A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Revisão em 22/03/2011 PROF. SIMONE ROCHA

2 CONCEITOS QUANTO A ORGANIZAÇÃO
Para Fayol organizar seria dispor um conjunto de recursos humanos e materiais em uma determinada estrutura. Define-se organização como a etapa do processo administrativo que distribui tarefas e recursos entre todos os membros da empresa, criando condições para que os objetivos e metas planejados sejam alcançados.

3 CONCEITOS QUANTO A ORGANIZAÇÃO
Através da organização determina-se formalmente quem tem autoridade em relação a o que e a quem. Finalmente, por meio da organização são estabelecidos mecanismos de comunicação e coordenação entre pessoas e unidades organizacionais.

4 O DUPLO SENTIDO DO TERMO ORGANIZAÇÃO

5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance de seus objetivos. A estrutura organizacional clarifica os papéis de cada um e as relações de autoridade e de responsabilidade dentro da empresa.

6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Busca minimizar os conflitos entre os interesses individuais e o interesse da organização como uma instituição integrada, norteada por uma missão e por objetivos e metas. Para tornar claras e compreensíveis as relações de autoridade e de responsabilidade, as empresas se valem do organograma, que mostra as funções e as relações formalmente estabelecidas na organização.

7 PROCESSO ORGANIZACIONAL
Grau desejável de especialização do trabalho. Cadeia de comando, por meio da qual se estabelecem as relações de autoridade e de responsabilidade. Amplitude de controle ideal para as diversas funções e níveis organizacionais.

8 PROCESSO ORGANIZACIONAL
Critérios de departamentalização, para agrupar atividades e tarefas em unidades organizacionais. Grau adequado de centralização do processo de tomada de decisão, e de autonomia no nível de execução. Grau adequado e desejável de formalização das atribuições e procedimentos organizacionais.


Carregar ppt "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google