato passa por dezenas de entrevistas com gerentes de vários níveis, vários colegas e subordinados potenciais. Se a posição é de gerência, o diretor da área fará entrevistas. Os entrevistadores se concentram em traços comportamentais (trabalhar em equipe) e dão relativa importância aos conhecimentos técnicos. O recado é: As entrevistas sinalizam que a empresa dá importância e se interessa pelo candidato e seu ambiente de trabalho. 2. O enorme investimento de tempo dos gerentes e colegas significa que eles têm responsabilidade direta de preencher cada posição. E eles têm de decidir duas coisas: os requisitos a privilegiar no processo e consolidar sua escolha ajudando os futuros colegas. A seleção de pessoal ficou importante demais para ficar na mão de alguns especialistas de RH. Estes podem ajudar como consultores internos. A mensagem é clara e simples: que todos os funcionários de linha se concentrem em certos traços essenciais que serão úteis para o mundo de amanhã. Caso O Envolvimento da Gerência e Equipe Profª. Elizabeth Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus


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