A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura organizacional do S.E. ESSE CONJUNTO DEPENDE DA DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO, HIERARQUIA, AUTORIDADE,E RESPONSABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura organizacional do S.E. ESSE CONJUNTO DEPENDE DA DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO, HIERARQUIA, AUTORIDADE,E RESPONSABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura organizacional do S.E. ESSE CONJUNTO DEPENDE DA DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO, HIERARQUIA, AUTORIDADE,E RESPONSABILIDADE.

2 A DIVISÃO DO TRABALHO A DIVISÃO DO TRABALHO ENCONTRA SE A ESPECIALIZAÇÃO. A ESPECIALIZAÇÃO PODE OCORRER HORIZONTAL E VERTICAL ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL SÃO ATIVIDADES DE CONHECIMENTOS ACARRETANDO UM MAIOR NÚMERO DE ÓRGÃOS NO MESMO NÍVEL HIERÁRQUICO.

3 DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de reunir as atividades para fins administrativos segundo critérios previamente estabelecidos. Ocorre em todos os níveis hierárquicos e caracteriza-se pelo crescimento horizontal no organograma. Existe várias departamentalizações por especialidade, por complexidade dos cuidados prestados pelo tipo de patologia que o paciente apresenta por localização das unidades e por periodo manha, tarde e noite.

4 Especialização vertical Ocorre quando na organização se verifica a necessidade de melhorar a qualificação da supervisão, acrescentando mais nível hierárquico de supervisão na estrutura. Crescimento na cadeia de comando é representada pela hierarquia. A especialização vertical em termos de autoridade e responsabilidade.

5 A horizontal ou departamentalização Difere em diversas atividades executadas pelos órgãos. HIERARQUIA; esta relacionada com a especialização vertical que divide a organização em camadas ou niveis de autoridade. A medida que se sobe na escala hierárquica aumenta a autoridade do ocupante do cargo.

6 Quanto maior a organização maior tende a ser o número de níveis hierárquicos Nivel decisórial diretora da div. Enf/assistentes Nível intermediário Diretora de áreas Nível operacional enfe chefes e demais categorias da equipe enf.

7 Autoridade Autoridade integral quando o dirigente tem completa responsabilidade pelas atividades do órgão dirigido de mando ou de linha Autoridade administrativa quando tem responsabilidade pelas atividades administrativas. Autoridades técnica quando tem apenas autoridade técnica.

8 A responsabilidade provem da relação superior subordinado. A responsabilidade não é delegada o chefe será sempre responsável pelo que o subordinado fizer. A autoridade e a responsabilidade devem ser equivalentes quando se atribui a um subordinado a responsabilidade pela execução de uma atividade deve-se atribuir-lhe também a autoridade necessária para a execução da atividade.

9 A amplitude da supervisão Compreende o número de subordinados que uma pessoa pode supervisionar com Eficiência. Devem ser considerados o numero de pessoas subordinadas Quantos elementos uma pessoa pode supervisionar a que distância e em que tempo. A amplitude da supervisão varia de acordo com a similaridade de funções, proximidade fisica, complexidade trab, competencia dos subordinados, grau de supervisão direta.

10 Quanto maior a amplitude maior o numero de subordinados e consequentemente menor grau de atenção e controle que o superior pode desenvolver sobre eles. Nem todos os administradores têm o mesmo numero de subordinados.

11 Centralização e descentralização Centralização refere-se a distribuição do poder nas organizações esta relacionada com o direito de tomar decisões. Assim centralização e descentralização esta realacionado ao grau de delegação de tomada de decisão aos níveis mais baixos da organização.

12 O grau de descentralização Depende do tamanho da organização e tipo de atividades que são desenvolvidas, tendencia política e econômica do país, competência dos subordinados e da facilidade da informações que permitam a tomada de decisões. Vantagens da centralização as decisões são tomadas por quem tem uma visão geral com uniformidade das decisões e pessoas peparadas.

13 Desvantagem centralização Sobrecarga da cúpula hierárqica, demora nas decisões, frustações e as vezes deci sões desvinculadas da realidade. Vantagens da descentralização Encontra-se maior rapidez na tomada de decisões resolução de problemas que vivencia, tem mais informação sobre a situação e maior envolvimento na tomada de decisão.

14 Vantagem descentralização Elevação do moral e a motivação e possibilitando o preparo de elementos mais baixos. Desvantagens falta de uniformidade nas decisões, o despreparo do pessoal para a tomada de decisão e a falta de visão global da organização. Quando apresenta um numero elevado de níveis a velocidade de tomada de decisões ;

15 Cont.... Quando decide a tomar uma decisão não se aplica mais a situação que a gerou. Tambem pode acontecer o fato de a decisão ser tomada por elementos que não possuem informações necessárias para a resolução dos problemas, retardando o processo ou gerando situação inadequada.

16 Formalização o uso de normas na organização, procedimentos, instruções e comunica- Ções estão escritos. Na enfermgem A FORMALIZAÇÃO ACONTECE POR NORMAS E ROTINAS,padronização de procedimentos,escalas de distribuição.

17 Tipos de estrutura Formal funcional, organização linear, linha de assessoria ou linha staff. Funcional é a baseada na especialização e utilização de linhas diretas de comunicação e descentralização de decisões, a especialização que promove as decisões.

18 Permite melhor supervisão Permite a melhor supervisão técnica, desenvolve comunicações diretas sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão. Desvantagens; nem sempre o que é feito é o que é solicitado, subordinação múltipla, acarreta perda de tempo e confusões.tendência a concorrência entre especialistas perda de visão do conjunto tensão e conflitos confusão com os objetivos da organização.

19 Organização linear Forma mais simples influenciada por organizações militares e eclesiásticas. É seguido rigidamente, acontece a centralização do poder e das decisões no topo da hierarquia. Desvantagens rigidez e inflexibilidade na organização, dificultando a inovação, linhas formais de comunicação geralmente demoradas.

20 Linha de assessoria e staff ´e uma fusão da estrutura linear e funcional e reduzir desvantagens. Permite a manutenção da hierarquia linha e especialização staff que fornece serviços de assessoria e consultoria. Pode ocorrer conflitos entre orgãos de linhas O assessor não tem autoridade linear sobre os executores. Apenas sugere e opina mas não manda.

21 Estrutura matricial Base a departamentalização matricial que é a utilização simultânea de dois ou mais tipos de deprtamentos sobre os mesmos membros de uma organização, sendo que um dos tipos normalmente é departamento por programas ou por projeto. A estrutura é uma forma de manter as unidades g funcionais criando relações horizontais entre elas. São 2 tipos de fluxo de autoridade.

22 Fluxo autoridade fluxo vertical originando vários administradores funcionais e o horizontal - da autoridade do projeto. Caracteristicas; baixo nivel de formalização, ambientes dinâmicos aspectos novos inviável detalhar atividades de cada função.

23 cont Dupla ou multipla subordinação uma vez determinado especialista responde ao mesmo tempo ao gerente da área técnica e ao gerente do projeto para o qual esta prestando o serviço. Diversificação elevada alta taxa de mudança dificulta a especialização o profissional deve conhecer, receber atenção por parte dos serviços de enfermagem.


Carregar ppt "Estrutura organizacional do S.E. ESSE CONJUNTO DEPENDE DA DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO, HIERARQUIA, AUTORIDADE,E RESPONSABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google