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ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Organização da empresa é a ordenação Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e e o agrupamento de.

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1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

2 Organização da empresa é a ordenação Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. objetivos e resultados estabelecidos.

3 Delineado de acordo com os objetivos e estratégias. Delineado de acordo com os objetivos e estratégias. Ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

4 Funções dos executivos dentro da organização

5 Planejamento Planejamento Controle Organização Controle Organização Direção Direção

6 BENEFÍCIOS DE UMA ESTRUTURA ADEQUADA

7 Identificação; Identificação; Organização; Organização; Informações, recursos, e feedback aos empregados; Informações, recursos, e feedback aos empregados; desempenho compatíveis desempenho compatíveis Condições motivadoras. Condições motivadoras. BENEFÍCIOS

8 ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO FORMALINFORMAL

9 Formal Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.

10 Informal Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.

11 ALGUNS TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

12 Estrutura Funcional TRAPP Diretor Gerente Comercial Gerente Controladoria Gerente RH Gerente de Manutenção Gerente de Qualidade Gerente ADM Financeiro Secretária Executiva

13 Estrutura por Produto TRAPP Diretoria Geral Gerente de Ampolas Gerente de Frascos Gerente de Flaconetes Gerente de Carpules Gerente de Produção

14 Estrutura Matricial Diretoria Geral Assessoria Secretária Executiva ADM/ Financeira ADM Produção Engenharia Manutenção Comunicação Ampolas Flaconetes Carpules Frascos

15 SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DENTRO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

16 O Sistema de comunicação da empresa é de grande importância para a instituição não somente interna como externa. É neste sistema que aplica as necessidades organizacionais, é nele que fluem e que dá movimento a empresa. O Sistema de comunicação da empresa é de grande importância para a instituição não somente interna como externa. É neste sistema que aplica as necessidades organizacionais, é nele que fluem e que dá movimento a empresa.

17 DEVEMOS CONSIDERAR O que dizer O que dizer A quem dizer A quem dizer Quando dizer Quando dizer Com que freqüência De que forma Por que meio de comunicação, entre outras.

18 SISTEMA DE DECISÃO No processo de tomada de decisão, há vários aspectos que deve ser considerado como os dados disponíveis e informações. Outro aspecto importante é trabalho em equipe desempenhando capacidade para capturar as informações, para isso um bom sistema de comunicação ajudar a avaliar e aplicar decisões. No processo de tomada de decisão, há vários aspectos que deve ser considerado como os dados disponíveis e informações. Outro aspecto importante é trabalho em equipe desempenhando capacidade para capturar as informações, para isso um bom sistema de comunicação ajudar a avaliar e aplicar decisões.

19 Comunicação Conhecimento Decisão Informação Dados

20 SISTEMA DA RESPONSABILIDADE Determina a quantidade de autoridade delegada Determina a quantidade de autoridade delegada Obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída Obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída

21 Sistema de Autoridade Autoridade é o direito de se tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, é o direito de desempenhar uma tarefa que lhe foi designada. Autoridade é o direito de se tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, é o direito de desempenhar uma tarefa que lhe foi designada.

22 CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

23 FATOR HUMANO

24 A empresa funciona por meio de pessoas, a eficiência depende da qualidade intrínseca e do valor e da integração dos homens que ela organiza. A empresa funciona por meio de pessoas, a eficiência depende da qualidade intrínseca e do valor e da integração dos homens que ela organiza.

25 FATOR AMBIENTE EXTERNO Avaliação do processo de relação entre a empresa e seu ambiente. entre a empresa e seu ambiente.

26 FATOR SISTEMA DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Objetivo é o alvo ou meta que se pretende alcançar.

27 FATOR TECNOLOGIA

28 Devemos considerar qual o tipo de tecnologia a serem usadas dentro de uma estrutura organizacional para melhorar o desempenho dos serviços os produtos prestados da empresa. Devemos considerar qual o tipo de tecnologia a serem usadas dentro de uma estrutura organizacional para melhorar o desempenho dos serviços os produtos prestados da empresa.

29 ORGANOGRAMA INVERTIDO - VIDEO

30 Com uma gestão de liderança democratica e participativa, a organização pode motivar os seus colaboradores, conseguindo assim, uma melhor participação e resultados positivos, fazendo com que a empresa tenha crescimento e participação de mercado, e as pessoas envolvidas tenham também crescimento profissional e social.

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32 Bibliografia CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 7º ed. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Sistemas, organização & métodos: uma abordagem gerencial. 13º ed. São Paulo: Atlas, STONER, James A. F., FREEMAN, R. Edward. Administração. 5º ed. Rio de Janeiro: PHB, CHIAVENATO,Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6º ed.Rio de Janeiro: Campus, 2000.


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